Categorias: Experiências, Férias, Interior de SP, Passeios

Maria Fumaça de Campinas: um passeio diferente e imperdível para crianças

 Mafu, passeio de Maria Fumaça de Campinas, é garantia de diversão 

Você é apaixonado(a) por trens a vapor? A Maria Fumaça de Campinas é o programa perfeito para voltar no tempo e se divertir em família. Esse tradicional passeio de trem é feito de Campinas a Jaguariúna, o trajeto é feito pela estrada de ferro da década de 40, passando por estações antigas totalmente restauradas.

Além da oportunidade de explorar o acervo do museu dinâmico, que é o maior da América Latina e preserva a história das ferrovias brasileiras, também é uma referência histórica para museus na América e Europa.

Fiz o passeio com a Aventurando Brasil e a experiência foi fantástica. Clique aqui para comprar e Acesse aqui para ver o video que fizemos.

Passeio da Manhã (PC)

– 09:15  – Início do Check-in na Bilheteria da estação

– 10:00  – Embarque na composição;

– 10:10  – Partida sentido Jaguariúna;

– 11:30  – Chegada em Jaguariúna, desembarque;

– 11:30 as 12:50  – Tempo livre para almoço;

13:00  – Partida sentido Campinas;

14:00  – Chegada em Campinas, final do passeio.

Passeio da Tarde (MP)

– 14:15  – Início do Check-in na Bilheteria da estação

– 14:50  – Embarque na composição;

– 15:00  – Partida sentido Tanquinho;

– 15:40  – Chegada em Tanquinho, desembarque;

– 15:40 as 16:10  – Tempo livre na estação;

16:10  – Partida sentido Campinas;

16:40  – Chegada em Campinas, final do passeio.

(Horários sujeitos a variações)

Experiência

O trajeto Campinas-Jaguariúna leva cerca de 3:30 horas no total. O percurso de ida leva um pouco mais de uma hora para chegar em Jaguariúna.

Durante a viagem você pode visitar o carro restaurante. Mas também há vendedores circulando pelo trem vendendo comidas, bebidas e souvenires. Sem contar o sorveteiro, e como fez calor, na volta foi uma dádiva!

Outra atração especial são os músicos. Entre eles o sanfoneiro, que pra variar, não pôde deixar de tocar “Trem das Onze”. Durante todo o trajeto a MAFU é ovacionada por vários pedestres que ficam aos arredores dos trilhos e moradores das casas próximas para acenar. Muitas crianças e até mesmo adultos acenam encantados, o que é uma diversão para crianças pequenas.

Chegando na cidade, você tem a opção de visitar a feira de artesanato. Lá também vende alimentos e bebidas, ou você pode optar pelo restaurante da estação, o Botequim da Estação, como a Carol fez. O restaurante dispõe de várias mesas no calçadão da estação e você pode almoçar ao lado da Maria Fumaça. A estação também tem um vagão para se tirar fotos com roupas típicas da época e um museu. O trem fica parado em Jaguariúna por uma hora, depois o trajeto de volta leva um pouco mais de uma hora também.

Ainda há a opção de meio percurso, onde o trem vai só até a estação Tanquinho, com duração de 2 horas.

Sobre a Maria Fumaça de Campinas

A Maria Fumaça de Campinas faz parte de um projeto da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), fundada em 1977 pelo francês Patrick Henri Ferdinand Dollinger. Reúne interessados na preservação, resgate, restauro e divulgação da história da ferrovia brasileira. Patrick era apaixonado por locomotivas a vapor e ferrovias. Preocupado com o abandono da história ferroviária brasileira, resolveu criar uma entidade de preservação, nos moldes das existentes na Europa e Estados Unidos.

A primeira ação da ABPF foi instituir uma campanha nacional para impedir o sucateamento de locomotivas a vapor. Com isto, a entidade conseguiu o apoio da Rede Ferroviária Federal S. A. De uma só vez cedeu a ABPF 13 locomotivas a vapor desativadas. A segunda grande ação foi conseguir um ramal desativado para colocar este material.

Depois de um levantamento de trechos desativados no Estado de São Paulo, Patrick optou pela antiga linha tronco da Cia. Mogiana, entre Anhumas (Campinas) e Jaguariúna recém desativado. E em 1979 a FEPASA – Ferrovias Paulistas S.A, também ofereceu apoio, e cedeu em comodato, este trecho de 24 km.

Ali então iniciou-se o trabalho árduo de recuperação da via, de locomotivas. Além de carros de passageiros, vagões e estações, trabalho que existe até hoje. Até que em setembro de 1984 foi definitivamente criado o Museu Ferroviário, chamado de Viação Férrea Campinas-Jaguariúna – VFCJ. Infelizmente, Patrick Dollinger não viu o seu sonho ser realizado por completo. Ele faleceu no dia 17 de julho de 1986. Hoje a ABPF é uma grande Associação (OSCIP), com aproximadamente 4000 sócios, com regionais e núcleos espalhados por todo pais, restaurando e operando trens turísticos em vários estados.

Serviço Passeios Kids:

MAFU – Maria Fumaça de Campinas 

Dias e horários: sábados e domingos de janeiro

Os demais passeios temáticos acontecem em diferentes datas, de acordo com as programações do mês

Endereço: Rua Doutor Antônio Duarte da Conceição, 1501, Estação, Jardim Madalena, Campinas, SP

Valores: a partir de R$ 50,00 (+ taxa). Varia confirme o pacote escolhido.

COMPRE O INGRESSO AQUI

Informações adicionais:
  • Chegue à estação com pelo menos 30 minutos de antecedência.
  • Animais são proibidos no trem, exceto cães guias.
  • O passeio ocorre mesmo sob chuva, não sendo permitido cancelamento ou reagendamento por esse motivo.
  • Em caso de falhas técnicas, um ingresso cortesia será oferecido para um novo passeio, mantendo as mesmas condições.
  • Portadores de necessidades especiais devem agendar o passeio com antecedência, pois só há uma vaga adaptada.
  • Limite de 5 ingressos por compra, podendo repetir o processo para adquirir mais.
  • Não é permitida a troca de datas ou horários de passeio. Caso não possa comparecer, solicite o cancelamento.
  • O reagendamento está disponível uma única vez, anulando a possibilidade de cancelamento. Solicite via e-mail.

QUER CONFERIR MAIS DICAS DE PASSEIOS EM FAMÍLIA? CLIQUE AQUI E CONFIRA. 

Publicidade

Família no Parque