Categorias: Exposição, Gratuito, Passeios

Mostra 3M de Arte realiza sua décima edição com dez instalações inéditas no Parque Ibirapuera

Mostra 3M de Arte realiza sua décima edição no Parque Ibirapuera, com a temática “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”

A Mostra 3M de Arte realiza sua décima edição e escolheu um dos espaços públicos mais importantes da cidade de São Paulo para comemorar: o Parque Ibirapuera. De 07 de novembro a 06 de dezembro, a exposição ocupará o parque com dez instalações pela extensão da área verde. Acontecendo totalmente ao ar livre, a Mostra promove ressignificação do nosso envolvimento com a arte. Com a temática “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”; a Mostra explora a relação de cada indivíduo como participante ativo e receptivo no meio urbano.

Mostra 3M de Arte realiza sua décima edição – Confira as instalações

Objeto Horizonte

O Coletivo Foi à Feira apresenta a instalação baseada na arqueologia da memória. A obra é uma esfera, reflexiva por dentro e transparente por fora. A experiência imersiva conta com um painel de LCD com mensagens deixadas e ruídos com estética futurista.

Rafael RG apresenta duas obras:  “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” e “Alto astral”

A primeira é inspirada na biografia da norte-americana Harriet Tubman; mulher negra que lutou pelo fim da escravidão nos EUA e fazia sua rota de fuga baseada na observação da constelação da Estrela Norte. A criação será uma instalação na área externa com backlight. Já “Alto astral”, é uma intervenção sonora, que conta com a participação de astrólogos que fazem leituras astrológicas enquanto o visitante pode observar a projeção original.

Também será possível olhar para o céu e vivenciar a obra “O QUE OUVE”  de Lenora de Barros.

Através de um drone que sobrevoará a área do parque; serão emitidos sons de mensagens-poemas gravadas pela própria artista acerca do tempo presente. Outras cinco caixas de som serão dispostas no parque para que emitam as mensagens de Lenora, que fala especialmente sobre vigilância e controle; (em uma relação direta com as sensações que o isolamento tem nos trazido); com a ideia de gerar intervenções inesperadas aos visitantes em espaços diferentes.

Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro

A dupla Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro realizou  um projeto participativo para entender os processos colaborativos envolvidos na arte de se fazer pão. O público poderá participar e entender, através da experiência, o significado de produzir o próprio alimento; e as relações que se articulam por trás da ação, que carrega significado de autonomia, evolução e coletividade.

Canteiro Suspenso

A obra de Narciso Rosário traz a discussão de como os cidadãos se relacionam com a produção dos alimentos; passando por questões de sustentabilidade e de ancestralidade através do conhecimento e de práticas de plantio. O projeto consiste em uma instalação circular com 11 canteiros com variedades de plantas comestíveis e medicinais, permitindo que o público tenha contato com as plantas. Em paralelo, o artista organiza oficinas e ações junto à mediação da mostra para discutir questões como o cultivo doméstico e as possibilidades de cura pelas plantas.

Entre o Mundo e Eu/A caminho de casa

A obra de Diran Castro tem objetivo de chamar atenção do público para o processo de gentrificação do Parque Ibirapuera e da cidade de São Paulo. A artista busca resgatar a memória do local, que foi apagada  ao longo de um processo histórico de silenciamento.

Teatro Parque Arqueológico

A obra de Camila Sposati reflete sobre a passagem do tempo: uma indução à observação do passado e entendimento da tensão do futuro. As apresentações performáticas ocorrem aos domingos, de 8 de novembro a 6 de dezembro, das 13h às 18h.

“Geografia [série Unus Mundus]”

Cinthia Marcelle fará uma releitura de “Geografia [série Unus Mundus]”, obra feita no Museu da Pampulha em 2004. Orientada pelo tema de lugar comum, a artista produziu uma instalação com duas vias: a que fala de privilégio e a que fala de periferia. “A água canalizada é uma das principais conquistas da civilização moderna e ela implica de forma decisiva em como o controle sobre recursos naturais auxilia a organização da cidade”; conta a curadora Camila Bechelany sobre o trabalho.

O mundo versus o Planeta

Com três vertentes, Luiza Crossman propõe o entendimento sobre a diferenciação de “Terra” e “planeta” e sobre a relação entre a arte e ciência. A artista resgata a ideia de escala humana e da experiência de mundo a partir da experiência física no parque.

Púlpito Público

Maré de Matos discute a coletividade por meio de  um espaço construído para que se celebrem as diferenças na sociedade. Sendo um púlpito criado com três escadas e 4 megafones permitindo acessos diversos aos megafones abertos. A instalação fala sobre a convivência e um ponto em comum possível para todos; independente dos caminhos escolhidos já que todas as escadas levam ao mesmo lugar: um espaço onde todos têm voz.

Serviço Passeios Kids

Mostra 3M de Arte realiza sua décima edição

Data: 7 de novembro a 6 de dezembro

Horários: das 10h às 21h

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. Parque Ibirapuera

Grátis

Procurando um passeio seguro para fazer neste momento? Clique aqui para saber mais.

Publicidade

Família no Parque