Categorias: Gratuito, Para Bebês, Passeios, Teatro

Festival Internacional de Teatro para Bebês reúne espetáculos e atividades em família no ABC e SP

Realizado desde 2010, o Festival Internacional de Teatro para Bebês traz, para SP e o ABC Paulista, espetáculos, oficinas e muito mais

Até 29 de setembro, as famílias com bebês de seis meses a três anos poderão se divertir no Festival Primeiro Olhar – VIII Mostra Internacional de Teatro para Bebês, que acontece na zona leste de São Paulo e em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Produzida pelo Grupo Sobrevento, a programação é gratuita e reúne artistas brasileiros e chilenos, que apresentarão espetáculos incríveis e perfeitos para essa faixa etária, além de debates, oficinas e um encontro entre os papais e realizadores de arte para a primeiríssima infância. 

Apresentando diferentes propostas de comunicação poética com a primeiríssima infância, o festival visa garantir o acesso à cultura a um público historicamente excluído e estimular a criação de novos espetáculos para essa faixa etária. Afinal, os bebês também merecem se divertir!

Festival Internacional de Teatro para Bebês

Realizado desde 2010 e somente interrompido pela pandemia, o festival busca, nos bebês e pais, um olhar de quem vê as coisas pela primeira vez e que seja capaz de se maravilhar com coisas pequenas, simples e delicadas. 

Nos finais de semana de setembro, essas apresentações e espetáculos revelarão diferentes abordagens do Teatro para Bebês. 

Confira a programação completa:

 

ESPETÁCULOS

 

GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL

Espetáculo TERRA

Datas, horários e localização: 

10 de setembro, às 11h e às 14h, no Espaço Sobrevento, em São Paulo – SP

11 de setembro, às 15h e às 17h, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo

Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra.

GRUPO PORTO CÊNICO | SC_BRASIL

Espetáculo CASA

Datas, horários e localização: 

17 de setembro, às 11h e às 14h, no Espaço Sobrevento, em São Paulo – SP

18 de setembro, às 15h e às 17h, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo

O espetáculo aborda a saudade que os adultos sentem da sua infância e da infância dos seus filhos. A partir de memórias das próprias atrizes, o espetáculo apresenta histórias de duas mulheres, ora mães, ora filhas. O movimento, as sonoridades, a relação com objetos e a presença das atrizes constroem uma narrativa que dialoga criativa e artisticamente com o universo dos bebês. Afirmando, dessa maneira, um momento de prazer estético para o bebê por meio de um universo poético.

MÁRCIO DE CAMILLO | MS_BRASIL 

Espetáculo CRIANCEIRAS BEBÊ

Datas, horários e localização: 

24 de setembro, às 11h e às 14h, no Espaço Sobrevento, em São Paulo – SP

25 de setembro, às 15h e às 17h, no Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo

Crianceiras Bebê é um espetáculo cênico-musical para a primeira infância, no qual o cantor e compositor Márcio De Camillo apresenta poemas de Mário Quintana, que musicou. No show, Márcio toca diferentes instrumentos de corda – violão, viola caipira, mandoline e braguinha – e é acompanhado pela percussionista cênica e orquestral Nath Calan, que também se vale de um grande número de instrumentos de percussão, em busca de ritmos e sonoridades surpreendentes, tanto para as crianças de seis meses a três anos de idade quanto para os adultos que as acompanham. 

Primeiro show musical para bebês de que temos notícia no país, Crianceiras Bebê enfrenta os preconceitos que associam o gosto da primeira infância a certos instrumentos, sons, ritmos e repertórios e busca revelar aos bebês o encanto e a grande riqueza da música popular, das canções e da poesia brasileiras.

 

II ENCONTRO CENA BEBÊ BRASIL

Datas, horários e localização: 

20 de setembro, das 19h às 22h, no Espaço Sobrevento, em São Paulo – SP

Em um espaço único no Brasil para a troca de informações, experiências e sonhos, artistas, gestores, educadores, mães e pais se encontram para discutir as possibilidades do Teatro para a Primeira Infância e o acesso à Cultura nas grandes cidades. 

 

DEBATES

Datas, horários e localização:

12 de setembro, às 19h, no Espaço Sobrevento, em São Paulo – SP

21 de setembro, às 19h, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo

Bate-papos entre artistas e público sobre espetáculos da programação. 

 

Sobre as companhias participantes

Porto Cênico (Santa Catarina – Brasil)

Coordenado pela atriz Valéria de Oliveira e pela produtora Karoline Gonçalves, o grupo foi fundado em Itajaí (SC) em 2004. Pesquisa teatral, produção de espetáculos, publicação de revista e cursos e oficinas de Teatro são a base das atividades artísticas da companhia. Também se destaca pela congregação e realização de intercâmbios com diferentes artistas, pesquisadores, educadores, educandos que compõem as diversificadas atividades do Grupo. Há cinco anos dedica-se ao Teatro para Bebês.

Sobrevento (São Paulo – Brasil)

Pioneiro no Teatro para Bebês em nosso país, o grupo se dedica à pesquisa da linguagem teatral. Considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação, desenvolve, desde 1986, um trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, realização e curadoria de Festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de bonecos. Há treze anos, o Sobrevento realiza uma série de atividades direcionadas à primeira infância e a artistas, educadores, pesquisadores e agentes culturais interessados em desenvolver atividades artísticas para bebês – festivais, apresentações, debates, mesas-redondas e oficinas.

Teatro de Ocasión (Chile)

Fundado em 2010, mistura Teatro, Música, Cultura Popular e se dedica à criação de espetáculos para a primeira infância. Com “Una Mañanita Partí…”, projeto financiado pelo Fundo Iberescena 2010-2011 e codirigido por Teloncillo Teatro (Espanha), percorreu o Chile, de norte a sul, apresentando-se com sucesso nos principais palcos e festivais do país, sendo premiada no Festival de Teatro Infantil de La Reina. 

Em 2013, fez a primeira turnê internacional, apresentando-se na Bósnia-Herzegovina, onde conquistou o prêmio de melhor espetáculo infantil. Também esteve no Brasil, México, Espanha, Suíça, Canadá, Coreia e China. Em 2016, lançou seu primeiro disco Canciones de Ocasión, que reúne canções de seus espectáculos. Criou e organizou o Festival de Ocasión – Festival Iberoamericano de Artes Cênicas para a Primeira Infância, realizado em 2013, 2014 e 2017.

Márcio De Camillo (Mato Grosso do Sul – Brasil) 

Cantor, compositor e instrumentista, criado no Mato Grosso do Sul, cenário que compôs a base inicial do seu estilo musical. Envolvido em projetos de destaque como o espetáculo Crianceiras e o trio Hermanos Irmãos, o músico foi apresentador do programa Meu Mato Grosso do Sul. O programa foi exibido pela TV Morena/REDE Globo de 2012 a 2015. Ele também criou e dirigiu a Mostra Violas do Brasil e o Festival Música do Brasil Central, ambos no CCBB/Rio, além do CD “Gerações” no qual reuniu 42 artistas da música sul-mato-grossense. 

Em duas décadas de carreira, Márcio De Camillo lançou oito CDs e um DVD, sendo quatro discos solos, dois CDs com o Trio Hermanos Irmãos e dois álbuns infantis. Márcio de Camillo é criador do Projeto Crianceiras, que consiste em musicar, para crianças, a obra de poetas brasileiros e apresentar as canções em CDs e espetáculos cênico-musicais.

Crianceiras 1 reúne poesias de Manoel de Barros e seu show, já há 4 anos em circulação, apresentou-se em cidades brasileiras de diferentes estados – MS, SP, RJ, MT, MG, SC e no DF, sempre com grandes plateias. Crianceiras 2, por sua vez, reúne poesias de Mário Quintana e teve o seu CD lançado recentemente. Ambos os CDs foram indicados para o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Álbum Infantil”. Em uma experiência ousada e pioneira, o novo show começou voltado para bebês e, só mais adiante, ganhou uma versão para palcos tradicionais e para crianças de todas as idades. 

Serviço Passeios Kids

PRIMEIRO OLHAR – VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS

Data: Até 29 de setembro 

Locais e endereços: 

Espaço Sobrevento – Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca – São Paulo 

Teatro Lauro Gomes – Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo 

Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais. Além disso, contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.

Duração: Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos

Capacidade e recomendação: 80 lugares, que destinam-se a um bebê de até 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão. Demais espectadores ficarão sujeitos à disponibilidade de vagas, a critério da produção. Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão. É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br

Classificação: De seis meses a três anos

Site: http://www.canalaberto.com.br/

Clique aqui para conferir mais dicas de passeios.

Publicidade

Família no Parque