Categorias: Educativo, Gratuito, Passeios

Parque Ibirapuera ganha obra que alerta para a importância da preservação dos recifes de corais

“Oceano em transformação”, iniciativa que acontece no Parque Ibirapuera, convida o público a refletir sobre a situação das espécies ameaçadas

A obra “Oceano em transformação” ocupará o Parque Ibirapuera, em uma ação promovida pela marca de proteção solar Australian Gold, criada pela artista visual paulistana Beatriz Chachamovits. A instalação inédita e gratuita, deve chamar a atenção do público para a importância da proteção dos corais.

Chachá é pesquisadora marinha, e tem os corais como tema recorrente em seu trabalho, buscando retratar e investigar as causas que colocam em risco a vida desses seres marinhos. Para esta ação, a artista construiu com massa de modelar cerca de 300 pequenas esculturas de corais, que estarão dispostas sobre uma camada de areia. A obra apresenta um degradê de transição: inicialmente representa os corais vivos e coloridos, depois em uma fase mais avançada, brancos e doentes. Em uma etapa posterior, é possível ver os corais destroçados na cor castanho escuro. E, em uma etapa final, mortos. O público ainda poderá ter mais informações sobre o assunto no totem explicativo que estará disponível no local.

Segurança para Corais

“Oceano em transformação” convida o visitante a se informar sobre os cuidados que devemos ter com a vida marinha. É assinada por Australian Gold, marca de protetores solares pioneira no Brasil a obter o selo Seguro para os Corais. É sabido que os protetores podem gerar efeitos nocivos aos corais, por conta de químicos existentes em suas fórmulas. Quando acumulada no tecido dos corais, ela acelera seu branqueamento, danifica o DNA das espécies, causa deformações e até mesmo sua morte.

Instalação artística ocupará o Parque Ibirapuera entre os dias 11 e 20 de dezembro

Ao final da exposição, a obra será descartada de forma correta por uma empresa especializada em gestão de resíduos.

Corais em degradação

Estima-se que, a cada ano, até 14 mil toneladas de filtro solar sejam levadas para os recifes de corais. O impacto de alguns dos ingredientes está sob controvérsia científica porque podem gerar o branqueamento de corais. Esta condição que os deixa vulneráveis e impede que obtenham os nutrientes necessários para sobreviver. O ecossistema dos recifes de corais, é uma das maiores vítimas da atividade humana nos oceanos. Em 2016, segundo pesquisa desenvolvida pelo Projeto Coral Vivo, 70% dos recifes do mundo estavam em processo de degradação. No Brasil, pelo menos 50% já estavam ameaçados.

Neste contexto, pensando em evitar a degradação deste ecossistema a Australian Gold Brasil, marca do Grupo Boticário, lançou a linha Gel Creme, primeira linha nacional de protetores solares que não comprometem integridade dos corais. O lançamento garante que a formulação completa do protetor solar não branqueie ou agrida os corais.

O Parque Ibirapuera esta recebendo também a Vila do Natal BIG. Clique aqui para saber mais.

Além disso o parque promove também o circuito de árvores e fábula. Clique aqui para saber mais.

Publicidade

Família no Parque