Categorias: Eventos, Férias, Sesc

Sesc São Paulo oferece centenas de atividades durante as férias de julho

Durante todo o mês de julho, o Sesc São Paulo realiza em sua rede estadual a programação especial Nas Férias…, reunindo atividades culturais e recreativas voltadas ao público infanto-juvenil e suas famílias, grande parte delas com entrada franca. Buscando ampliar o repertório de crianças e jovens, o projeto garante o acesso a diferentes experimentações e vivências por meio de passeios, oficinas, música, circo, teatro, dança, cinema, contação de histórias, recreação, intervenções artísticas, exposições, expressão corporal, esportes, literatura, tecnologia, artes manuais, artes visuais, ações para a cidadania, além do Espaço de Brincar, voltado a crianças de 0 a 6 anos.

As atividades reforçam e estimulam o convívio, oferecendo tempo e espaço para tanto. A sociabilização de crianças e jovens com adultos e idosos, a valorização de brincadeiras locais, o fortalecimento de vínculos afetivos e a desconstrução das fronteiras etárias também são pilares da proposta.

Sesc Belenzinho realiza o projeto Férias Fora do Sofá, com exibição de filmes, para toda a família, na Convivência, entre 18 e 28 de julho. Na mesma unidade acontece a programação de dança para a primeira infância Na Pontinha dos Pés, que traz os espetáculos O sonho de Maria Luísa, da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação, dias 15 e 16; o espetáculo 5 dançadeiras…peiras meiras dimofeiras seracoteiras, realizado pela Cia Giz de Cena, nos dias 22 e 23; e Pé de vento cabeça no chão, da Companhia REC/Alice Ripoll, dias 29 e 30. 

poesia e a música são destaque no Sesc Pinheiros, que promove, na Praça, a atividade Cante Lá que Eu Canto Cá: I Festival de Poesia de Repente para Crianças, apresentando ao público a poesia de repente por meio da performance de cantadores de profissão, que se encontram para o desafio do canto e do improviso; e o show do grupo Tiquequê (dias 22 e 23), que mistura linguagens expressivas para o público infantil, em uma integração criativa de música, teatro, narração de histórias, dança e brincadeiras. Já o Sesc Vila Mariana apresenta show daBanda Mirim (dias 15 e 16), a aula-espetáculo do grupo Barbatuques (dia 23) e a Série Concertinho, que traz as atrações Fê Lelot – Música de Câmara para Crianças (dia 08), Duo Clownrinetas – Em Busca da Clarineta Encantada (dia 15) e Trio Mas Non Troppo, com Mauro Braga, Pedro Assad e Fabio dos Santos (dia 22). 

No Sesc Pompeia, acontece o show Ciranda dos Orixás (8, 9, 15 e 16), com a Cia Tempo de Brincar, que apresenta canções em homenagem aos Orixás e aos cânticos e ritmos de tradições e matrizes afrobrasileiras. Dias 1º e 2 de julho, o destaque fica por conta do espetáculo Desastro, inspirado no clássico Space Oddity, de David Bowie, e conta com direção e performance de Neto Machado. Há, ainda, os espetáculos de circo Bora Brincar (dias 22, 23, 29 e 30), com o Coletivo Pernalta, e O Livro do Mundo Inteiro, com a Trupe Dunavô (dias 15, 16, 22, 23, 29, 30). 

Exposição multimídia de basquete

Unindo esporte e cultura, o Sesc Consolação realiza a exposição de  basquetebol 120 X 115: O Ouro em IndianápolisCom curadoria de Marcelo Duarte, autor do livro Guia dos Curiosos, a exposição celebra os 30 anos da conquista da medalha de ouro pela Seleção Brasileira de Basquete Masculino no Pan-Americano de Indianápolis, e traz no título o histórico placar da partida final entre Brasil e Estados Unidos. As atividades incluem uma programação paralela com cursos, aulas abertas, bate-papos, clínica de basquete, bate-bola, recreação em quadra, palestras, entre outros.

A superação do medo é o tema das Férias Terríveis do Sesc Osasco, que inclui a Jam de Dança Minotauro (dia 1º), o espetáculo circense Circo de Horrores e Maravilhas (dia 15) e o show de variedades Theatro Misterioso(dias 04, 07, 12 e 16), em que figuras fantásticas e personagens inusitados tratam de temas como a passagem do tempo, a liberdade e o amor.

A brincadeira e a diversão são o mote da programação do Sesc Interlagos, que traz espetáculos de teatro comoSementeiras (dias 09 e 30) e Era Uma Casa Muito Engraçada (dia 23), e atrações musicais como Heróis à Vista(dias 02 e 16), que por meio da manipulação de bonecos conta a aventura de Boris, um cãozinho filhote que sonha ser um cão-guia como seu pai. A unidade realiza ainda Oficinas de Jogos Tradicionais do Mundo – Puluc (dia 15), Dao (dia 22) e Shisima (29), que trabalham de maneira divertida a construção de jogos tradicionais de diferentes lugares do mundo, feitos a partir de madeiras descartadas em lixos e marcenarias, entre outras atividades lúdicas e educativas.

Cultura maker

A cultura maker toma conta do Sesc São Caetano no projeto especial de férias Monta e Apronta, Sem Faz de Conta! (dia 10 a 14; dia 17 a 21), que traz uma série de atividades que envolvem desde a produção do próprio lanche até a criação de um mecanismo para irrigação automática de hortas, criação de robôs, e tem como encerramento a visita a um FabLab, laboratório de criação de uso público e coletivo, com um piquenique no local. A unidade promove ainda atividades de Turismo Social (Oba! Férias!), espetáculos de circo, vivências para a primeira infância, entre outros.

Cinema

No CineSesc, o destaque fica com a estreia da cópia restaurada do clássico A História Sem Fim (dia 06 a 12), dirigido por Wolfgang Petersen, filme de 1984 que marcou uma geração de espectadores. Ele conta a história de Bastian, um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia. Um dia, após se livrar de alguns garotos que insistem em atormentá-lo, ele entra em uma livraria. Lá o proprietário mostra um livro antigo, chamado A História Sem Fim, classificado como perigoso. A leitura o transporta para o mundo da imaginação e fantasia, onde o protagonista vive uma série de aventuras. 

Sobre o Programa Espaço de Brincar do Sesc São Paulo

Destinados a crianças de 0 a 6 anos e seus adultos de referência, o Programa Espaço de Brincar desenvolve diferentes atividades que valorizam o protagonismo da criança e incentivam as relações intergeracionais. As unidades Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Interlagos, Itaquera, Osasco, Parque Dom Pedro II, Pompeia, Santana, Santo Amaro, Santo André, São Caetano e Vila Mariana possuem espaços físicos que têm como principal objetivo estimular o brincar. É um espaço interativo, que contempla a ideia da convivência lúdica entre as crianças e entre elas e seus acompanhantes. 

Oba! Férias!

Outro destaque é a programação Oba! Férias!, organizada pela área de Turismo Social do Sesc, com diversospasseios turísticos para crianças de 0 a 12 anos e seus responsáveis, em 25 unidades da capital, litoral e interior. O Sesc Consolação promove a atividade Aventureiros da História e Piquenique na Praça (dia 18), mostrando que é possível viajar sem sair de São Paulo, com uma aventura para toda a família desvendar as histórias que rondam a região do Parque Buenos Aires, em Higienópolis.

Sesc Carmo promove um passeio à Fazenda Santo Antônio de Bela Vista, em Itu, para mostrar aos pequenoscomo é produzido o café. A atividade Do cafezal ao cafezinho para crianças mostra as etapas da cultura do café, desde a formação de mudas da planta, passando pela torra, moagem e empacotamento de grãos. Já a atividadeO Gênio do Crime (dia 22), do Sesc Santana, tem como ponto de partida o enredo do livro de João Carlos Marinho e brinca com os locais e personagens mencionados na história. O Sesc Ipiranga leva seus frequentadores para aproveitarem Um Dia no Sesc Itaquera (dia 16), unidade campestre que possui uma área de 350.000m2, conhecida pela paisagem natural em áreas remanescentes de Mata Atlântica. 

relação das crianças com as cidades é tema da palestra A criança na cidade (dia 20), no Centro de Pesquisa e Formação, com o objetivo de tratar dos potenciais educativos do espaço público e como as crianças se relacionam com as cidades. A palestra é ministrada por Adriana Friedmann, mestre em Educação pela UNICAMP e doutora em Antropologia pela PUC-SP, criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira. 

A programação completa do Oba! Férias! está disponível em sescsp.org.br/obaferias . As inscrições devem ser feitas antecipadamente, as atividades têm vagas limitadas e valores acessíveis. 

PROGRAMAÇÃO | SESC VILA MARIANA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O Grãozinho de Bico
Contação de Histórias seguida de Oficina de Percussão Corporal
Com a Cia. Olho d’Água
Dia 29 de julho, sábado, das 13h30 às 15h
Sala Corpo & Artes – 6º Andar – Torre B
Grátis | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência

Nesta narração a Cia. Olho D’Água apresenta a história de um casal pobre que não tinha filhos até que, num toque de mágica, arranjam um filho muito especial que enfrentará diversas aventuras. Uma livre adaptação, recheada de mímica, percussão corporal e divertidas canções, baseada no conto tradicional “O Grãozinho e o Boi”, registrada por Ítalo Calvino em seu livro Fábulas Italianas . Após contação haverá uma oficina de percussão corporal, onde o grupo guiará o público pelas possibilidades sonoras de nossos corpos, apresentando e ensinando sonoplastias, ritmos e canções utilizadas na história. 

Histórias Moldadas pelo Barro
Contação de Histórias seguida de Oficina de Modelagem em Argila
Com a Cia. Olho d’Água
Dia 30 de julho, domingo, das 13h30 às 15h
Sala Corpo & Artes – 6º Andar – Torre B
Grátis | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência

Da Terra viemos e para ela voltaremos…é o que dizem muitas tradições antigas ao redor do mundo. Nesse encontro a Cia. Olho D’Água partirá do mito Iorubá da criação do mundo por Nanã e Iemanjá – uma trazendo a terra a outra trazendo a água – para mostrar a importância do barro na criação e recriação de nosso mundo. Entre mitos de criação e vivências com argila, conduzirão o público por um passeio musical e cultural dialogando com a poética da Mãe Terra presente em tantas culturas.
Após contação, haverá uma oficina de modelagem em argila, onde o público poderá aprender suas técnicas básicas e experimentar a possibilidade de criar texturas com grãos e sementes. 

CINEMA

Clássicos Sci-Fi

A Ameaça que Veio do Espaço
(Direção: Jack Arnold. EUA, 1953, 80 minutos, P&B)
Dia 29 de julho, sábado, às 14h
Auditório (capacidade: 128 lugares)
Classificação indicativa: 14 anos
Grátis
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, limitado a 2 por pessoa, na Central de Atendimento

No interior do Arizona, um astrônomo descobre que uma espaçonave caiu no deserto, mas ninguém acredita nele. Quando moradores começam a desaparecer, ele decide investigar. Baseado em um conto de Ray Bradbury (Fahrenheit 451).  Jack Arnold (1916-1992) foi um diretor e ator estadunidense de filmes para o cinema e televisão, conhecido por suas produções de ficção-científica e horror que foram destaque na década de 1950. 

ESPORTE E ATVIDADE FÍSICA

aula aberta

Yoga Pais e Filhos
Aula Aberta com os Instrutores do Sesc
Até 30 de julho, domingos, das 11h às 12h
Sala Corpo & Artes – 6º Andar, Torre B
Livre
Grátis | não é necessária inscrição

Prática indiana indicada para pessoas que buscam equilíbrio, por meio de exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliado a meditação. Nessa atividade as crianças serão contempladas, em um momento de interação com a família. Serão realizados exercícios, posturas, jogos e brincadeiras. 

Vivência

OFICINA DO NADO
Vivências de técnicas, correções e treinos específicos para um melhor desenvolvimento das práticas aquáticas.

Vivência

Multinatação – Muito Mais que Nadar
Oficina com Ednaldo Herculano Miranda Júnior (Manno)
Dia 30 de julho, domingo, das 10h30 às 12h30
Piscina
Classificação indicativa: 12 anos
Grátis | inscrições no dia e local

A Multinatação é um método de treinamento da natação, que desenvolve a coordenação, propriocepção, força e a resistência do nadar com técnicas específicas. Criado e desenvolvido por Ednaldo Herculano Mirand Júnior , mais conhecido como Manno, que é ex-aulixiar da seleção brasileira de natação e ex-técnico da seleção brasileira paralímpica. O método surgiu a partir da observação das diferenças da cultura da natação no país durante as viagens de Manno.

Obs: Necessário credencial plena e exame dermatológico atualizado

TREINANDO COMO ATLETA
Atividades ministradas por profissionais que atuam diretamente com atletas, como  técnicos, preparadores físicos, nutricionistas, etc.

aula aberta

Multinatação
Aula Aberta com Ednaldo Herculano de Miranda Junior (Manno)
Dia 29 de julho, sábado, das 9h30 às 10h30
Piscina
Classificação indicativa: 12 anos
Grátis | não é necessária inscrição

Aulas especiais para os alunos dos cursos permanentes de práticas aquáticas e demais interessados. A Multinatação é um método de treinamento da natação que desenvolve a coordenação, propriocepção, força e a resistência do nadar com técnicas específicas. Criado e desenvolvido por Ednaldo Herculano Mirand Júnior , mais conhecido como Manno, que é ex-aulixiar da seleção brasileira de natação e ex-técnico da seleção brasileira paralímpica. O método surgiu a partir da observação das diferenças da cultura da natação no país durante as viagens de Manno.  

Obs: Necessário ter credencial do Sesc e exame dermatológico atualizados. 

Vivência

Brincando com Capoeira
Até 29 de julho, sábados, das 11h às 12h30
Sala Corpo & Artes – 6º Andar, Torre B
Livre
Grátis | não é necessária inscrição

O projeto Brincapoeirar propõe ações de imersão na capoeira, com atividades dirigidas e dinâmicas preparadas para o público Inter geracional (pais e filhos), sobretudo crianças e adolescentes. O projeto busca ampliar o repertório psicomotor, colaborando com a formação da identidade cultural, cidadania, cultura de paz e bom convívio das regras sociais, de forma lúdica e educativa. 

Vivência

Kempô Indiano – Oficina de Arte Marcial para Crianças e Familiares
Até 29 de julho, sábados, das 16h às 18h
Sala Corpo & Artes – 6º Andar, Torre B
Livre
Grátis | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência

Por meio da inspiração nos animais e nas forças da natureza, trabalhados num ambiente de muita interação e espontaneidade, o Kempô acessa muito facilmente o universo infantil, propiciando um treinamento corporal lúdico e desafiador. No amplo leque de possibilidades do Kempô, onde aparecem os movimentos do tigre, do macaco, da serpente, da garça, do lobo e muitos outros, também aparecem os tópicos como prontidão, relaxamento, estratégia, diferenças de comportamento entre um animal e outro, permitindo um rico caldo de aprendizados, mas focando mais na intenção interior ligada a essas forças do que em uma forma exterior pré-determinada. O Kempô (Sangha) é uma arte guerreira que combina características a um só tempo contemporâneas e tradicionais. Fala-se antes num descondicionamento para redescobrir um potencial interior pré-existente do que num condicionamento físico visando a aquisição de algo novo.

 

Serviço Passeios Kids:
Nas Férias…
De 1º a 30 de julho de 2017
Todas as unidades do Sesc São Paulo
Classificação indicativa:
 Livre
Programação completa: https://www.sescsp.org.br/ 

Bilheteria: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h30; sábado, das 10h às 21h; domingo e feriado, das 10h às 18h30 (ingressos à venda em todas as unidades do Sesc).

Horário de funcionamento da Unidade: Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 21h; e domingo e feriado, das 9h às 18h30.

Central de Atendimento (Piso Superior – Torre A): Terça a sexta-feira, das 9h às 20h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.

Estacionamento: R$ 5,50 a primeira hora + R$ 2,00 a hora adicional (Credencial Plena: trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). R$ 12 a primeira hora + R$ 3,00 a hora adicional (outros). 200 vagas.

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP
Informações: 5080-3000
sescsp.org.br

Publicidade

Família no Parque