Categorias: Coronavírus, Notícias

Governo amplia horário e capacidade de ocupação do comércio e anuncia retomada de eventos

Quarentena em São Paulo! Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (07/07) o governador João Dória fez anúncios importantes. O primeiro deles é que haverá ampliação da permissão de funcionamento do comércio até as 23h. A mudança ocorre a partir desta sexta-feira (09/07) para todos o estado . Hoje, o limite de horário é 21h. Além disso, a capacidade de ocupação dos estabelecimentos será ampliada de 40% para 60%. Estão incluídos bares, restaurantes, padarias, shoppings, comércios e serviços.

Quarentena em São Paulo: mais vacinas

Outra boa notícia é que São Paulo adquiriu mais 4 milhões de doses extras para vacinar ao menos com a primeira dose a população a partir dos 18 anos dentro do cronograma estipulado. A vacinação completa da população com está prevista para acontecer até o dia 15 de setembro. “Recebemos doses, estamos trabalhando intensamente em um novo calendário vacinal”, disse Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19.

Eventos testes

O governo também pretende realizar 30 eventos testes a partir de 17 de julho, o que inclui festivais, shows, feiras e eventos esportivos. Os eventos receberão na plateia pessoas vacinadas e testadas para a Covid-19. Elas serão monitoradas posteriormente. Os eventos previstos são: Campus Party, Grande Prêmio de Fórmula 1, em novembro e Oktoberfest.
.

Retorno das aulas presenciais

Foi anunciada ainda a permissão para o retorno das aulas presenciais em universidades e escolas técnicas a partir de 2 de agosto e poderão receber presencialmente até 60% do total de alunos. As escolas de ensino técnico de nível médio, como as ETECs do Centro Paula Souza, seguem as mesmas regras da educação básica, ou seja, não têm limite de ocupação.

Vale ressaltar que cursos da área da saúde podem receber presencialmente 100% dos alunos matriculados, o que inclui cursos de Saúde Coletiva, Saúde Pública e Medicina Veterinária. Já as atividades laboratoriais, práticas e estágios de cursos superiores em todas as áreas poderão ocorrer presencialmente, sem limite de ocupação.

Ensino Básico

A secretaria estadual de educação anunciou ainda que, a partir de agosto, cada escola deverá determinar a capacidade de acolhimento total de alunos. Isso deve ser feito de acordo com a realidade de cada uma. Desde que sejam evidentemente respeitados todos os protocolos de prevenção. São elas: uso de mascaras, álcool em gel e distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes nas salas de aula.

Pandemia no estado

Nesta semana, o estado registrou um número total de pacientes internados com Covid-19 em UTIs menor que 9 mil pela primeira vez em quatro meses. Embora as internações estejam caindo em julho, o número absoluto registrado nesta semana ainda é 40% maior do que o recorde da primeira onda em 2020. Na época 6.416 pacientes ocupavam leitos de UTI há exatamente um ano.

A taxa geral de ocupação de leitos de UTI é de 70% no estado e de 64,56% na Grande São Paulo, considerando toda a rede de saúde.

Publicidade

Acampamento de férias