Categorias: Gratuito, Passeios, Teatro

GRATUITO: Teatro de Janela, do Grupo Esparrama, volta ao Minhocão

O projeto Teatro de Janela, do Grupo Esparrama, acontece na janela de um apartamento em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart), entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação. Como se fossem cortinas de um teatro, as janelas do apartamento se abrem para revelar um espetáculo que, de forma poética e inusitada, ocupa e debate a cidade. A plateia se acomoda no espaço público para assistir a uma peça teatral e com isso se apropriar da cidade de uma forma diferente.

A iniciativa do Teatro de Janela volta a ser encenada a partir de 23 de março, sábado, às 16h, para comemorar 10 anos de sua primeira apresentação. Para além da celebração deste marco, esta temporada traz os três espetáculos da trilogia Teatro de Janela em dias alternados.

A trilogia Teatro de Janela

Esparrama pela Janela (2013)

Foi o espetáculo que deu origem à trilogia. A montagem ganhou destaque relevante de público, crítica e mídia pela forma poética e inusitada com que ocupou e discutiu a cidade. Vencedora dos prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem nas categorias revelação pela direção e Sustentabilidade e Cooperativa Paulista de Teatro de melhor ocupação de espaço, a peça foi um projeto precursor para a revitalização simbólica do Minhocão, se tornando referência para diversas pesquisas nas áreas de artes e urbanismo.

No espetáculo, um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: a menina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.

Minhoca na Janela (2015)

Jogou luz na questão do caos urbano que intervêm na vida privada das pessoas. A pergunta que guiou a  montagem foi: Por que a cidade nos dá medo?

No enredo, uma menina se muda do interior para uma cidade grande, se depara com o Minhocão diante da janela, mas tem muito medo de chegar até ele para poder brincar.  Encorajada por alguns amigos que encontra pelo caminho, ela resolve tirar as “minhocas da cabeça”. Ela constrói um barco para navegar pelas ruas da cidade. Foi a primeira experiência onde o grupo saiu da janela para ocupar, também, o espaço do Minhocão. Com isso, criou-se outras possibilidades estéticas de discutir o uso do espaço público.

Navegar (2018)

Fecha a trilogia do Teatro de Janela. É resultado da pesquisa do projeto contemplado pelo Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Ele produziu uma série de “escutas” com crianças para responder à pergunta Com que cidade sonha uma criança?

Inspirado nesse imaginário das crianças, a peça continua a história da personagem principal do Minhoca na Cabeça, seguindo a viagem que ela fez com seu barco. O espetáculo se utiliza do universo da palhaçaria, da linguagem da animação e da música ao vivo. Tudo para propor uma discussão sobre a relação entre a arte, as infâncias e a cidade.

Foi fianlista do Prêmio APCA 2018 na categoria Teatro Infantojuvenil. E também de em oito categorias (produção, direção, autoria de texto original, atriz, ator coadjuvante, cenografia, figurinos e sustentabilidade) do Prêmio São Paulo de Incentivo de Teatro Infantil e Jovem.

Serviço Passeios Kids

Programaçao do Teatro de Janela

Minhoca na Cabeça: 23 e 30 de março, sábado, 16h e 7 de abril, domingo, 16h

Navegar: 24 e 31 de março, domingo, 16h e 13 de abril, sábado, 16h

Esparra pela Janela: 29 de março, sexta-feira, 16h e 6 e 14 de abril, sábado e domingo, 16h

Publicidade

Família no Parque