Categorias: Gratuito, Museu, Passeios

GRATUITO! Museu de Zoologia reúne réplicas de dinossauros gigantes

O Museu de Zoologia da USP – Universidade de São Paulo está localizado no bairro do Ipiranga, em um casarão da década de 1940. Abriga uma das maiores coleções sobre a fauna brasileira no mundo com animais taxidermizados (empalhados e preservados na forma da pele). Além de uma biblioteca com mais de 70 mil itens de acervo, entre teses, títulos de periódicos e mapas.

O Museu de Zoologia oferece exposições de longa duração, temporárias e itinerantes. Elas são armazenadas e protegidas graças a vários procedimentos adotados por sua equipe de técnicos e docentes. Suas narrativas articulam temas centrais da pesquisa desenvolvida na instituição (Evolução e Biodiversidade & Patrimônio e Sustentabilidade), em um contexto de grande relevância social e econômica na atualidade.

Gratuito e sem necessidade de agendamento. Neste momento a visita acontece apenas aos sábados e domingos, tem número de visitantes simultâneos na galeria limitado, com acesso gradual, uso de máscara  e apresentação da carteirinha de vacinação para maiores de 12 anos obrigatórios. É um passeio curto, de no máximo 1h. Por estar muito próximo ao Parque da Independência, que abriga o Museu do Ipiranga (ainda fechado), vale incluir um passeio por lá, também com entrada gratuita.

Destaques do Museu de Zoologia da USP

São mais de 700 metros quadrados de animais expostos. As crianças amam as réplicas dos dinossauros gigantes Tapuiassauro (11 metros de comprimento e 7 de altura) e Carnotauro (aproximadamente 7 metros de comprimento e 3 metros de altura). Há diferentes espécies da fauna. Divididos entre anfíbios, répteis, peixes, aves, mamíferos e também os invertebrados como crustáceos, corais e moluscos.

Serviço Passeios Kids:

Local: Museu de Zoologia da USP

Endereço: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo – SP – Brasil

Dias e horário: quarta a domingo, das 10h às 17h  (entrada permitida até as 16h30)

Valor: entrada gratuita

Classificação: Livre

Para dúvidas, contate-nos via e-mail (visitasmz@usp.br) ou pelo WhatsApp: (11) 95667-2261 (atendimento em horário comercial, de segunda a sexta – das 8h às 17h)

Informações adicionais:

  • Visitantes desacompanhados ou grupos com até 10 pessoas podem visitar o museu sem a necessidade de agendamento.
  • O acesso ao museu será realizado com limite de público em circulação, para evitar aglomerações. A equipe de atendimento poderá solicitar aos visitantes que aguardem a liberação da galeria em caso de ocupação total da capacidade do local.
  • As visitas NÃO INCLUEM mediação ou acompanhamento do setor educativo (modalidade temporariamente suspensa).
  • É obrigatório para todos os visitantes a apresentação do passaporte da vacina (impresso ou virtual) comprovando pelo menos 1 dose de vacinação concluída para adultos e demais faixas etárias previstas no Plano Nacional de Imunização, para todos os visitantes agendados na chegada ao museu. Essa validação é essencial o acompanhamento de um documento com foto.
  • Para grupos acima de 10 e com até 40 pessoas será necessário agendamento para visita à exposição. O total de participantes presentes no momento na visita deve corresponder ao informado no agendamento. Não será permitida a entrada de pessoas excedentes.
  • Nos horários com visitas agendadas de grupos, estes terão prioridade de acesso à exposição. A entrada de visitantes desacompanhados ou grupos com até 10 pessoas será permitida simultaneamente apenas se o espaço não estiver em sua lotação máxima.
  • Informamos que atividades como palestras, oficinas e outras permanecem temporariamente suspensas na programação.
  • Não há limite de tempo para as visitas ao museu.
  • Não é permitido acesso de bolsas, mochilas e demais volumes dentro do espaço expositivo. O museu oferece guarda-volumes.

Publicidade

Família no Parque