Categorias: Ao Ar Livre, Interior de SP, Passeios

Novidade em passeio ao ar livre: Parque Natural Arte Serrinha reúne arte, natureza e diversão em família

Em uma união harmoniosa entre a arte, a natureza e a sustentabilidade, o Parque Natural Arte Serrinha encanta famílias

O Parque Natural Arte Serrinha, localizado ao longo de todo o espaço da Fazenda Serrinha, aos pés da Serra da Mantiqueira, em Bragança Paulista (90 km de São Paulo), será inaugurado oficialmente para a visitação do público no dia 07 de novembro.

O parque, reconhecido como reserva ecológica particular com 10 hectares, abriga esculturas e instalações de Land Art produzidas pelos artistas convidados ao longo das 19 edições do tradicional Festival Arte Serrinha. O espaço conta ainda com trabalhos artísticos criados especificamente para os locais que ocupam; possuindo caráter dinâmico e vivo, ao incorporar a ação do tempo na sua constituição.

Os visitantes também têm acesso a trilhas para caminhada que levam para um mirante panorâmico no alto do morro, com vista da represa do Rio Jaguari, que abastece grande parte da capital paulista.

Obras

Dentre os artistas cujas obras estão incorporadas, compondo assim a paisagem artística do Parque Natural Arte Serrinha, estão nomes como: Eduardo Srur; Hugo França; BijaRi; Fernando Limberger; Michelangelo Pistoletto; Fábio Delduque; Jean Paul Ganem; Laura Gorsky; Lucas Bambozzi e Stela Barbieri. “Algumas destas obras são permanentes e outras vão desaparecendo ao sabor do sol, da chuva e dos ventos”; explica Fábio Delduque, um dos idealizadores do Parque e curador Festival Arte Serrinha.

O público interessado em conhecer os espaços e instalações deve agendar sua visita diretamente pelo site arteserrinha.com.br. Na página também é possível visualizar as instalações disponíveis para visitação e o acervo do Parque.

Incêndio e Reflorestamento

No final de setembro, cerca de 30 hectares do morro da Serrinha sofreu um incêndio provocado pelo tempo seco, afetando parcialmente algumas áreas do novo Parque.  Os trabalhos “Repouso” e “Justiça Selvagem”, de Laura Gorsky e Lucas Bambozzi respectivamente, chegaram a ser danificados. Para celebrar a abertura oficial do Parque e agir rapidamente para recuperação das áreas afetadas; haverá no dia 07 de novembro um mutirão de reflorestamento, com o plantio de cerca de 200 mudas de árvores de variadas espécies nativas da região.

Festival Arte Serrinha

Vale ressaltar que a programação de abertura do parque, que respeitará todos os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19; estará integrada às atividades do 19º Festival Arte Serrinha. Desta maneira, até o dia 06 de dezembro o público poderá participar de oficinas, residências e encontros nas áreas de teatro, música, gastronomia, moda, arqueologia, história da arte, entre outros.

O Festival Arte Serrinha será ainda o anfitrião do Fórum Renascimento (Forum Rebirth), parte do projeto artístico Terceiro Paraíso (Terzo Paradiso) – Interamericana De Arte; do artista italiano Michelangelo Pistoletto, realizado pela primeira vez no Brasil.

O Fórum Renascimento acontecerá entre os dias 02 e 12 de novembro, de forma virtual, pela plataforma Zoom. Participarão do evento cerca de 30 pessoas, divididas em 04 grupos, que se debruçarão sobre questões referentes aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do planeta até 2030; organizados pela ONU e suas relações com a cultura.

Programação – 19º Festival Arte Serrinha Especial de Abertura do Parque

Até 12 de novembro, das 18h às 20h

Fórum Renascimento

  • Grupo 1 – Educação de Qualidade + Cultura – 02 e 03/11
  • Grupo 2 – Redução de Desigualdades + Cultura – 04 e 05/11
  • Grupo 2 – Cidades e Comunidades Sustentáveis + Cultura – 09 e 10/11
  • Grupo 4 – Vida na Terra + Cultura – 11 e 12/11

De 6 a 8 de novembro

Descontrole Remoto – Oficina reversa – com Dora Longo Bahia, Camila Mota, Lucas Bambozzi e Mario Ramiro.

De 20 a 22 de novembro

Residência de performance e moda – com Guilherme Leme e João Pimenta

De 4 a 6 de dezembro

Evento de Gastronomia e Land Art – com Bel Coelho e Jean Paul Ganem

Dia 20 de novembro

Teatro – “Genderless, Um Corpo Fora da Lei”, com Guttervil Guttervil, direção Guilherme Leme

Dia 27 de novembro

Show – Orquestra Mundana Refugi no Drive In Busca Vida

Dias 5 e 6 de dezembro 

Show – Lívia Nestrovski, Lívia Mattos e Fred Ferreira

Lives

Arqueologia – com Paulo Eduardo Zanettini

Ciência na História da Arte – com Denise Mattar

Serviço Passeios Kids:

Parque Natural Arte Serrinha

Visitação por meio de agendamento no site: arteserrinha.com.br

Horários: Sábado, domingos e feriados das 10h às 18h

Endereço: Entrada pelo km 4,2 da Estrada da Serrinha (acesso pelo km 19 da Rodovia Fernão Dias para Piracaia)

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada e crianças de 6 a 10 anos). Grátis para crianças de 0 a 5 anos.

Procurando um passeio seguro para fazer neste momento? Clique aqui para saber mais.

Publicidade

Central Plaza Shopping