Categorias: Para fazer em casa

Super passeio em casa! Visita virtual ao planetário une diversão e muito conhecimento

Os planetários promovem um verdadeiro espetáculo do universo, sem que seja preciso ser um astronauta ou ter equipamentos mirabolantes. Por conta da pandemia, todos estão fechados há meses. Pensando em levar diversão e conhecimento para a criançada e suas famílias, a Associação Brasileira de Planetários (ABP) promove visita virtual ao planetário por meio de uma live apresentada por planetarista de diferentes regiões do Brasil.

Aproveitando o equinócio de primavera (que acontece no dia 22 de setembro, às 10h31min, horário de Brasília), a associação promove o encontro gratuito no mesmo dia, a partir das 10h. A sessão terá uma duração aproximada de 30 minutos, com um tempo ao final (de no máximo mais 30 minutos).

Durante a visita virtual ao planetário, o conteúdo abordado abrangerá desde os movimentos da Terra e as estações do ano, até as constelações e vários outros temas astronômicos e científicos. Na sessão, os planetaristas vão responder perguntas dos participantes.

Visita virtual ao planetário: onde assistir?

A sessão será feita por meio da plataforma Zoom e transmitida no canal da associação no YouTube (ASSISTA AQUI).

Equinócio de Primavera

O Equinócio de Primavera é um fenômeno que marca o início da nova estação e ocorrerá no mesmo dia da live, para levar o público a uma verdadeira imersão. O presidente da associação, José Roberto Costa, conta que os planetaristas têm sentido falta da interação com o público.

“Diferente do cinema, em um planetário você tem acesso a um conteúdo produzido pelas próprias pessoas que o exibem. A presença e a interação são muito importantes para nós. Por isso, surgiu a ideia de fazermos essa simulação on-line de visita a um planetário”.

O que é um planetário?

Sob uma cúpula, como uma grande semiesfera emborcada sobre sua cabeça, você vê uma miríade de corpos celestes num céu extraordinariamente limpo, sem nuvens – e pode até “se aproximar” e alguns deles, observando em detalhes que você nem imaginava que existiam. E não. Você não está olhando através de um telescópio.

Muitos planetários, assim como os observatórios, se caracterizam externamente pela cúpula, mas, note bem, a dos planetários não se abre para o céu. O espetáculo todo acontece lá dentro. No interior de um planetário muitas vezes também há um instrumento complexo, situado bem no meio daquela sala circular. Mas nos planetários a cúpula inteira age como uma tela de projeção.

E ao contrário do observatório, quer chova lá fora ou não, o planetário funciona, mostrando uma simulação do céu noturno. E não é uma simulação qualquer. Um planetário também age como uma máquina do tempo, permitindo acelerar ou atrasar os ponteiros do relógio, fazendo com que minutos, horas ou anos passem muito rápido. Também pode fazer você se sentir numa grande nave, que o leva a ver o céu de diferentes lugares da Terra – ou do espaço sideral.

Acompanhe outras dicas para fazer em casa com as crianças acessando o Passeios Kids aqui.

Publicidade

Família no Parque