Categorias: Para Bebês, Para fazer em casa, Teatro

VIII Mostra Internacional de Teatro para Bebês terá início em fevereiro com apresentações online

O GRUPO Sobrevento apresenta a Mostra Primeiro Olhar de Teatro para Bebês. A programação da 8a edição da mostra terá seu lançamento oficial no dia 19 de fevereiro de 2021, sexta-feira, às 16h.

A apresentação do projeto será transmitida pela página do SOBREVENTO no Facebook e terá a participação da Cia. La Casa Incierta e da Cia. Studio Sereia. Ambas as companhias realizarão uma série de apresentações criadas para o formato online. Para ter acesso às sessões, que oferecerão acessibilidade em LIBRAS, e que serão gratuitas, ao vivo e online, reserve seu ingresso pelo e-mail info@sobrevento.com.br.

A mostra propõe um olhar de quem vê as coisas pela primeira vez e que é capaz de se maravilhar com elas. Apresentando diferentes propostas de comunicação poética com a primeiríssima infância, o festival visa a garantir o acesso à Cultura a um público excluído e a estimular a criação de novos espetáculos para essa faixa etária.
O projeto foi selecionado pelo Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2019 e será realizado pela Lei de Incentivo à Cultura.

Brasilienses pioneiros no Teatro para Bebês inovam ao criar apresentações teatrais online durante a pandemia

A Companhia de Teatro para Bebês La Casa Incierta, referência mundial em arte para a primeira infância há quase 3 décadas, e a Cia. Studio Sereia, também um celeiro de projetos destinados a bebês (incluindo os prematuros), se juntaram para criar um circuito de apresentações online para seu público, nesse tempo de pandemia.
Dois espetáculos diferentes serão exibidos em formato híbrido (teatro e cinema), dentro da programação da mostra Primeiro Olhar: O Farol será apresentado nos dias 20 e 21 de fevereiro e Pupila D’água, nos dias 27 e 28 de fevereiro. As apresentações oferecerão acessibilidade em LIBRAS e acontecerão aos sábados e domingos, em duas sessões – às 11h e às 16h – ao vivo, do palco do Teatro da Aliança Francesa em Brasília. Para reservar seu ingresso gratuitamente, envie um e-mail para info@sobrevento.com.br.

A apresentação do Teatro para Bebês será transmitida pela página do SOBREVENTO no Facebook e terá a participação da Cia. La Casa Incierta e da Cia. Studio Sereia

Este também é o formato da peça O Farol, dirigida por Clarice e interpretada e produzida pela atriz, cantora e compositora Fernanda Cabral, da Cia. Studio Sereia. A peça foi inspirada em um texto presenteado pelo seu parceiro musical Chico César, na ocasião em que se apresentou na França, como atriz de Pupila D’água. O poema virou canção e integrou a trilha sonora que Fernanda compôs originalmente para a peça. Também inseriu textos de sua autoria e um poema do poeta paraibano Lau Siqueira, criando uma dramaturgia rica em apelos visuais e sonoros.
As novas montagens estão baseadas em pesquisas sobre a integração de crianças com deficiência auditiva e utiliza artística e poeticamente a linguagem de sinais para construir os significados do espetáculo, além da manipulação de objetos, música, teatro e cinema. As duas peças-filmes contam com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

SOBRE OS ESPETÁCULOS

PUPILA D´ÁGUA

PUPILA D´ÁGUA é um espetáculo histórico da Cia La Casa Incierta, que já foi exibido mais de 800 vezes no Brasil e em outros países. O espetáculo utiliza elementos de canto lírico, percussão com objetos cenográficos e vasos de cristal, além de um repertório de elementos teatrais e de dança. Esta obra é uma das grandes precursoras no mundo do conhecido e pioneiro Teatro para Bebês. Ganhou o prêmio FETEN na Espanha e recebeu menção de honra pela ASSITEJ no Canadá.

FAROL

O FAROL é o primeiro espetáculo da Cia. Studio Sereia, apresentado em palcos do Brasil, Argentina, Espanha e França. O Farol nasce da cosmogonia da atriz para criar uma fábula feminina sobre mãe e filha. A concepção do espetáculo é inspirada em elementos da cultura japonesa, desde o figurino aos objetos de cena. A diretora Agnès Desfosses, organizadora de um dos maiores Festivais de teatro destinados para a Primeira Infância [Les Premières Rencontres, em Paris] chegou a comentar: “Há muita sensibilidade na voz e na maneira de cantar. O que se transmite é a paz, a mesma que permite ao bebê dormir, após o canto de sua mãe. É um espetáculo que surge como um presente muito suave e especial”.

Serviço Passeios Kids:

LANÇAMENTO DO PRIMEIRO OLHAR – VIII MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS

Dia 19 de fevereiro de 2021, sexta-feira, às 16h, em https://www.facebook.com/sobrevento

O FAROL – Cia. Studio Sereia
Dias 20 e 21 de fevereiro, sábado e domingo, às 11h e às 16h.
PUPILA D`ÁGUA – Cia La Casa Incierta
Dias 27 e 28 de fevereiro, sábado e domingo, às 11h e às 16h
Todas as atividades serão realizadas ao vivo, online e gratuitamente. As apresentações são destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade e oferecem acessibilidade em LIBRAS. Os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo e-mail info@sobrevento.com.br

Publicidade