O Mundo do Circo SP está sediado no Parque estadual da Juventude, zona norte da capital. O novo programa cultural do governo de São Paulo teve uma série de espetáculos gratuitos em dezembro. Tem espetáculos de companhias tradicionais e contemporâneas, cabarés exclusivos com números circenses. Além de palhaços, globo da morte, trapézio, aparelhos aéreos, e outras modalidades. O espaço será ainda ocupado por oficinas, sempre com foco no universo do circo.
Comemoraçao ao Dia do Circo
Nos dias 25 e 26 de março, O Mundo do Circo SP apresenta cerca de doze atrações. Incluindo os espetáculos “Balburdia”, que traz as relações de um casal contada por meio da arte circense; “MAGOTE”, que mistura dança e acrobacia e traz pro picadeiro a importância da coletividade; a fanfarra do “Cumbia Calavera”. Além do circo-teatro “Carrilhão”; e o movimento negro no picadeiro representado pelos “Prot(agô)Nistas”. A programação acontece das 13h às 20h e é organizada em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.
A exposição Mundo do Circo segue na Lona de Exposição. Com a exibição de brinquedos populares, bonecos talhados, além de jogos e maquetes, que podem ser manipulados pelos visitantes. A mostra, com curadoria do ator, diretor e palhaço dos Parlapatões Hugo Possolo e do cenógrafo Zé Carratu, continuará aberta por tempo indefinido.
Até o final do mês, o local está aberto de terça a domingo, sempre das 11h às 18h. Aos finais de semana, os espetáculos acontecem às 17h e a retirada dos ingressos deve ser feita diretamente na bilheteria com uma hora de antecedência. Todas as atrações são gratuitas. A programação completa do Mundo do Circo SP está disponível no site www.mundodocircosp.com.br .
Mundo do Circo SP
O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo. E também um Picadeiro a Céu Aberto. A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades.
A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. A terceira lona abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo. A ideia é mostrar suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O Picadeiro a Céu Aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.
Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.
Biblioteca de São Paulo
Sempre com programação cultural para as crianças (acesse aqui), possui mais de 35 mil obras em seu acervo (adaptado para pessoas com deficiência). A população pode utilizar computadores para acessar a internet (gratuitamente, durante 120 minutos diários), filmes, músicas e jogos eletrônicos. Oferece ainda áreas de convivência, relaxamento e leituras.
Parque da Juventude
Com 250 mil m², o parque possui facilidade de acesso, com muitas linhas de ônibus e metrô próximo. E também acessibilidade.
Além disso, o parque é ótimo para ir com crianças. Localizado na zona norte de São Paulo tem uma grande área verde e reúne quadras poliesportivas, pistas de skate, de caminhada e corrida. Quadras de tênis, ciclovia, playground, biblioteca, estações de ginástica (uma exclusiva para pessoas com deficiência) e biblioteca.
O Parque da Juventude está dividido em três áreas: central, esportiva e institucional. Há viveiro, jardins, bosques, árvores ornamentais e frutíferas. E também um espaço petfriendly.
Uma dica é que pedir emprestado materiais esportivos na Portaria 1 (Av. Zaki Narchi, 1309). Normalmente, o parque cede bolas de futsal, bolas de vôlei, bolas de handebol, bolas de basquete, raquetes, bolas de tênis e de ping pong, jogo de damas e jogo de xadrez. Importante ressaltar que o empréstimo pode parar a qualquer momento, sem aviso prévio. É necessário apresentar documento de identidade para a retirada dos itens.
Acessibilidade
Além de uma academia exclusiva para pessoas com deficiência, possui sanitários adaptados, vagas especiais demarcadas no estacionamento, rampas rampas e acesso facilitado a toda área do parque.
Serviço Passeios Kids:
Evento: Mundo do Circo SP
Lona de Exposição: terça a domingo das 11h às 18h – Exposição Mundo do Circo
Picadeiro a Céu Aberto: intervenções artísticas apenas com as mulheres circenses – terça a domingo das 11h às 18h
Local Parque da Juventude – R. Manuel dos Santos Neto, 23, Santana – São Paulo/SP
Dias e horários do Parque da Juventude: aberto todos os dias. Área Verde, das 6h às 18h, e Esportiva, das 6h às 22h
Estacionamentos: são dois. Um gratuito com acesso pela Av. Zaki Narchi,1309) e outro pago com rentrada pela pela Av. Cruzeiro do Sul, 2630
🚌 Ônibus:
175T -10
042
172N-10
1745-10
2033-10
271A-51
337
500
566
🚇 Metrô:
Linha 1 – azul
Estação Carandiru
🚗Carro de aplicativo
Parque da Juventude
🚗 Carro próprio
Estacionamento na Av. Cruzeiro do Sul, 2462 – A partir de R$ 6
Telefone: (11) 2089-8600
Programação – Externo, Grande Lona e Lona Multiuso
25/3 – Sábado
13h – Itinerantes Margarida
Artistas circenses brincam e interagem com o público demonstrando suas habilidades em uma ação itinerante! Pernas de pau, malabaristas e muita palhaçaria.
14h – Balburdia
Na encenação os artistas utilizam movimentos e imagens que desconstrói a estrutura circense tradicional em uma desorganização barulhenta. As cenas se desenvolvem em circuitos curtos que acontecem ciclicamente, com engrenagens como inspiração. O fio condutor é a comicidade leve deste casal que se relaciona no meio da balbúrdia.
16h – Magote
O elenco atua no espaço vazio. São corpos acrobatas, paradistas, malabaristas, cômicos e bailarinos excêntricos. Eles se lançam numa investigação de possibilidades físicas, de produção de imagens e contação de histórias a partir do movimento. Magote é uma profusão de cores, uma enxurrada de imagens e de possibilidades narrativas.
18h – Carrilhão
O espetáculo é uma fusão das linguagens do circo e do teatro. A dupla de artistas se desdobra entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas.Alguns números circenses ganham destaque, como a Parada de Mão, o Rola Rola e os Monociclos Altos.Senhoras e senhores cheguem mais perto! O Carrilhão está agora na sua cidade!
19h – Primavera
Primaverar trata-se de uma intervenção artística voltada para o público infantil e familiar que acontece num formato de cortejo com várias performances. A intervenção artística conta com uma série de performances. Cria um ambiente de lazer, buscando que os munícipes compreendam que o espaço público também é um local de descontração e divertimento, é uma extensão de nossas casas. Tem performances circenses musicais, explorando o melhor da música para que todas as famílias possam se divertir e dançar juntas. Te também pernaltas, palhaces poetas, palhaces bolhadores, malabaristas e muita mágica. É uma intervenção cheia de cores e alegria.
20h – Circo Zanni
O Zanni traz para o coração dos seus espetáculos a banda ao vivo formada pelos seus acrobatas, trapezistas, palhaços e malabaristas. A música ao vivo está presente em todo o espetáculo do Circo Zanni. Com composições próprias, Marcelo Lujan, o “Maestro”, conduz a banda do Circo Zanni, que executa a música dos números e a sonoplastia, pontuando a comicidade e a costura das cenas.
26/3 – Domingo
13h – Itinerantes Margarida
Artistas circenses brincam e interagem com o público demonstrando suas habilidades em uma ação itinerante! Pernas de pau, malabaristas e muita palhaçaria.
14h – Estripulias
Neste trabalho, a Cia Suno apresenta um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. Através de manipulação de objetos e narração, “Estripulias no Circo” resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. Envolvida pela música, a narrativa apresenta-se com ilustrações no tamanho natural. E, pouco a pouco, também os demais números circenses ganham movimento através da apresentação de técnicas e elementos circenses.
16h – Cumbia Calavera
Grupo latinoamericano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas. Apresenta também composições próprias, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, da cumbia colombiana e da música folclórica andina.
18h – Patunts
Circo Casca de Noz nasceu da união de 2 artistas circenses com habilidades complementares. Ele malabarista, palhaço e acróbata. Ela acróbata e aerialista. Inspirados pelo livro “O Universo numa Casca de Noz” de Stephen Hawking, que diz, que o universo antes do Big Bang poderia caber dentro de uma casca de noz, surgiu a idéia do nome da companhia, pois acreditamos que dentro do circo cabe todo o universo de artes.
19h – Primaverar
Primaverar trata-se de uma intervenção artística voltada para o público infantil e familiar que acontece num formato de cortejo com várias performances. A intervenção artística conta com uma série de performances. Cria um ambiente de lazer, buscando que os munícipes compreendam que o espaço público também é um local de descontração e divertimento, é uma extensão de nossas casas. Tem performances circenses musicais, explorando o melhor da música para que todas as famílias possam se divertir e dançar juntas. Te também pernaltas, palhaces poetas, palhaces bolhadores, malabaristas e muita mágica. É uma intervenção cheia de cores e alegria.
20h – Prot{agô}nistas
Espetáculo de circo que reúne artistas da música, dança e do picadeiro. Em sintonia fina para além da celebração, estabelecida por uma dramaturgia que convida a plateia a contemplar a estética negra em discurso permeado de potência e técnica apurada.