Categorias: Contação de História, Gratuito, Passeios

GRATUITO! Memorial da América Latina promove encontro com contação de histórias no combate ao bullying

Evento traz programação com painéis, palestras e contação de histórias; entre os convidados, estão o rapper Rappin’ Hood e o neurocirurgião Leonardo Lourenço

 

O Memorial da América Latina realiza no dia 7 de abril, um encontro para debater a importância da contação de histórias no combate ao bullying. O projeto A História que Combate o Bullying oferecerá uma programação com atividades acadêmicas voltadas ao público adulto e contações de histórias para pais e filhos. A data celebra o Dia Internacional de Combate ao Bullying.

É de amplo conhecimento os impactos negativos causados pelo bullying. Pesquisas recentes vêm, a cada dia, confirmando que a prática da contação de histórias é uma das principais ferramentas na educação e desenvolvimento de crianças. Além de histórias apresentarem situações desafiadoras que despertam a capacidade cognitiva de crianças, elas também são capazes de fortalecer relações sociais e afetivas e educativas. Assim, uma história proporciona a experiência de trazer a ficção para a vida real a partir da imaginação, mas que refletem nos sentimentos e emoções da criança.

O evento será dividido em dois momentos. A primeira parte da programação é voltada ao público adulto, como acadêmicos, pesquisadores e demais interessados no tema, e terá um painel sobre os danos causados no cérebro de uma criança no momento do bullying e a importância da contação de histórias no tratamento desse trauma. Participam da mesa o neurocirurgião Leonardo Lourenço, a terapeuta floral Thaís Accioly, a contadora de histórias Diana Beatriz e o assessor da presidência da Fundação CASA, Renato Eliseu Costa. A mediação será da jornalista Tânia Morales, apresentadora da rádio CBN.

Em seguida, será realizada uma série de speed speches, palestras de até 15 minutos no formato TED Talks, que serão transmitidas pela internet. Entre os convidados estão o rapper Rappin’ Hood, vítima de bullying na infância e adolescência por ser portador de vitiligo – doença caracterizada pela perda de coloração da pele; Fábio Lisboa, contador de histórias há mais de 20 anos; a advogada Ruth Camacho Kadubla, especialista em Direito e proteção à criança boliviana vítima de bullying; e Leonardo Lourenço.

Já na segunda parte do encontro a programação será voltada à contação de histórias, com ênfase em crianças migrantes da América Latina, principalmente Bolívia e Colômbia. Participam do encontro os contadores de histórias Júlio e Débora D’Zambê, Fábio Lisboa e Diana Beatriz.

Programação

Painel

10h30 – 11h45
Os danos causados no cérebro de uma criança no momento do bullying e a importância da contação de histórias no tratamento desse trauma.
Com Leonardo Lourenço, Thaís Accioly, Diana Beatriz e Renato Eliseu Costa. Mediação: Tânia Morales

Palestras

13h – 13h15
O efeito das histórias dentro das letras
Rappin’ Hood

13h20 – 13h35
O cérebro da criança no momento do trauma
Leonardo Lourenço

13h40 – 13h55
Histórias para bullying dormir
Fabio Lisboa

14h – 14h15
Ruth Camacho Kadubla

Contação de histórias

Tema: Crianças migrantes

15h – 15h30
O menino e menina mais poderosos do Mundo

Júlio e Débora D’Zambê15h40 – 16h10
Quem eu seria?
Fábio Lisboa

16h20 – 16h50
Esse não sou eu
Diana Beatriz

Publicidade

Família no Parque