Categorias: Experiências, Museu, Passeios, Resenhas

Museu da Língua Portuguesa: passeio imperdível para crianças e adolescentes

Museu da Língua Portuguesa  é daqueles lugares obrigatórios para se visitar em São Paulo. E dá para levar crianças de diferentes faixas etárias e para voltar de tempos em tempos porque sempre oferece novas experiências. E lembre-se! Ir a museu é um programa ótimo para se fazer em família, incluindo os bebês.

Eu já tinha ido ao Museu da Língua Portuguesa antes de ter a Lulu. Ele ficou fechado por mais de cinco anos, desde que pegou fogo em 2015 e reabriu em Julho de 2021. Lulu com 7 anos, com vários questionamentos e querendo absorver tudo. Foi incrível ver seus olhos brilhando com tanto aprendizado.

O Museu da Língua Portuguesa renova constantemente suas exposições e é interativo nas suas principais obras (eu acho que podia ser até mais). Além disso, tem um valor extremamente acessível e  gratuidade aos sábados.

Um dos espaços imperdíveis é a Praça da Língua, uma espécie de planetário das palavras, onde trechos de textos da literatura portuguesa são projetados no teto e declamados por personalidades como Maria Bethânia e Zélia Duncan.

Uma outra dica é uma visita ao terraço do Museu da Língua Portuguesa, espaço aberto após a reinauguração da instituição, em julho de 2021. Um lugar ideal para registrar uma foto com toda a família, tendo a torre do relógio da Estação da Luz ao fundo.

Essa nossa canção

A exposição temporária Essa nossa cançãotraz para o público diversos ambientes sonoros e imersivos para mergulhar na riqueza do português do Brasil por meio de músicas de sucesso que foram incorporadas na cultura nacional, como Garota de Ipanema (Tom Jobim/Vinícius de Moraes), Construção (Chico Buarque) e Diário de um detento (Mano Brown/Josemir Prado).

Outro destaque do projeto é uma linha do tempo que apresenta vários objetos criados desde o século 19 com o objetivo de gravar e reproduzir as canções. Há gramofone, televisor (com a exibição de um clipe da cantora Rita Lee), walkman, que desperta a curiosidade das crianças.
Período de exposição: Até março 2024
Confira os detalhes aqui.

Visita Mediada

Caso o visitante queira fazer um tour especial com os educadores do Museu, há duas opções de horários, tanto no sábado quanto no domingo: às 10h e às 13h, acontece uma visita mediada pela exposição principal; e às 11h e às 15h, é a vez de um passeio pelo histórico prédio da Estação da Luz. Os grupos, de até 15 pessoas, são formados por onde de chegada, perto da bilheteria do pátio A.

Por fim, vale ainda passar pelo Flor Cafe, localizado no térreo do Museu da Língua Portuguesa. Lá dentro, há uma loja com uma série de objetos à venda, como canecas, camisetas, blocos de anotação e lápis, com o logotipo do Museu.

Dicas de mãe:

Prefira ir ao Museu de metrô (Estação da Luz), táxi ou peça carro de aplicativo. Não tem estacionamento no local e nem próximo. Infelizmente, a região não é muito tranquila.

Em frente ao museu fica a Pinacoteca de São Paulo, que também vale muito a visita de toda a família.

E se quiser gastar a energia da criançada, uma dica é ir ao Pira Pop Park, um parque de trampolins e camas elásticas. É super divertido e tem desconto comprando no Passeios Kids.  Clique aqui. 

Se você adquirir pela internet o ingresso do Museu da Língua Portuguesa terá a opção de, no ato da compra, pegar o ingresso do Museu do Futebol pela metade do preço.

Serviço Passeios Kids:

Local: Museu da Língua Portuguesa

Endereço: Praça da Luz, s/nº – Portão 1, São Paulo – São Paulo

Estação Férias – Brincadeiras Musicais
Dias e horários: De 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, das 10h às 17h
Local: No Saguão B, no Pátio B e na Calçada do Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Gratuito

Dias e horários: De terça a domingo. Das 9h às 16h30 (permanência permitida até 18h).

Entrada mediante compra ou emissão antecipada de ingressos (recomendado), mas é possível comprar na porta também.

Classificações indicativas: livre, mas algumas exposições podem ter classificação etária diferenciada

Valores:
Inteira – R$ 20,00

Meia-entrada – R$ 10,00
Grátis aos sábados*
Crianças até 7 anos não pagam
Pessoas com deficiência não pagam. Gratuidade estendida a 1 acompanhante

Possui acessibilidade. Saiba todas as informações aqui.
* Pessoas com direito à gratuidade também podem emitir suas entradas antecipadamente pela internet. **Caso agende sua visita com um grupo de amigos ou família, as pessoas desse grupo com direito à gratuidade também devem ter os ingressos emitidos para garantir sua entrada no mesmo horário.

Combo de ingressos Museu da Língua Portuguesa + Museu do Futebol:

  • Quem adquirir pela internet o ingresso do Museu da Língua Portuguesa terá a opção de, no ato da compra, pegar o ingresso do Museu do Futebol pela metade do preço.
  • A promoção é válida somente para as compras pela internet iniciadas pelo ingresso do Museu da Língua Portuguesa.
  • A visita aos dois museus deverá ser feita em 30 dias.
Política de gratuidade

É OBRIGATÓRIA a emissão antecipada de ingressos, mesmo por quem tem direito à gratuidade.

  • Todos os visitantes, aos sábados.
  • Crianças até 7 anos.
  • Professores, coordenadores e diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas (federais, estaduais ou municipais) e quadro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). Gratuidade estendida a cônjuge ou companheiro(a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que acompanharem a visita.
  • Pessoas com deficiência. Gratuidade estendida a 1 acompanhante.
  • Policiais militares, civis e da Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). A gratuidade é estendida ao cônjuge ou companheiro (a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que os acompanharem na visita.
  • Taxistas, mediante a apresentação do Condutax. A gratuidade é estendida a 1 acompanhante.
  • Visitantes do Circular Turismo SP, mediante apresentação do bilhete válido.
  • Funcionários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do  Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá.
  • Funcionários dos museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá.
  • Profissionais de museus filiados ao ICOM, mediante apresentação de carteirinha.

Publicidade

Família no Parque