Categorias: Show

Descobrimos tudo sobre o Mundo Bita, personagem que é paixão nacional

Tem criança pequena em casa? Então você conhece muito bem esse personagem bonachão de bigode ruivo, que encanta a todos. Nós mesmas, já fomos curtir seus shows e nos tornamos ainda mais fãs!

Sabem o que dá mais orgulho? Ele é brasileiro! Com visual inspirado em donos de circo, Bita foi criado por Chaps Melo, que o desenhou para ilustrar o quarto da primeira filha, que estava para nascer. Mas ele não ficou preso naquelas quatro paredes, ganhou o Brasil com seus amigos Tito, Dan e Lila, e hoje é esse grande sucesso que conhecemos.

Chaps, que é carioca, mas foi criado no Recife, é quem compõe e dá voz às músicas dos videoclipes do Mundo Bita, embora nos shows escolheram uma cantora para rodar o Brasil, pois ele não poderia se dedicar aos eventos ao vivo nem entrar em turnê Brasil afora, já que ele precisa estar dentro do estúdio dirigindo as criações.

Ele conta, com exclusividade para o Passeios Kids, que quer manter a produção dos clipes musicais temáticos, mas está cultivando o sonho de produzir uma série para TV e internet em dramaturgia. O curta metragem Mundo Bita, lançado em 2015, já é o piloto para esta série.

Confira a seguir essa entrevista tão bacana. Temos certeza que irão curtir conhecer mais um pouco do Mundo Bita!

1.       Como surgiu a ideia de criar o Mundo Bita? Conte a trajetória de sucesso

Em 2011, nós nos juntamos com a ideia de criar uma editora de livros digitais. Éramos cinco amigos com filhos ou sobrinhos, que queríamos criar algo novo aproveitando a virada tecnológica digital dos aplicativos que iniciava. Com o início da massificação dos tablets e smartphones, as crianças começaram a se apropriar destas tecnologias naturalmente. O problema que víamos era o conteúdo. Não havia nada feito no Brasil de construtivo e inteligente para os pequenos. Foi assim que surgiu a Mr. Plot. Investimos em conteúdo totalmente autoral e inédito. O primeiro personagem criado pela Mr. Plot foi o Bita.

2.       Por que a escolha do nome Bita e do personagem, que é tão diferente?

Em 2010, Chaps Melo, nosso sócio Diretor de Criação, desenhou personagens para ilustrar o quarto da primeira filha, que estava para nascer. Um ano depois, quando conversávamos sobre a historinha de estreia e os primeiros personagens da Mr. Plot, Chaps mostrou aqueles desenhos. Todos sentiram que o bigodudo tinha algo diferente, com muita sinergia. Ivana de Souza, na época casada com Chaps, criou o nome do personagem e a primeira historinha, o Circo Mágico do Bita. O processo aconteceu muito intuitivamente. Não sabíamos onde iria dar, mas fomos em frente com um sentimento de que aquilo tudo fazia parte de um bom caminho a se trilhar.

3.       Quem são as pessoas por trás do Mundo Bita?

Começamos com 5 pessoas, até que o nosso amigo Edgar Andrade decidiu partir para outros projetos. Então ficou a formação que persiste até hoje, com Chaps Melo fazendo as composições, cantando e dirigindo a criação, Felipe Almeida sendo a principal cabeça dos negócios, Enio Porto no financeiro e eu fazendo a comunicação e os roteiros.

4.       Onde vocês estouraram primeiro? Foi no YouTube?

Em 2013, antes do nosso boom no YouTube, fechamos dois contratos que mudaram o panorama da Mr. Plot. Passamos a veicular os clipes no Discovery Kids e distribuir o conteúdo através da Sony Music. Então, estávamos lançando o primeiro álbum, Bita e os Animais, já com uma grande amplitude nacional. O YouTube cresceu depois disso, junto com outros canais.

5.       De onde vem a inspiração para criar as canções?

Chaps Melo cria as músicas inspirado nas duas filhas, nos filhos de amigos e até nos fãs do Bita, que encontra em shows e eventos. Ele é um artista de uma sensibilidade incrível, que consegue captar o sentimento infantil e incluir nas mensagens conteúdos educativos inteligentes. Toda vez que definimos juntos o tema dos novos álbuns, Chaps mergulha nas possibilidades, nas linguagens musicais e começa a compor, faixa por faixa, todas as músicas com uma grande atenção e capricho. As gravações são feitas com músicos que nos acompanham desde o início da Mr. Plot. Depois, a idealização dos clipes acontece junto com a nossa equipe de animadores e ilustradores, que são incrivelmente criativos e dominam a linguagem do audiovisual infantil.

6.       O que, na sua opinião, diferencia o Mundo Bita dos concorrentes? A que se deve o sucesso?

A primeira decisão que tomamos, ainda quando pensávamos em fazer apenas livrinhos eletrônicos, foi na minha visão a mais acertada: todo o conteúdo seria autoral. A partir daí, começamos a pensar em criações que deixassem um legado cultural. Para mim esta é a grande diferença do Mundo Bita para outros personagens. Queremos fazer músicas que se tornem um ativo artístico do Brasil e dos brasileiros. E tudo isso com um conteúdo que some na vida das famílias, que passe mensagens importantes, como o amor ao próximo, a igualdade, a tolerância, os cuidados com a natureza e o valor à imaginação como um fio condutor para que a criança busque soluções inteligentes para as suas vidas e o meio em que vivem. Não sei se existe uma fórmula para atrair a atenção das crianças e o carinho dos adultos, mas imaginamos que todos sentem o quanto o Mundo Bita é feito com cuidado e amor.

7.       Qual faixa etária o Mundo Bita mais agrada?

Bem, levando em consideração que todos os dias recebemos mensagens de mães e pais dizendo que não sabem quem gosta mais do Bita, se são eles ou as crianças, avalio que é um conteúdo feito para todas as idades. Mas é fato que os ritmos e cores chamam muita atenção dos pequenos com até 4 anos. Nos shows, vemos de bebês de colo até crianças maiores.

8.       Qual a ligação de vocês com as crianças?

Todos os sócios da Mr. Plot já eram pais quando tudo começou, a exceção de Felipe. Ele demorou um pouco, mas agora em 2016 ajustou as contas com a gente e está às voltas com o pequeno Arthur. Nossos filhos e filhas foram a grande força motriz que impulsionou todo esse trabalho. É impossível colocar o amor, o carinho e o cuidado necessários para um produto infantil sem a experiência incrível da paternidade e maternidade.

9.       Por que vocês demoraram tanto a fazer shows pelo Brasil?

Foi um processo de maturidade natural que o Mundo Bita precisou passar até o ponto de termos este formato de show. No início, poucos conheciam o Bita e a turminha. Tivemos que ter muita paciência e força de vontade para continuar a produção durante os primeiros anos até que a marca ficasse conhecida. Se lançássemos o show naquele tempo, possivelmente não teríamos casa cheia como temos hoje.

10.   Como se deu a escolha da cantora nos shows e por que não usar o mesmo cantor dos vídeos?

A estrutura do show foi também algo muito estudado. Fizemos testes com outros formatos e até com banda ao vivo. Tivemos necessidade de incluir uma cantora para rodar o Brasil fazendo a voz no show, pois Chaps, que é o cantor dos clipes, não poderia se dedicar aos eventos ao vivo nem entrar em turnê Brasil afora, já que ele precisa estar dentro do estúdio dirigindo as criações. Daí surgiu a ideia de criarmos uma nova personagem, a Flora, que funcionou muito bem. A Flora agora vai fazer parte também de alguns clipes e do próximo curta metragem. Estamos ainda construindo o universo Mundo Bita. Tem muita novidade para acontecer.

11.   Quais são os próximos passos para expandir e inovar o Mundo Bita? Vocês têm algum sonho a ser realizado?

Vamos manter a produção dos clipes musicais temáticos, mas estamos cultivando o sonho de produzir uma série para TV e internet em dramaturgia. O curta metragem Mundo Bita, lançado em 2015, é o piloto para esta série. Não será fácil, pois requer uma estrutura e um investimento que não temos ainda. Mas vamos correr atrás sem descanso.

12.   O que envolve a marca Mundo Bita?

A partir dos clipes musicais, desenvolvemos atrações em formatos diversos. Temos o Show do Bita, as peças de teatro do Mundo Bita, os cenários para shoppings, o aplicativo para tablets e smartphones e os produtos licenciados. Já fechamos parcerias com diversas marcas para categorias de produtos como brinquedos, material escolar, higiene oral, artigos de festas e editoriais.

13.   Qual a importância de ter um produto nacional fazendo tanto sucesso como vocês?

Avaliamos que é muito importante toda a produção artística nacional que deixe produtos de qualidade para as gerações de hoje e de amanhã. Estamos tentando trilhar este caminho. A nossa inspiração está em clássicos como a Arca de Noé, os Saltimbancos e, mais recente, Palavra Cantada e Pequeno Cidadão. Todas essas iniciativas chegaram para somar qualidade à cultura nacional. Se conseguirmos atingir uma quantidade grande de pessoas com esta essência da busca pela qualidade e com informações construtivas, já estamos realizados.

14.   Onde está o Mundo Bita? E quais são seus principais números?

-Discovery Kids desde 2013

-Youtube com mais de 300 milhões de visualizações

-TV Brasil desde janeiro 2015

-Disco de Ouro e Platina para os álbuns Bita e os Animais e Bita e as Brincadeiras. Disco de Ouro para Bita e o Nosso Dia.

– Mais de um milhão de downloads em APPs mobile

– Espetáculo teatral Bita e os Animais e o Show do Bita já passaram por mais de 30 cidades do Brasil, com público de mais de 100 mil pessoas.

Publicidade

Família no Parque