Categorias: Notícias

Volta às aulas: apenas atividades extracurriculares estão liberadas no ensino infantil, fundamental e médio

Instituições do ensino superior  estão autorizadas a reabrir em São Paulo a partir do dia 7 de outubro. A volta às aulas regulares para estudantes de 0 a 17 anos deve ser definida em novembro. 

Novidade sobre o volta às aulas em São Paulo! O prefeito de São Paulo, Bruno Covas anunciou nesta quinta-feira (17/09) que apenas atividades extracurriculares estão liberadas no ensino infantil, fundamental e médio. São elas: atividades de acolhimento, recreação, esportes, idiomas e música. Já as aulas presenciais para alunos do ensino superior estão liberadas a partir do dia 7 de outubro. A decisão vale tanto para  o ensino público e privado em São Paulo.

A data de retomada das aulas regulares para crianças e adolescentes será anunciada apenas em 3 de novembro.

Inquérito Sorológico

Edson Aparecido, secretário de Saúde do município, apresentou os resultados da 5ª fase do inquérito sorológico nos adultos de São Paulo. Os resultados servem de base para a tomada de decisões e redirecionamento das estratégias de combate ao coronavírus.  De acordo com ele, houve prevalência da Sars-Cov-2 em 13,9% da população paulistana. Ou seja, 1.640.000 pessoas já desenvolveram imunidade contra a covid-19.

Nesta fase do inquérito sorológico entre crianças e adolescente apontou que houve maior índice entre os alunos da rede estadual (17,2%), mas com taxa próxima à rede municipal (18,4%). A estimativa é de que 244.242 estudantes que já desenvolveram anticorpos para a Sars-Cov-2. Na rede privada, 70,3% das crianças de 4 a 5 anos de idade foram assintomáticas para a covid-19. Contra 66,6% dos alunos na rede pública.

“Queria ressaltar que é muito grande a preocupação da Prefeitura com a questão da volta às aulas. Estamos falando de um contigente de 2,5 milhões de alunos. A proporção de assintomáticos é bem maior entre as crianças do que quando comparado com os adultos”, anunciou o prefeito Bruno Covas.

“Há possibilidade e um receio de segundo pico da doença, caso essa atividade volte de forma integrada na cidade de uma hora para outra. É preciso modular e ter a devida precaução com saúde não só dos alunos, mas professores e familiares”, reforçou.

Algumas explicações:

Os responsáveis da rede de ensino é que decidem se vão abrir ou não para as atividades extracurriculares. Porém não é permitido realizar atividades de ensino regular ou de presença obrigatória dentro das instituições.

A previsão é que a Prefeitura libere o reinício das aulas regulares para a partir de 3 de novembro.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Bruno Caetano, ainda não se sabe se haverá férias em janeiro na rede municipal. Já a rede particular pode decidir por ter ou não.

Os inquéritos sorológicos continuarão na cidade de São Paulo, a fim de  aferir a presença de anticorpos da covid-19 em adultos, crianças e adolescentes da capital.

Volta às aulas: confira regras para o retorno presencial das atividades extracurriculares:

• Receber até 35% da sua capacidade para alunos da Educação Infantil e Fundamental e nos anos iniciais;

• Receber até 20% da sua capacidade para alunos do Ensino Médio e anos finais.

• Manter o distanciamento de 1,5 metro entre todos os membros da comunidade escolar. No caso do ensino infantil, a medida pode ser flexibilizada para que os educadores atendam as necessidades das crianças.

• Estabelecer horários de entradas e saídas que serão organizados para evitar aglomeração, e serão preferencialmente fora dos horários de pico do transporte público.

 • Intervalos e recreios devem ser feitos sempre em revezamento de turmas com horários alternados.

• As atividades de Educação Física estão permitidas desde que se cumpra o distanciamento de 1,5 metro. Devem ser realizadas, preferencialmente, ao ar livre e cuidando da higienização dos equipamentos.

• É recomendado que o ensino remoto continue em combinação com a volta gradual presencial.

• O uso de máscara é obrigatório para todos dentro da instituição e no transporte escolar.

• A Instituição deve fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários.

• Bebedouro será proibido. Água potável deve ser fornecida de maneira individualizada. Cada um deverá ter seu copo ou caneca.

• Banheiros, lavatórios e vestiários devem ser higienizados antes da abertura, depois do fechamento e a cada três horas.

• Lixo deve ser removido no mínimo três vezes ao dia.

• Superfícies que são tocadas por muitas pessoas devem ser higienizadas a cada turno.

• Ambientes devem ser mantidos ventilados com janelas e portas abertas, evitando toque em maçanetas e fechaduras.

Importante: o distanciamento tem exceções, como no caso da educação infantil e creches, em que não há como manter essa distância entre bebês e cuidadores.

Saiba outras notícias acessando o site Passeios Kids: clique aqui.

Publicidade

Família no Parque