O Mundo do Circo SP está sediado no Parque estadual da Juventude, zona norte da capital. O programa cultural do governo de São Paulo oferece uma série de apresentações gratuitas. Tem espetáculos de companhias tradicionais e contemporâneas, e cabarés exclusivos com números circenses.

Tem palhaços, globo da morte, trapézio, aparelhos aéreos e outras modalidades. O espaço é também ocupado por uma exposição permanente e oficinas, sempre com foco no universo do circo.

A proposta é oferecer às crianças uma experiência divertida e educativa durante as férias escolares, proporcionando um mergulho no mundo encantado do circo por meio de atividades lúdicas, aprendizado de habilidades circenses e estímulos para desenvolver confiança, coordenação motora e trabalho em equipe.

Acompanhe todos os detalhes da programação clicando aqui!

Mundo do Circo SP

O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo. E também um Picadeiro a Céu Aberto. A Grande Lona apresenta circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades.

A Lona Multiuso abriga grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. A terceira lona abriga uma exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo. A ideia é mostrar suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O Picadeiro a Céu Aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.

Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço sedia mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.

Exposição

Como brincar e aprender caminham juntos, o público vai conhecer mais sobre a história do circo com a exposição Mundo do Circo.  A mostra exibe brinquedos populares, bonecos talhados, além de jogos e maquetes que podem ser manipulados pelos visitantes. A curadoria é do ator, diretor e palhaço dos Parlapatões Hugo Possolo e do cenógrafo Zé Carratu. Sucesso de público, atração ficará aberta dentro da Lona Exposição por tempo indefinido.

Biblioteca de São Paulo

Sempre com programação cultural para as crianças (acesse aqui), possui mais de 35 mil obras em seu acervo (adaptado para pessoas com deficiência). A população pode utilizar computadores para acessar a internet (gratuitamente, durante 120 minutos diários), filmes, músicas e jogos eletrônicos. Oferece ainda áreas de convivência, relaxamento e leituras.

Parque da Juventude

Com 250 mil m², o parque possui facilidade de acesso, com muitas linhas de ônibus e metrô próximo. E também acessibilidade.

Localizado na zona norte de São Paulo, tem uma grande área verde e reúne quadras poliesportivas, pistas de skate, de caminhada e corrida. Quadras de tênis, ciclovia, playground, biblioteca, estações de ginástica (uma exclusiva para pessoas com deficiência) e biblioteca.

O Parque da Juventude está dividido em três áreas: central, esportiva e institucional. Há viveiro,  jardins, bosques, árvores ornamentais e frutíferas. E também um espaço petfriendly.

Uma dica é que pedir emprestado materiais esportivos na Portaria 1 (Av. Zaki Narchi, 1309). Normalmente, o parque cede bolas de futsal, bolas de vôlei, bolas de handebol, bolas de basquete, raquetes, bolas de tênis e de ping pong, jogo de damas e jogo de xadrez. Importante ressaltar que o empréstimo pode parar a qualquer momento, sem aviso prévio. É necessário apresentar documento de identidade para a retirada dos itens.

Acessibilidade

Além de uma academia exclusiva para pessoas com deficiência, possui sanitários adaptados, vagas especiais demarcadas no estacionamento, rampas rampas e acesso facilitado a toda área do parque.

Outros passeios para fazer na região:

Serviço Passeios Kids:

Confira a programação do Mundo do Circo clicando aqui

Local: Parque da Juventude – R. Manuel dos Santos Neto, 23, Santana – São Paulo/SP

Dias e horários do Parque da Juventude: aberto todos os dias. Área Verde, das 6h às 18h, e Esportiva, das 6h às 22h

Estacionamentos: são dois. Um gratuito com acesso pela  Av. Zaki Narchi,1309) e outro pago com entrada pela pela Av. Cruzeiro do Sul, 2630

Ônibus:
175T -10
042
172N-10
1745-10
2033-10
271A-51
337
500
566

Metrô:
Linha 1 – azul
Estação Carandiru

Carro de aplicativo
Parque da Juventude

Carro próprio
Estacionamento na Av. Cruzeiro do Sul, 2462 – A partir de R$ 6

Telefone: (11) 2089-8600