Categorias: Dia das Crianças, Gratuito, Passeios

GRATUITO! Sesc Bom Retiro apresenta programação especial na semana das Crianças

A Semana das Crianças no Sesc Bom Retiro está muito especial e acontece entre 12 e 16 de outubro. A  programação é diversa voltada para Crianças de 0 a 12 anos. Gratuita,  contempla diversas linguagens, música, literatura, teatro, esportes, tecnologias e artes e circo.

Programação Semana das Crianças no Sesc Bom Retiro 

No dia 12/10, o Espaço de Brincar, recebe programação voltada para crianças da primeira infância, entre 0 e 6 anos: a Ocupação Afrolúdica, traz um conjunto de objetos e materiais que remetem ao repertório afro-brasileiro e africano, das 12h às 17h. A atividade acontece também aos sábados (das 12h às 18h30) e domingos (das 10h às 17h30), ao longo do mês.

As crianças da primeiríssima infância (de 0 a 3 anos) podem participar da oficina NoCaminho dos Sonhos – Acalantos e brincadeiras sonoras vindas de África que busca de maneira lúdica e pautada na corporeidade propiciar vivências entre as famílias com acalantos e brincadeiras de várias regiões do continente africano. A atividade é realizada na Sala de oficinas. Inscrições no local. Das 10h30às 12h.

No Teatro, a exibição do filme Homem-Aranha no Aranhaverso, traz a história de um jovem negro do Brooklyn, que se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker, às 12h.

Na Praça de Convivência, o Cortejo Cênico-Musical de Palhaças Pretas!, é uma festa de comicidade embalada por músicas brasileiras, às 13h. O cortejo musical com Ilu Obá de Min, traz repertório especial de músicas afro-brasileiras, acontece às 14h, e o espetáculo Os Coloridos, com Cia Os Crespos, traz personagens e apresentam diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas, às 16h.

Em oficinas, Mancala – construção de tabuleiros e vivência do jogo, com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes, convidam o público a aprender a jogar Mancala – um jogo milenar de raciocínio lógico que simula o ato de semear e é jogado em todo o continente africano, às 13h30.

E ainda Que Cor é a minha Cor?, com Luderê Afrolúdico, oferece às crianças a possibilidade de, através da mistura de cores e tintas, chegar à tonalidade da própria pele, às 15h.

FINAL DE SEMANA

Dia 15/10, sábado, a Ocupação Afrolúdica, segue no Espaço de Brincar, voltado às crianças da primeira infância, entre 0 e 6 anos, traz um conjunto de objetos e materiais que remetem ao repertório afro-brasileiro e africano, das 12h às 18h30. Das 12h às 18h30.

A mediação de leitura, Histórias Daqui – Histórias de lá, com Luderê Afro Lúdico, é realizada a partir do acervo da Biblioteca do Sesc Bom Retiro que contém um repertório de livros com a temática afro-brasileira e africana. Tais livros se preocupam em representar pessoas africanas e descendentes a partir de uma perspectiva afetiva e de valorização da negritude no discurso e na estética. São histórias que apresentam a África e a diáspora africana de maneira rica e diversa. Sábado, das 11h30 às 16h.

Às 12h, o filme Kirikou – Os Animais Selvagens (Direção: Michel Ocelot, Bénédicte Galup. EUA, 2005, 75 min.), parte do Cine Meninada, apresenta a história de Kirikou, que sentado no trono de sua caverna azul, o avô de Kirikou relembra histórias da infância do herói e conta como salvou sua pequena aldeia na África da fome, da sede, da doença e das investidas da malvada bruxa Karaba, usando sua astúcia e valentia.

Na Praça de Convivência a intervenção literáriaPalavras do guarda-chuva: Origens africanas, com Coletivo Catappum!, convidam o público para uma viagem nas palavras africanas que fazem parte do nosso cotidiano no Brasil e muitas vezes não sabemos a origem. Os palhaços, interpretados por Fagner Saraiva e Monique Salustiano, utilizam para esta intervenção a literatura, a arte teatral com elementos poéticos e sonoros, proporcionando ao público uma experiência representativa no campo da arte negra. A intervenção visa estimular as memórias e a descoberta do significado das palavras africanas utilizadas constantemente no Brasil. A música e a literatura são elementos para as aventuras poéticas na intervenção artística guiada pelos palhaços. Das 13h30 às 14h. Das 16h30 às 17he das 18h às 18h.

O Espaço de Tecnologias e Artes recebe a oficina Mancala – construção de tabuleiros e vivência do jogo, jogo milenar de raciocínio lógico que simula o ato de semear e é jogado em todo o continente africano. Nesta atividade, os participantes construirão o tabuleiro e aprenderão a jogar mancala sob mediação dos educadores da educadora e educadores do Sesc Bom Retiro. Das 13h30 às 16h.

Na Oficina de Xererê, Silvana Aparecida dos Santos compartilha uma das formas de contribuir o instrumento africano: a escolha da cabaça, organização dos fios e as miçangas de diferentes formatos e cores. Às 15h às 16h30, na Sala de oficinas. Inscrições no local.

O Samba de Dandara apresenta o show Tem Crianças no Samba, com um repertório com base na experiência das crianças, na Praça de convivência, às 17h.

No dia 16/10, domingo: o Espaço de Brincar, voltado às crianças da primeira infância, entre 0 e 6 anos: a Ocupação Afrolúdica, traz um conjunto de objetos e materiais que remetem ao repertório afro-brasileiro e africano, das 10h às 17h30.

Na praça de convivência, a Yoga Cantada para crianças, com Cristiane Zerbini e Daniel Braga Lima, das 11h às 12h, traz os preceitos básicos dessa arte milenar do Hatha Yoga às crianças e famílias de uma forma lúdica, por meio de canções, histórias  misturando simultaneamente exercícios respiratórios, de concentração e posturas corporais: “O Yoga promove o relaxamento, ajuda a criança a ter consciência corporal e se desenvolver melhor emocionalmente, auxiliando na coordenação motora, equilíbrio e postural. Estimulando o foco e a concentração”, conta Zerbini.

A Biblioteca, recebe a vivência literária África no meu quintal: histórias e brincadeiras africanas, com Cia Os Crespos, antigamente os homens e as mulheres eram tristes porque não haviam histórias, até que Ananseagrada o Deus Nyamie ganha todas as histórias, espalhando-as pelo mundo. Este conto de Gana se mistura a vários outros, da Nigéria, do Egito, de Angola, da República Democrática do Congo e da Tanzânia, que juntas compõe um colorido painel cultural. De cada um desses países vem uma nova história, curiosidade ou brincadeira para experimentar diferentes formas de compreender o mundo. Os participantes irão assistir a brincadeiras e jogos africanos - jogos de contato, jogos de cantar, brincadeiras com o corpo e com diversos materiais - numa expedição lúdica por alguns dos mais de 50 países do continente africano. A vivência apresenta também, contos, músicas e conhecimentos gerais da cultura e visão de mundo de diferentes povos e regiões. Das 14h às 15h.

A oficina A Descoberta dos Adinkras, Silvana Aparecida dos Santos, apresenta os símbolos  gráficos que guardam provérbios e ideias ancestrais da cultura akã, do povo Ashanti, que vive na região de Gana, na África. Das 15h às 16h30 no Foyer do teatro. Inscrições no local.


No Ginásio, o Brincapoeirar, com OBA - Organização Brasil Africania, realiza a imersão e iniciação esportiva da capoeira de forma lúdica, contribuindo na formação da identidade cultural por meio de atividades educativas. Das 15h às 17h.

O Teatro, recebe a estreia da curta temporada do espetáculo Nuang, Caminhos da Liberdade, com Obalufônica, estreia curtíssima temporada no domingo, dia 16/10, às 16h. O espetáculo apresenta a história da menina Nuang que nasce no Reino de Uthando, conectada aos valores do seu povo. Às 16h, ingressos gratuitos para crianças até 12 anos.

A intervenção Palavras do guarda-chuva: Origens africanas, com Coletivo Catappum!, convidam o público para uma viagem nas palavras africanas que fazem parte do nosso cotidiano no Brasil e muitas vezes não sabemos a origem. Os palhaços utilizam para esta intervenção a literatura, a arte teatral com elementos poéticos e sonoros, proporcionando ao público uma experiência representativa no campo da arte negra. A atração criada pelo Coletivo Catappum, visa estimular as memórias e a descoberta do significado das palavras africanas utilizadas constantemente no Brasil. A música e a literatura são elementos para as aventuras poéticas na intervenção artística guiada pelos palhaços. Das 12h às 12h30, das 15h30 às 16h e das 17h às 17h30.

Serviço Passeios Kids: 

Ocupação Afrolúdica

Dia 12/10, quarta, das 12h às 17h.

Local: Espaço de brincar. Até 6 anos.

No Caminho dos Sonhos – Acalantos e brincadeiras sonoras vindas de África

Dia 12/10, quarta, 10h30 às 12h.

Local: Sala de oficinas. Inscrições no local, com retirada de senha 30 minutos antes, vagas limitadas.

Homem-Aranha no Aranhaverso 

Dia 12/10, sábado, às 12h.

Local: Teatro.

Cortejo Cênico-Musical de Palhaças Pretas! 

Com Cibele Mateus, Priscila Senegalho, Pipa Luque, Jussara Santos e banda

Dia 12/10, quarta, das 13h às 14h.

Local: Praça de convivência. Livre.

Ilu Obá de Min

Dia 12/10, quarta, às 14h

Local: Praça de convivência. Livre.

Os Coloridos, com Cia Os Crespos

Dia 12/10, quarta, às 16h

Local: Praça de convivência. Livre.

Que Cor é a minha Cor?, com Luderê Afrolúdico

Dia 12/10, quarta, às 15h

Local: Sala de Oficinas 1. Inscrições no local.

Ocupação Afrolúdica

Dia 15/10, sábado, das 12h às 18h30

Local: Espaço de brincar. Até 6 anos.

Histórias Daqui – Histórias de lá, com Luderê Afro Lúdico

Dia 15/10, sábado, das 11h30 às 16h

Local: Biblioteca. Livre.

Kirikou – Os Animais Selvagens (Direção: Michel Ocelot, Bénédicte Galup. EUA, 2005, 75 min.)

Dia 15/10, sábado, 12h

Local: Teatro. Livre.

Palavras do guarda-chuva: Origens africanas, com Coletivo Catappum!

Dia 15/10, sábado, das 13h30 às 14h. Das 16h30 às 17h e das 18h às 18h

Local: Praça de convivência. Livre.

Mancala – construção de tabuleiros e vivência do jogo

Dia 15/10, sábado, das 13h30 às 16h

Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Livre.

Oficina de Xererê, Silvana Aparecida dos Santos

Dia 15/10, sábado, das 15h às 16h30.

Local: Sala de Oficinas 1. Inscrições no local.

Samba de Dandara – show Tem Crianças no Samba

Dia 15/10, sábado, às 17h

Local: Praça de convivência. Livre.

Ocupação Afrolúdica

Dia 16/10, domingo, 10h às 17h30.

Local: Espaço de brincar. Até 6 anos.

Yoga Cantada para crianças, com Cristiane Zerbini e Daniel Braga Lima

Dia 16/10, domingo, às 11h

Local: Praça de convivência. Livre.

Palavras do guarda-chuva: Origens africanas com Coletivo Catappum!

Das 12h às 12h30, das 15h30 às 16h e das 17h às 17h30

Local: Praça de convivência. Livre.

África no meu quintal: histórias e brincadeiras africanas, com Cia Os Crespos
Dia 16/10, domingo, das14h às 15h.
Local: Biblioteca. Livre.

A Descoberta dos Adinkras, Silvana Aparecida dos Santos

Dia 16/10, domingo, das 15h às 16h30.

Local: Foyer. Livre. Inscrições no local


Brincapoeirar, com OBA - Organização Brasil Africania
Dia 16/10, domingo, das 15h às 17h
Local: Ginásio. Livre.

Nuang, Caminhos da Liberdade, com Obalufônica

Dia 16/10, domingo, às 16h

R$ 7,50 (Credencial Plena), R$ 12,50 (Meia) e R$ 25 (Inteira)

Grátis para crianças até 12 anos.

Livre.

MÁSCARA 

O uso da máscara é recomendado durante toda a permanência na Unidade.

 

ESTACIONAMENTO DO SESC BOM RETIRO 

O estacionamento do Sesc oferece espaço para pessoas com necessidades especiais, carros de baixa emissão, carros elétricos e bicicletas. A capacidade do estacionamento é limitada. Os valores são cobrados igualmente para carros e motos. Entrada: Alameda Cleveland, 529.

Valores: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2 por hora adicional (Credencial Plena). R$ 12 a primeira hora e R$ 3 por hora adicional (Outros). Valores para o público de espetáculos à noite R$ 7,50 (Credencial Plena). R$ 15 (Outros).

Horários: Terça a sexta: 7h30 às 20h. Sábado: 10h às 20h. Domingo: 10h às 18h. IMPORTANTE: Em dias de espetáculos o estacionamento funciona até o término da apresentação.

 

TRANSPORTE 

O Sesc Bom Retiro oferece transporte gratuito partindo da estação da Luz. O embarque e desembarque ocorre na saída CPTM/José Paulino/Praça da Luz. Horários: Ida > Quarta (12/10), circular a partir das 13h30. Quinta (Dia 27/10), Sábados 1, 8, 15, 22 e 29/10), das 17h30 às 19h50. Domingos, 9/10, das 17h30 às 17h50. Dias 16, 23 e 30/10, das 13h30 às 15h50. Volta > Quarta, até 18h. Sábado e Domingo, ao término do espetáculo no teatro de volta à estação Luz.

Publicidade

Família no Parque