O Museu da Imigração (MI), com o apoio institucional do Consulado-Geral da Itália, realiza nos dias 17 e 18 de agosto, das 11h às 18h, a edição especial do Festival VIVA! Itália, evento que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil e também os 468 anos do bairro da Mooca.
O evento será aberto ao público e gratuito e terá 14h de programações relacionadas à cultura ítalo-brasileira. Os ingressos estarão disponíveis apenas nos dias do evento (sujeito à lotação) na bilheteria do Museu, durante o funcionamento. A expectativa de público é de 7.000 pessoas ao todo.
A programação do VIVA! Itália no Museu da Imigração será composta de música, dança, gastronomia, vivências culturais, contação de histórias, exposição automobilística, entre outras atrações. As atividades resgatam a importância da comunidade italiana no Brasil, sua história, assim como propõem vivências de aspectos contemporâneos da cultura, fugindo, assim, de estereótipos.
A área gastronômica tem a curadoria da FIC (Federazione Italiana Cuochi) Brasile, organização que reúne mais de 20 mil chefs ao redor do mundo. A proposta é trazer especialidades das principais regiões da Itália em 12 tendas com restaurantes como o Bella Porchetta (chef Adan Garcia), que trará a porchetta di ariccia e salsiccia romana; o Trulli Pasta (chefs Pedro Catalano e Jéssica Peixoto), com especialidade como o panino (mortadella, pistacchio e crema di grana padano); o Palazzo di Zucca, com o tradicional ravióli de abóbora (chef João Netto); e outros. Será possível degustar vinhos sicilianos frescos, da Vinícola Casa Scalecci, chope e cervejas artesanais da Birrificio Artigianale Birra del Capo, entre outros drinks, como negroni, Bellini, aperol e martíni. Nas diversas opções de sobremesa estarão o cannoli, a panna cotta e a crostata.
VIVA! Itália no Museu da Imigração
O evento ainda terá uma atração para os apaixonados por carros, com a exposição de carros, com modelos Alfa Romeo 166, Alfa Romeo 156 e Alfa Romeo Ti4 além do modelo conversível Alfa Romeo Spider.
As histórias da imigração italiana no Brasil e da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás – hoje sede do Museu da Imigração – estão ligadas. O espaço, fundado em 1887, fez parte da política migratória do fim do século XIX e início do século XX, recebendo, acolhendo e encaminhando imigrantes para postos de trabalho nas lavouras e na indústria paulista. A nacionalidade mais expressiva numericamente foi a italiana, com mais de 800 mil registros de ingressos no Brasil, vindos de todas as 20 regiões da Itália.
Serviço Passeios Kids:
Evento: VIVA! Itália no Museu da Imigração
Local: Museu da Imigração
Local: Museu da Imigração (Capacidade limitada e sujeito à lotação)
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição