Categorias: Notícias

São Paulo terá rodízio 24h e restrição por placa par e ímpar a partir de segunda-feira

Durante coletiva de imprensa, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou que São Paulo terá rodízio 24h e restrição por placa par e ímpar a partir de segunda-feira (11/05).

 A medida mais dura visa aumentar a taxa de isolamento social em Sao Paulo.  A restrição de circulação de veículos vale para toda a cidade e durará o dia inteiro. Outra novidade é que agora os veículos poderão circular dia sim, dia não, conforme o número final da placa.

Quem não respeitar a nova regra do rodízio pagará multa de R$ 130,16. Além da perda de quatro pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Como funcionará o novo sistema de rodízio?

Os carros com placa final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só terão permissão para circular nos dias ímpares. Por exemplo, eles poderão circular no dia 11 de maio, mas não no dia 12. Já os carros com placa final (0, 2, 4, 6 ou 8) poderão circular nos dias pares. 

Além disso, os carros não poderão circular durante 24 horas do dia com restrição. Vale destacar ainda que o rodízio agora acontece todos os dias, incluindo sábados e domingo. Antes, era apenas de segunda a sexta.

Vale destacar que nos meses com 31 dias, os carros de placa final par não poderão circular por dois dias seguidos na virada de meses com 31 dias. Por exemplo, em 31 de maio e 1º de junho apenas os carros com placa par poderão circular.

Onde os carros não poderão circular?

Agora os carros ficam impedidos de circular por toda a cidade de São Paulo. Antes, o rodízio valia apenas para o centro expandido da capital paulista.

Até quando o novo sistema de rodízio vai durar?

Segundo divulgado pela prefeitura, o novo rodízio durará durante toda a pandemia.

O novo sistema de rodízio é válido para os profissionais de saúde também?

Os profissionais de saúde precisam se cadastrar para liberar seu carro para circular pela cidade. O cadastro pode ser feito por meio do e-mail isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br.

O prazo para  cadastro é de 10 dias. Nesse período, quem for multado poderá recorrer para a anulação. 

Publicidade

Família no Parque