Categorias: Gratuito, Teatro

Infantil gratuito “Bertoldo, o tubarão que queria ser gente” traz muitas aventuras do fundo do mar para a Biblioteca Mário de Andrade

Em produção inédita realizada especialmente para a Biblioteca Mário de Andrade, o infantil gratuito “Bertoldo, o tubarão que queria ser gente” chega trazendo muita alegria pra criançada! O espetáculo trata-se de uma experiência brechtiana escrita por Christine Röhrig, a partir do conto do escritor alemão Bertolt Brecht, ‘’Se os tubarões fossem homens’’. A estreia acontece no dia 01 de setembro e fica em cartaz até o último domingo do mês.

 

Sinopse:

O musical com direção de Alvise Camozzi narra a história de um tubarão aconselhado pelo professor Ninguém, (Keuner) a capturar e aprisionar os peixes em gaiolas no fundo do mar e a ensiná-los a nadar pacificamente e felizes para dentro de sua boca. Eis que um peixinho e o professor Alguém, que por sorte estavam ali por perto, acham essa ideia absurda e tentam fazer com que todos pensem e avaliem sobre os conselhos de Ninguém.

O texto que serviu de inspiração para a criação de Röhrig integra o volume Histórias do senhor Keuner, que reúne textos curtos, que variam entre uma linha a uma página, escritos ao longo de trinta anos, de 1926 a 1956, ano de morte de Brecht.  O senhor Keuner, cujo nome em dialeto alemão também pode significar “Ninguém”, é um misto de professor, filósofo e homem de ação.  Na verdade, é um pensador. Pensar é a sua única ocupação e o seu único prazer. Keuner não tem rosto, seu corpo é pela metade, não tem idade, não tem profissão, nem biografia. “As histórias do senhor Keuner são vivas e divertidas, atiçam a nossa inteligência e nos convidam a pensar. Com humor, o senhor Keuner escancara e critica comportamentos, denuncia atitudes a serem observadas com mais comprometimento e provoca reviravoltas em nossos pensamentos”, diz Röhrig.

 

Um espetáculo com várias linguagens

“Desde o primeiro momento tivemos a ideia de reunir linguagens diferentes para contar esta história; como a do circo desenhada pela Flavia Nogueira, que faz o peixinho; o improviso do piano jazzístico de Danilo, que se apropria das sonoridades brechtianas de Kurt Weill para devolvê-las ao público de outra maneira, a linguagem mais naturalista de Jorge, que trabalha muito em cinema, além de ser um cantor excepcional, e Camila, que é o centro da narrativa como o tubarão e se relaciona teatralmente com todos, e por último a linguagem do clown somada à memória da commedia dell´arte, presente no início de minha carreira no teatro em Veneza, que utilizo para compor de forma provocativa o professor Ninguém, defensor do poder constituído.”, diz Camozzi.

“Seguimos as mensagens de Brecht, que dizia que os personagens começam a cantar quando a fala falada não têm o poder e a força necessários, e o nosso trabalho é muito cantado; as versões escritas pela Chris são carregadas de reflexões adaptadas ao público infantil”, complementa.

 

Sobre a Alvise Camozzi

ALVISE CAMOZZI (direção e atuação), é um artista italiano que vive no Brasil. É autor e performer de seus trabalhos, como Void, Psicotrópico, Natureza Morta para Laura e a instalação sonora tresirmasoundscape. Como encenador dirigiu , prêmio Shell de melhor ator para João Miguel, Babel, ambos da dramaturga Letizia Russo, O Bosque, de David Mamet, e O Feio, de Marius Von Mayemburg, entre outros. Co-roteirizou e protagonizou o docufiction O louco dos viadutos, com direção de Eliane Caffé. No teatro, atuou para Mauricio Paroni De Castro e Gabriel Villela entre outros diretores. Atuou em séries de TV e curtas-metragens, entre os quais Ímpar Par, de Esmir Filho (prêmio de melhor ator no Festival de Maringá), e Primeiro Ato, de Matheus Parizi (Festival de Rotterdam). Traduziu, atuou e foicoach italiano no filme Duetto, de Vicente Amorim, com Giancarlo Giannini e Marieta Severo.

 

Ficha técnica

Bertoldo, o tubarão que queria ser gente, uma experiência brechtiana

De Christine Röhrig

Direção Alvise Camozzi

Elenco:

Alvise Camozzi – Professor Ninguém

Jorge Barbosa Neto – Professor Alguém

Camilla Ferreira dos Santos – Tubarão

Flávia Nogueira Mart Inek – Peixinho

Danilo Ross de Almeida França – Pianista, Trilha Sonora e Composições

Cenário e Figurinos – Márcio Vinicius

Produção – Correia Cultural

 

Serviço Passeios Kids:

Espetáculo: “Bertoldo, o tubarão que queria ser gente”.

Dias e horário: 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro, domingos, às 11h.

Duração: 50 minutos.

Indicação etária: Livre.

Acesso para portadores de necessidades especiais.

Lotação: 170 lugares.

As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes.

Um ingresso por pessoa.

Local: Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade.

Endereço: Rua da Consolação, 94 – República.

Telefone: (11) 3775-0020.

Site: https://www.facebook.com/BibliotecaMariodeAndrade/

Gratuito.

Publicidade

Família no Parque