Categorias: Exposição, Férias, Museu, Passeios

Pinacoteca de São Paulo tem exposições e programação especial para toda família

A Pinacoteca de São Paulo, fundada em 1905 pelo Governo do Estado, é o museu de arte mais antigo da cidade. Concentrando-se na arte brasileira desde o século XIX até a contemporaneidade e promovendo diálogos com diversas culturas do mundo,  a Pinacoteca realiza exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. Além de promover projetos públicos multidisciplinares e programas educativos inclusivos.

Confira também a programação da PinaFamília clicando aqui!

Exposições em cartaz

Cecilia Vicuña: Sonhar a água – Uma retrospectiva do futuro (1964…)

Exposições em cartaz na Pinacoteca

Cecilia Vicuña (Santiago, Chile, 1948) “Sonhar a água — Uma retrospectiva do futuro (1964…)” é uma colaboração da Pinacoteca com o Museu Nacional do Chile, em Santiago, e com o Malba, em Buenos Aires. A curadoria é do peruano Miguel López e levará pinturas, fotografias, vídeos, peças sonoras, esculturas e instalações da artista para a Pina Contemporânea. Um de seus trabalhos mais emblemáticos, Menstrual (2006), poderá ser visto pelo público pela primeira vez no Brasil.

Essa é a primeira grande mostra da artista chilena no Brasil, reúne cerca de 200 obras que abrangem os 60 anos de sua produção e apresenta  o compromisso de Vicuña com as lutas populares, o respeito aos direitos humanos e a proteção ambiental.  O nome da exposição representa um convite para mudarmos nossa relação com a terra.

Local: Pina Contemporânea (Grande Galeria)
Data: de 18 de maio a 15 de setembro de 2024
Saiba mais clicando aqui

J. Cunha: Corpo tropical

Exposições em cartaz na Pinacoteca

A Pinacoteca apresenta uma retrospectiva de J. Cunha (Salvador, 1948), a maior já realizada em sua carreira. Com cerca de 300 itens, entre pinturas, desenhos, cartazes, estampas, objetos e documentos, “J. Cunha: Corpo tropical” apresenta a trajetória do artista, acompanhando seus percursos pela Bahia e sua projeção nacional e internacional. A mostra enfatiza o caráter experimental, a diversidade das linguagens e o compromisso político do artista e de sua obra.

Local: Pina Estação
Data: de 4 de maio de 2024 até 29 de setembro de 2024
Saiba mais clicando aqui

Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência

Exposições em cartaz na Pinacoteca

Aos 60 anos do Golpe Militar brasileiro (1964–1985), a Pinacoteca, em realização conjunta com o Memorial da Resistência de São Paulo, constrói diálogos sobre o estado de exceção a partir dos acervos artísticos e documentais de ambas as instituições. A exposição conjunta ocupa o 2º andar da Pina Estação. A mostra acontece no edifício da Pina Estação, que sediou até 1983 o Deops/SP — Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo —, que atuava como aparelho de repressão política do Estado e onde inúmeras pessoas foram presas e torturadas durante a Ditadura Civil-Militar (1964–1985), e hoje é ocupado pelo Memorial da Resistência de São Paulo e a Pinacoteca de São Paulo.

Local: Pina Estação (2º andar)
Data: de 6 de abril a 18 de agosto de 2024
Saiba mais clicando aqui

José Bento: Caminho de Guaré

Exposições em cartaz na Pinacoteca

José Bento (Salvador, BA, 1962) trará para o Octógono um projeto sensorial que pensa a relação com o espaço, tempo e memória, atribuindo novos significados ao seu principal material de trabalho, a madeira. No site-specific o artista relembra que toda cidade, como resultante das ações humanas no passado e no presente, é um receptáculo das histórias e dos ciclos de vida que por ela assentam e habitam.

A região onde a Pinacoteca se localiza foi, em um passado-presente da cidade de São Paulo, conhecida como Caminho de Guaré. Com destino às Minas Gerais, os tropeiros percorriam uma passagem que existia antes mesmo da chegada do elemento europeu a essas terras: percorrer o Caminho de Guaré é compreender o espaço em que estamos como lugar de consciência, reconhecer a presença indígena nesse território e se entender também como parte dessa intricada trama de história.

Local: Pinacoteca Luz (Octógono)
Data: de 23 de março de 2024 até 1 de setembro de 2024
Saiba mais clicando aqui

Lygia Clark: Projeto para um planeta

Exposições em cartaz na Pinacoteca

A mostra de uma das artistas brasileiras mais relevantes do século XX “Lygia Clark: Projeto para um planeta” ocupa as sete galerias da Pina Luz com mais de 150 obras que demonstram o legado dos mais de 30 anos de carreira da artista e comemora o seu centenário, apresentando obras como Projeto para um planeta (1960) – da série Bichos, que dá nome à exposição.

Lygia Clark (1920-1988) é um dos mais importantes nomes da arte brasileira contemporânea, parte de uma geração responsável por ampliar as linguagens, estabelecer vínculos com as questões socioculturais e engajar todas as pessoas, sendo artistas ou não, na experiência transformadora de criar.

Local: Pinacoteca Luz (1º andar)
Data: de 2 de março de 2024 até 4 de agosto de 2024
Saiba mais clicando aqui

Pinacoteca: Acervo

A exposição “Pinacoteca: Acervo” é feita do acervo de arte brasileira da Pinacoteca, ocupa 19 salas do Edifício Pinacoteca Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas. Aberta ao público em 2020, substituiu a mostra de longa duração anterior, “Arte no Brasil: uma história da Pinacoteca de São Paulo”, que ficou em cartaz entre 2011 e 2019.
Local: Pinacoteca Luz
Data: Fixa
Saiba mais clicando aqui

Vídeos do Acervo – Eder Santos: Pilgrimage

Completando a programação do acervo da Pinacoteca, uma sala de vídeo passa a integrar a programação anual. A sala de vídeo é um novo espaço no edifício da Pina Luz dedicado à exibição audiovisual, produção fundamental na arte contemporânea do Brasil e parte importante do acervo da instituição.
Local: Pina Luz, 1º andar
Saiba mais clicando aqui

Confira também a programação da PinaFamília clicando aqui!

Serviço Passeios Kids: Pinacoteca

Pina Luz: Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Pina Estação: Lg. General Osório,66, São Paulo, SP
Pina Contemporânea: Avenida Tiradentes, 273, São Paulo, SP

Data e horário:  De quarta a segunda, das 10h às 17h

Ingresso:
Inteira: R$ 30,00 (inteira)
Meia: R$ 15, 00 (meia)
(gratuito aos sábados)

Classificação: livre

Clique aqui e confira outras exposições que estão acontecendo!

Publicidade

Família no Parque