Categorias: Experiências, viagem

Viagem mãe e filhos: você viaja sozinha com as crianças? Eu sim e conto tudo aqui!

Vamos falar de viagem mãe e filhos? Uma situação que para muitas mães é impensável. Eu viajo com a Lulu sozinha desde bebê e posso dizer que é uma experiência única. Eu já encarei quase oito horas de viagem de carro e já passei mais de 20 dias em Orlando sozinha com ela. O fato é que nunca me privei de encarar essa aventura com ela. E posso dizer que essas viagens se tornaram as melhores experiências da minha vida até agora.

Você deve estar se perguntando: Mas por que fazer isso? Não tem perigo? Claro que todos esses questionamentos são válidos. Eu os faço antes de decidir fazer qualquer viagem, mas resolvo sempre arriscar.

Na minha primeira viagem, quando ela ainda era bebê, eu queria rever familiares que são muito importantes para mim e que ainda não conheciam a minha filha. Já para Orlando era uma meta de vida. Eu estava com 40 anos e a Lulu com cinco anos. Eu queria que ela tivesse essa experiência enquanto ainda acreditasse que princesas, príncipes e outros personagens eram reais. Assim como essa viagem e muitas outras que aconteceram antes e depois, eu não tinha pessoas dispostas a fazer a viagem comigo. Então, lá fomos nós duas!

Viagem mãe e filhos: como me preparo?

Converso muito com a Lulu antes e explico que viajaremos sozinhas e preciso da sua ajuda nessa nossa “aventura”. Além disso, em viagens de carro, pesquiso e calculo a distância dos postos de gasolina no caminho porque sei que se algo acontecer precisarei deles para parar e resolver. Também me organizo com os itens básicos para toda viagem com criança: comida, água, papel higiênico, lenço umedecido, DVD de carro para distração, etc. Todos eles ficam ao meu lado, organizados de forma que se eu precisar  é fácil pegar.

Não tenha pressa. Acorde a hora que tiver vontade, descansada, organize tudo e saia de casa com folga para evitar pegar estrada à noite. Hoje (ela está com 7 anos), dirigir à noite virou rotina para mim, mas antes evitava muito.

E assim vamos! Já pegamos dias lindos, assim como chuva, sol, tempestade e ventania. Evitamos muito as paradas e quando precisamos para ir ao banheiro procuro postos que têm espaço ao ar livre e até espaço kids para ela se distrair. A viagem fica um pouco mais longa, mas entendo que para ela é importante.

Uma outra dica importante é ficar atenta a tudo, principalmente aos sinais que funcionam como nossa intuição. Na viagens de carro, não esqueça de abastecer e calibrar os pneus e o estepe, nunca deixe a gasolina ficar com menos da metade do tanque, cuidado ao estacionar o carro nos postos e fique de olho se não tem ninguém te seguindo. Ah, e anote o número da policia rodoviária e do SOS da estrada porque se algo acontecer e não tiver internet, você já tem os números anotados.

Viagem mãe e filhos: tem perrengue?

Já passei por situações complicadas como, mesmo calculando a distância dos postos, quase ficar sem gasolina e precisar de ajuda na estrada para conseguir abastecer. Além de me perder super com o Waze ou Google Maps e ter que rodar muito até encontrar um retorno ou ter que pagar pedágio a mais. Mas tudo se resolveu e hoje temos história para contar!

Viagem mãe e filhos: o resultado

É sempre o melhor possível. Vamos conversando a maior parte do tempo e nos momentos cruciais, que são normalmente no final da viagem quando já estamos cansadas, tentamos manter a tranquilidade. Para mim, vale cada segundo encarar esse desafio e espero conseguir fazer muitas viagens com ela. Hoje em dia, temos uma super companheira, que é minha mãe, mas continuamos priorizando algumas aventuras que são só nossas.

Eu quis escrever esse relato para te encorajar a encarar esse desafio, se tiver vontade e se sentir preparada. As crianças nos surpreendem e nos ensinam o tempo todo. O resultado pode ser surpreendente!

Viagem mãe e filhos: veja muitas dicas de viagens que compartilhamos no Passeios Kids clicando aqui.

Publicidade

Família no Parque