Categorias: Gratuito, Oficina, Sesc

Programação infantil do Sesc 24 de Maio em Setembro

Teatro

espetáculo
NAVEGAR
– Com Grupo Esparrama
Dias 31/08 e 01/09. Sábado e domingo, das 16h às 17h
Local:
Área de Convivência
Duração: 60 minutos.
Livre. Grátis.

Durante suas viagens os dois navegadores de cidade, Nina e Samuel, se trombam e resolvem juntar suas embarcações para continuar transformando as ruas e vielas por onde passam. Porém eles são surpreendidos pelo Gatão que se proclamou o dono de todas as coisas do mundo e que agora quer o barco das crianças. Ele e seus capangas usarão de todos os disfarces para enganá-las, mas, com a ajuda de seus amigos pássaros, as crianças descobrirão que para a imaginação não há limites, se não for possível navegar pela cidade, sempre será possível voar por ela.

Direção: Iarlei Rangel
Dramaturgia: Processo colaborativo da equipe do espetáculo
Orientação Dramatúrgica: Solange Dias
Elenco: Adilson Camarão (músico), Gabi Zanola (atriz), Gislaine Pereira (atriz e manipuladora), Kleber Brianez (ator e manipulador), Laruama Alves (musicista), Ligia Campos (atriz e manipuladora), Rani Guerra (ator, manipulador e músico), Renato Ribeiro (ator, manipulador e músico), Weslley Nascimento (manipulador) e Vinícius Ramos (ator e músico)
Direção de Movimento: Ronaldo Aguiar
Direção Musical: Joel Carozzi
Cenografia e Adereços: Carlos Mendes
Figurino: Marcela Donato
Criação e Confecção de Bonecos: André Mello
Maquiagem: Lauruama Alves
Modelistas: Paula Gascon e Laura Françoso (Ateliê ControLLU) e Mila Reyli
Costureiras: Célia Pereira da Rocha, Edméia Evaristo (Ateliê ControLLU) e Mila Reyli.
Contraregras: Leonardo de Souza
Direção de Produção: Iarlei Rangel

espetáculo
FIM?
– Com Grupo Esparrama
Dias 7 e 8/9. Sábado e domingo, das 16h às 17h
Local:
Área de Convivência
Duração: 50 minutos.
Livre. Grátis.

O mundo acabou. Tudo está destruído e só sobraram lixões, campos de guerra, estranhos muros, restos lamacentos e um rio doce e… Duas baratas: Beatriti e Margueriti que, juntas, comemoram este fim. Elas acreditam que agora o mundo será apenas das baratas. Mas o que elas não sabem é que outros dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino, que agora perambulam pelo mundo com um mapa, uma semente e muita esperança. Empenhados em encontrar um novo começo para a humanidade, eles não desconfiam que estão sendo observados pelas baratas, que criarão divertidas armadilhas para “ajuda-los” a entender que o mundo delas é bem melhor sem eles… Será o Fim?

Direção: Iarlei Rangel
Assistente de Direção: Ligia Campos
Elenco: Kleber Brianez e Rani Guerra
Cenógrafa, Figurinista e Aderecista – Marcela Donato
Iluminação: Tulio Pezzoni
Dramaturgia e Trilha Sonora: Grupo Esparrama
Músicas Originais: Rani Guerra
Preparação Corporal: Ronaldo Aguiar
Confecção Casacos Baratas: Ana Griz
Produção: Ligia Campos e Iarlei Rangel

espetáculo
A BOLA – HISTÓRIAS QUE ROLAM
– Com Grupo Artes Simples de Teatro
Dias 14 e 15/09. Sábado e domingo, das 16h às 17h
Local:
Área de Convivência
Duração:
55 minutos
Livre. Grátis.

A peça conta sobre as várias expectativas que cada bola de futebol tem ao ser fabricada, principalmente o sonho de participar dos principais campeonatos e gramados do mundo. Durante o espetáculo acompanhamos a bola que virou youtuber, outra que foi parar no espaço, uma terceira que não foi comprada pela Fifa, mas por garotos que jogam futebol de várzea. Em linhas gerais, o enredo é sobre o sonho do que queremos ser quando crescer, dos caminhos que mudam e da aceitação do que a vida oferece enquanto oportunidade.

Direção: Pedro Pires
Elenco: Andrea Serrano, Eugenia Cecchini, Isadora Petrin, Marcela Arce, Marilia Miyazawa, Tatiana Eivazian e Tatiana Rehder
Dramaturgia: Grupo Arte Simples de Teatro e Pedro Pires
Intervenção dramatúrgica: Verônica Gentilin
Direção musical e músicas originais: Adilson Rodrigues
Músicos: Fernando Stelzer e Lucas Paiva
Direção de Arte (cenário, figurino, iluminação): Kleber Montanheiro
Operador de som: Reginaldo José (Radio Heliópolis) e Lucas (UNAS)
Operador de luz: Rodrigo Oliveira
Articulação de produção: Daniel Gaggini/MUK
Produção executiva: Andrea Serrano e Tatiana Rehder
Produção geral: Grupo Arte Simples de Teatro

Literatura:

contação de histórias
ESSES VIAJANTES E SUAS HISTORIETAS
– Com Cia. Arte Negus
De 14 a 28/09. Sábados, das 15h às 16h
Local:
Biblioteca (4º andar).
Livre. Grátis.

A cultura popular é um baú que guarda lendas, músicas, brincadeiras de palavras, parlendas e todo tipo de tesouro que nos permite conhecer de modo brincante a formação de um povo. Nesta contação, a Cia Arte Negus apresenta uma narrativa oral cênica realizada por duas personagens que viajam pelo mundo em busca de histórias que revelam o imaginário das diferentes regiões por onde passam. O repertório é composto de histórias folclóricas contadas por narradores viajantes, a partir dos livros de Câmara Cascudo e Silvio Romero, entre outras autoras e autores.

A Cia Arte Negus é uma companhia que vive de contar Causos, seja através da linguagem do palhaço, teatro ou história em quadrinhos. Fundada em 2007, desenvolve diversas atividades artísticas, como: narrações de histórias, espetáculos, cursos e oficinas. Em sua trajetória, o grupo participou de festivais, mostras e feiras, destacando: Mostra Sesc Cariri de Artes e Cultura, FENTEPP – Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, Festival Internacional de Dourados-MS, ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, entre outros. Contadores: Augusto Figliaggi, Elaine Guarani, Rafael de Barros, Cristiano Carvalho e Carolyn Ferreira. No repertório estão histórias populares coletadas por Silvio Romero, Silvana Salerno, Ricardo Azevedo e Câmara Cascudo.

 

Alimentação:

PARA OS PEQUENOS: MÃO NA MASSINHA
Projeto no qual crianças e seus responsáveis são apresentados à culinária a partir de modos simples de preparo e ingredientes diversos.

oficina
Mão na Massinha – Alquimia na Cozinha, com Lali Lázari

Dia 14/09. Sábado, das 14h às 15h e das 16h às 17h
Local: Sala 3 de Oficinas
Classificação indicativa: Recomendado para crianças a partir de 4 anos acompanhadas de um adulto.
Grátis. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência no local. Vagas limitadas.

A Gastronomia Molecular é uma ciência que aplica princípios científicos para a compreensão e melhoria da preparação dos alimentos, com o princípio de esclarecer e pesquisar a razões e transformações químicas dos ingredientes. Através das experimentações, a gastronomia molecular permite potencializar os sabores, favorecer preparações diversas, tornar as texturas agradáveis e promover a tecnologia na área de alimentos. A oficina apresenta o conceito de esferificação para as crianças com o objetivo de integrar a ciência com a culinária, promovendo a troca de saberes e reflexão sobre as práticas da cozinha. A esferificação é a gelificacão controlada de um líquido, misturado com alginato (hidrato de carbono de origem vegetal – algas castanhas) submergido numa outra solução liquída específica, à base de cloreto de cálcio.

Lali Lázari é gastrônoma formada pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto e pós-graduanda em Controle de Qualidade dos Alimentos. Tem especialização em cozinha funcional pela escola Natural Gourmet Institute em Nova Iorque. Participou de cursos na Le Cordon Bleu em Paris. É personal chef em cozinha  funcional e eventos gastronômicos.

TODOS JUNTOS!
Oficinas, vivências e brincadeiras que proporcionam o encontro entre crianças e famílias para construção coletiva.

oficina
Bonecos Diversos – Com Gloria Viana

De 01 a 29/09. Domingos, das 14h às 17h
Local:
Sala do Curumim – 9º andar.
Livre. Grátis.

Brincar com bonecos ajuda a criança a se conhecer, estimula a atividade sensorial, como tato, movimento, equilíbrio, a experiência consigo mesmo e com o outro. O boneco transforma-se num companheiro amigo e transmite diferentes formas da presença humana na vida. Brincando com bonecos a criança exercita a resolução de problemas, desenvolve e fortalece suas relações pessoais, principalmente quando se refere a afetividade, sentimentos e humores.

oficina
Movimento, Ritmo e Desafios – Com Denise Pereira
De 07 a 28/09. Sábados, das 14h às 17h
Local: Sala do Curumim – 9º andar.
Livre. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Nessas oficinas, todas as pessoas podem descobrir juntas jeitos diferentes de brincar, se movimentar e resolver desafios de modo colaborativo, valorizando a preciosidade da empatia e do convívio! Um espaço onde crianças e adultos brincam em um grande grupo, exercitam ritmo e movimento corporal.

PEQUENAS EXPEDIÇÕES
Ações com a primeira infância que visam promover a ampliação do universo da criança por meio de diferentes linguagens.

vivência
Bebelê – Com Antonio Carvalho, educador do Espaço de Brincar

Dias 4 e 18/9. Quarta, das 18h às 19h
Local:
Espaço de Brincar.
Livre. Grátis.

Apresentação de livros infanto juvenis entre as crianças e os adultos para ampliação do repertório literário e contação de histórias, em que a cada dia um adulto e uma criança participam protagonizando a roda.

 

Esporte:

vivência
Novos Esportes –
Com educadores do Sesc
De 3/8 a 29/9. Sábados e domingos, das 16h às 17h30
Local: Esportes – 8º andar
Classificação etária: A partir de 7 anos
Grátis.

Novos esportes, modalidades pouco conhecidas ou características de certas regiões, serão apresentadas ao público. São esportes organizados, que possuem regras, às vezes ligas e federações, mas que não são amplamente conhecidos, como tchoukball, manbol, spikeball, dentre outros.

 

Serviço Passeios Kids:

SESC 24 DE MAIO
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Fone: (11) 3350-6300

Horário de funcionamento da unidade
Terça a sábado, das 9h às 21h.
Domingos e feriados, das 9h às 18h.

Publicidade

Família no Parque