O Museu da Língua Portuguesa é daqueles lugares obrigatórios para se visitar em São Paulo. E dá para levar crianças de diferentes faixas etárias e para voltar de tempos em tempos porque sempre oferece novas experiências. E lembre-se! Ir a museu é um programa ótimo para se fazer em família, incluindo os bebês.
Eu já tinha ido ao Museu da Língua Portuguesa antes de ter a Lulu. Ele ficou fechado por mais de cinco anos, desde que pegou fogo em 2015 e reabriu em Julho de 2021. Lulu com 7 anos, com vários questionamentos e querendo absorver tudo. Foi incrível ver seus olhos brilhando com tanto aprendizado.
O Museu da Língua Portuguesa renova constantemente suas exposições e é interativo nas suas principais obras (eu acho que podia ser até mais). Além disso, tem um valor extremamente acessível e gratuidade aos sábados.
Auditório e Praça da Língua – 3º andar
Dicas de mãe:
Prefira ir ao Museu de metrô (Estação da Luz), táxi ou peça carro de aplicativo. Não tem estacionamento no local e nem próximo. Infelizmente, a região não é muito tranquila.
Em frente ao museu fica a Pinacoteca de São Paulo, que também vale muito a visita de toda a família.
E se quiser gastar a energia da criançada, uma dica é ir ao Pira Pop Park, um parque de trampolins e camas elásticas. É super divertido e tem desconto comprando no Passeios Kids. Clique aqui. Clique aqui.
Se você adquirir pela internet o ingresso do Museu da Língua Portuguesa terá a opção de, no ato da compra, pegar o ingresso do Museu do Futebol pela metade do preço.
Serviço Passeios Kids:
Local: Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Portão 1, São Paulo – São Paulo
Dias e horários: terça a domingo, das
9h às 16h30 (permanência permitida até 18h).
Fechamento: o museu fecha às segundas-feiras. Fechado também nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 1º/1.
Entrada mediante compra ou emissão antecipada de ingressos (recomendado), mas é possível comprar na porta também
Classificações indicativas: livre, mas algumas exposições podem ter classificação etária diferenciada
Política de meia-entrada
Estudantes – carteirinha válida, comprovante de matrícula (do ano corrente, impressa ou digitalizada) ou boleto bancário (com data de vencimento no mês corrente, impresso ou digitalizado).
Aposentados – comprovante da concessão do benefício (cartão do INSS ou holerite de aposentado).
Maiores de 60 anos – documento de identidade.
Política de gratuidade
É OBRIGATÓRIA a emissão antecipada de ingressos, mesmo por quem tem direito à gratuidade.
Todos os visitantes, aos sábados.
Crianças até 7 anos.
Professores, coordenadores e diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas (federais, estaduais ou municipais) e quadro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). Gratuidade estendida a cônjuge ou companheiro(a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que acompanharem a visita.
Pessoas com deficiência. Gratuidade estendida a 1 acompanhante.
Policiais militares, civis e da Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). A gratuidade é estendida ao cônjuge ou companheiro (a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que os acompanharem na visita.
Taxistas, mediante a apresentação do Condutax. A gratuidade é estendida a 1 acompanhante.
Visitantes do Circular Turismo SP, mediante apresentação do bilhete válido.
Funcionários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá.
Funcionários dos museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá.
Profissionais de museus filiados ao ICOM, mediante apresentação de carteirinha.