Categorias: Ao Ar Livre, Gratuito, Passeios

Brincando no Parque chega ao Parque do Carmo com programação cultural gratuita

Neste domingo (6), zona leste da capital paulista conta com atrações de dança, música, circo e teatro para o público infantojuvenil

Neste domingo (6), a partir das 10h, tem Brincando no Parque no Parque do Carmo, na zona leste da capital paulista. O projeto  reúne programações culturais voltadas ao público infantojuvenil totalmente gratuitas.

São dez espetáculos no total, o incluindo atrações de dança, teatro, circo e apresentações musicais. O objetivo é proporcionar encontros lúdicos e diversão ao público infantojuvenil a partir de diferentes atividades e brincadeiras, que também debatem temas importantes, como o cuidado com o meio ambiente e a equidade racial e de gênero.

Brincando no Parque: programação  para todos os gostos 

A programação do dia será das 10h às 19h, dividida em dois ambientes do parque: o Palco Externo, que contará com apresentações musicais e de artes cênicas, e o Picadeiro, para apresentações de circo, dança e teatro.

Um dos destaques é a Banda Alana, que se apresenta às 11h30 no Palco Externo. O grupo faz parte de um projeto composto por 40 músicos, todos moradores do Jardim Pantanal, extremo leste da cidade, que nasceu de uma iniciativa do Núcleo de Recreação e Cultura do Instituto Alana, responsável por criar uma oficina de música para crianças e jovens do bairro. Com aulas de percussão, metais, violão, contrabaixo, teclado e canto, o projeto contribui para o fortalecimento do senso crítico e da cidadania da comunidade.

Outro destaque do Palco Externo é a apresentação musical que fecha o evento, às 18h. O espetáculo “Tambolé”, criado pelo músico e arte-educador guarulhense Kaique Falabella, reúne canções e brincadeiras musicais com elementos de ritmos populares como jongo, ijexá e xote, além de danças tradicionais, percussão corporal e outros saberes da cultura tradicional brasileira. Durante o show, Kaique convida crianças, jovens e adultos a um passeio pelas tradições e musicalidade do nosso cancioneiro e de nossa história.

Conscientização ambiental e social

No Picadeiro, a partir das 10h30, duas apresentações tratam da conscientização sobre o consumo de água e seus impactos no meio ambiente: o espetáculo teatral Água Doce, da Cia da Tribo, e a apresentação circense ÁGUA, d’A Próxima Companhia em parceria com Clã – Estúdio das Artes Cômicas.

O primeiro aborda a relação do homem com as águas doces, dando destaque aos rios brasileiros, contando a história da lenda da Iara e de outros seres presentes na cultura das comunidades ribeirinhas. O segundo traz uma história contada em quadros que abordam a problemática da água sob diversos pontos de vista: desde questões relativas à responsabilidade socioambiental até às metáforas usadas popularmente com a palavra água.

Às 17h, também no Picadeiro, a Cia Armárias debate a equidade de gênero, unindo circo, teatro físico, máscaras e dança no espetáculo “Eu avisei que eu vinha”, inspirado em relatos reais de mulheres do Nordeste que migraram para São Paulo e construído a partir de suas perspectivas, desafios e conquistas.

Debatendo a equidade racial, o espetáculo Catappum se apresenta no Palco Externo às 13h30, levando a estética preta para o universo dos palhaços. Com música ao vivo, bonecos e jogos com a plateia, Shortz e Calarças abrem um campo lúdico para satirizar as relações da cidade.

A programação contempla ainda muitas outras apresentações de dança, teatro, música e circo e contará com o apoio da Cata-Tudo Recicla, empresa que fará um  Programa de Coleta Seletiva para valorizar os resíduos gerados no local para a reciclagem, gerando renda e emprego para muitas famílias, além de estar em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Contrapartida social

Além das apresentações, serão realizados dois eventos como contrapartida social: o primeiro no dia 10 (quinta-feira), às 14h, no Movimento Comunitário Estrela Nova, com a apresentação “Pulu, o pretinho que pulava longe”, do Coletivo Catappum. O segundo, na sexta-feira (11), às 9h30, no Instituto Anchieta Grajaú, com a apresentação circense “Mistérios do Caminho do Peabiru”, da dupla de palhaços Jujuba & Chicote.

O Brincando no Parque é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Carrefour Brasil,  BRPartners e Novelis e apoio das empresas Rohr, Tozzini Freire Advogados e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. O projeto é uma realização da Muda Cultural, agência especializada na elaboração e execução de projetos culturais financiados por meio das leis de incentivo à cultura.

Confira abaixo a programação completa: 

Brincando no Parque

Local: Parque do Carmo (Avenida Afonso de Sampaio Souza, 951 – São Paulo/SP)

Data: 06 de novembro de 2022

Entrada gratuita

Picadeiro

10h30 – Água | A Próxima Companhia

12h30 – Água Doce | Cia da Tribo

14h  – Encontro de Rua | Cia LaClass Excêntricos

15h30 – O Jardim do Imperador | Cia Pelo Cano

17h – Eu avisei que eu vinha | Cia Armárias

 

Palco Externo

10h – Cia Fankama Obi

11h30 – Banda Alana

13h30Espetáculo Catappum | Coletivo Catappum

15h15 – Ladeira das Crianças – TeatroFunk | Grupo Rosas Periféricas

18h – Tambolé | Kaique Falabella

 

Publicidade

Família no Parque