Categorias: viagem

Viagem de Motorhome pelo Sul do Brasil! Nós fomos e contamos tudo

Consegui realizar um dos meus sonhos! Aluguei um Motorhome e parti para o Sul do Brasil com toda a família e a Mia, nossa Shitzu. Primeiro preciso contar que fazer o roteiro dessa viagem não foi nada fácil pois, alem de achar destinos que me atraiam, eu precisava entender também se eles aceitam Motorhome grande e animal de pequeno porte.

Foram muitas ligações, pesquisas (usamos o Macamp para encontrar os campings pelo caminho) e finalmente traçamos nossa rota. Deixamos ela um pouco flexível, sem fechar a rota de volta, pois podíamos querer ficar mais em algum local e menos em outro, e já adianto que isso aconteceu.

As cidades da rota foram Ilha Comprida (não por querer conhecer, mas por não querer fazer uma viagem muito longa e ela estar no meio do caminho), Curitiba, Pomerode, Penha e Florianópolis.

Ilha Comprida

Localizada ainda em SP, como falei acima a ideia era apenas não fazer uma viagem muito longa direto para Curitiba (daria mais de 7h). Ficamos no Namâste Pousada e Camping e infelizmente pegamos chuva.

O Namaste tem estrutura para Motorhome com saída de água e energia. Apenas a saída de detritos ele não oferece. Como era o início da nossa viagem isso não nos fez falta.

Fizemos um vídeo mostrando o começo dessa viagem, o Namaste e mostrando o Motorhome por dentro. Confira aqui:

Curitiba

A segunda parada foi no Camping No Sol, em Curitiba. Eles são completos quando se fala em infraestrutura para receber Motorhomes.

A ideia era também conhecer a cidade mas, como podem ver no vídeo abaixo, gostamos tanto do Camping que visitamos apenas o Hard Rock Café e o Jd. Botânico e depois voltamos para curtir o local. Como foi a primeira parada sem chuva, queríamos muito explorar o motorhome e o nosso quintal em família.

O Camping no Sol fica há 20 minutos do Centro de Curitiba.

Muitos seguidores mandaram dicas do que fazer na cidade, por isso resolvi deixar listado abaixo:

• Jd. Botânico
  • Restaurante Família Madalosso
  • Hard Rock Café (pet friendly)
  • Opera de Arames
  • Parque Tangua (pet friendly)
  • Passeio de Trem até Morretes
  • Universidade Livre do Meio Ambiente
  • Museu do Niemeyer
  • Bosque Alemão
  • Ônibus de Turimos
  • Museu da Vida

Pomerode

A encantadora cidade de Pomerode foi uma grata surpresa. Que cidade linda.

Ficamos no Camping Recanto do Vale, há 10 minutos da cidade. Este camping, assim como o primeiro, tinha tudo, exceto o descarte de detritos. Alem de ter uma paisagem incrível, o Recanto tem trilha (900m), caiaques e uma cozinha coletiva de apoio com pia, mesas e microondas.

Acabamos descobrindo que a cidade oferece vários passeios. Nós fomos na Vila Gastronômica (temporário e excelente opção para as refeições), na Vila Encantada (um parque de Dinos com diversos playground – recomendo muito) e no Alles Park (parque infantil com atrações diversas e Vila da Neve – confira a matéria clicando aqui).

Pretendo voltar no futuro para Pomerode, pois realmente me apaixonei por esse destino. Inclusive é opção para quem vai para o Beto Carrero, pois fica a um pouco mais de 1h de carro.

Outros passeios em Pomerode:

• Visita a Fábrica de Chocolate
  • Zoológico
  • A Rota do Enxaimel
  • Rota dos Museus
  • Restaurante Biergarten (tem espaço kids)

Penha

Nossa querida Penha não podia ficar de fora dessa viagem, não é mesmo? Reservamos dois dias do nosso roteiro para curtir o Beto Carrero, um parque que amamos muitos.

Ficamos no Camping Refugio Praia do Poa, a 15 minutos do parque. Ele é praticamente uma vila de surfistas, com infraestrutura para motorhome. É um local mais simples, mas em meio a natureza e pé na areia. Ele fica entre duas praias, uma mais linda que a outra, e uma delas chega a formar uma piscina natural perfeita para as crianças.

Como falei, visitamos o Beto Carrero World e conto a experiência em outra matéria. Clique aqui para conferir.

Você pode aproveitar e conhecer também o Parque Terra Atlântica. Clique aqui para saber mais.

Florianópolis

Nossa última parada sentido Sul foi a querida cidade de Florianópolis. A ideia era passar de 2 a 3 dias, mas ficamos 5 no final pois nos apaixonamos pelo Camping Costa do Sol. Ele fica em Canasvieiras, lado Norte da Ilha, bem próximo a famosa Praia dos Ingleses.

A ideia na verdade era ir para o Sul, local que costuma ter uma natureza ainda mais bela, mas o único camping que permitia motorhomes do tamanho do nosso era esse, então não tivemos opção.

O bom é que realmente foi uma experiência ótima, ele tem playground, quadra, cozinha e banheiros compartilhados e é pé na areia. Alem disso, tem um por do sol perfeito!

Em Florianópolis optamos por fazer trilha com a Ecoar. Eles nos levaram na Trilha da Armação, onde é possível avistar baleias se tiver sorte, na Trilha para a Lagoa do Peri e no Projeto Lontra. A Marina, nossa guia, é Bióloga e nos deu muitas aulas durante todo o dia. Conto a experiência em outra matéria (confira aqui).

Outro passeio que era possível fazer em Floripa:

• Projeto Tamar
  • Praia do Forte
  • Dunas da Joaquinha
  • Av das Rendeiras (tem pedalinho e outros brinquedos)
  • Parque Ecológico do Córrego Grande
  • Parque de Coqueiros
  • Brincamundi
  • Cia do Lazer
  • Água Show Park
  • Scuna Sul
  • Ilha do Campeche (tem pinturas rupestres)

Decidimos ficar o máximo que pudemos em Floripa, como falei acima, e por isso deixamos apenas 2 dias para a volta para SP.

Na segunda dirigimos das 8h até às 18h (fizemos 1 parada para o almoço), de Floripa até Eldorado-SP. Ficamos no Camping Saracur, mas apenas passamos a noite, então não tenho muito o que falar de lá. É importante contar que ele fica a 1km da Caverna do Diabo, então poderia render mais um passeio se tivéssemos tempo.

No dia seguinte acordamos e às 7h já saimos sentido Salto-SP, cidade onde chegamos às 12h30 e ponto final da viagem. Nosso Motorhome foi alugado em uma empresa nesta cidade e era preciso entrega-lo neste dia até às 13h.

Valores gastos nesta viagem

Locação do motorhome: R$17.500,00 pelo período de 14 dias

Pedágio: R$100

Gasolina: R$800

Camping: Média de R$150 por camping (6 pessoas)

Outros valores que precisam ser levados em consideração: alimentação e passeios

Cozinhando no Motorhome

Nós gostamos bastante de cozinhar no motorhome, foi muito mais tranquilo do que eu imaginei. Em alguns momentos optamos por comer fora, seja para conhecer um restaurante novo, para comer algo que estivéssemos com vontade ou por não ter todos os ingredientes no momento. Mas se você preferir seguir só cozinhando nele é super possível. É importante verificar a quantidade de armários na região da cozinha para entender se conseguirá armazenar tudo o que precisa.