Viagem com crianças em São Paulo: Santa Clara Eco Resorts
destaque
02/10/2018
Viagem com crianças: Maresias é um ótimo destino para curtir com os pequenos

Viagem com crianças: Maresias é um ótimo destino para curtir com os pequenos

Maresias, uma das mais belas prais do litoral paulista,  foi o nosso destino em um ensolarado fim de semana de setembro

Famosa pelas grandes ondas, famosos surfistas e baladas, Maresias foi uma praia que nos conquistou e provou ser sim um destino ideal para viagem com crianças. O local possui ondas tubulares, areia branca e fofa, mar azul. Além de vegetação abundante, que rodeia a praia em altas montanhas e em tom de verde escuro.

Reunimos nesta matéria toda a nossa experiência e preciosas dicas para curtir Maresias com as crianças, aproveitando tudo que a pequena praia, localizada em São Sebastião, oferece. No final desta matéria deixamos um vídeo mostrando como foi nossa viagem.

Em seus quatro quilômetros de extensão é comum encontrar crianças brincando na beira da água, porém existem dois pontos mais indicados para os pequenos.


Canto da Barra e do Moreira

O Canto da Barra (lado esquerdo de quem olha o mar) apresenta pedras, que servem de barreira natural, garantindo ondas muito menores do que a encontrada no resto da praia.

Com muitos restaurantes e quiosques, é o canto ideal para as famílias, que podem alugar pranchas, equipamentos de mergulho e esportivos, entre outros.

Fomos ao Canto da Barra de carro. Alguns dos quiosques possuem estacionamento, mas dependendo do hotel é possível chegar nela facilmente apé.

Dica: aproveite para fazer a trilha para Paúba. Falamos sobre ela logo abaixo.

Já o Canto do Moreira (que fica ao lado direito e foi nosso ponto favorito)  é famoso pelas suas ondas tubulares e grandes.  Possui um braço de areia perpendicular ao restante da praia, rodeado por pedras, o que garante uma série de piscinas naturais (perfeitas para as crianças), protegidas da rebentação, e ainda com vista privilegiada para os surfistas profissionais, que fazem um show a parte.

Constituído por cerca de um quilômetro da praia o acesso é um pouco mais difícil, já que a entrada da praia fica distante da avenida, exigindo uma caminhada de cerca de 500 metros, o que inibe a presença de turistas, tornando esse canto mais exclusivo.

Também no Canto do Moreira estão os melhores pontos para mergulho e visualização de tartarugas marinhas e peixes.

Fomos ao Canto do Moreira com bicicletas alugadas. Há opções de bikes com cadeirinhas e parte do percurso foi feito por uma ciclofaixa totalmente decorada por artistas. Incrível, não?

Dica: para passar o dia no Canto do Moreira leve tudo que for necessário pois a praia não oferece nenhum tipo de comercio.


Trilha para Paúba

Pouca gente sabe, mas saindo do Canto da Barra é possível acessar uma trilha ampla, de intensidade leve, que leva para a vizinha Praia de Paúba. O percurso, realizado em cerca de 30 minutos, pode ser feito na companhia de crianças pequenas.

Do alto do morro, no mirante, é possível se vislumbrar toda a extensão de Maresias e as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo.

Também dessa trilha sai o acesso para a Praia do Saco, pequena faixa de areia localizada entre Maresias e Paúba, rodeada por pedras e com grande concentração de ouriços e estrelas-do-mar.

Apesar de ser considerada fácil pelos moradores da região, eu aconselho ir com um guia caso você não tenha muita experiência com trilhas. Isso porque no final dela há uma descida de cerca de 3 metros de altura com corda.

Nós fomos com crianças bem pequenas, porem quem desceu elas para nós foram os guias locais. Eu particularmente não sei se teria conseguido sem eles.

Os guias que nos auxiliaram são da @mareriastur (www.maresiastur.com.br) .

Dica: vá com roupa confortável, tênis, boné, protetor solar, repelente, muita água e frutas para um lanchinho. Vá com calma para sentar e apreciar o final da vista. É simplesmente incrível.

Para aproveitar ainda mais este passeio você pode contratar os meninos da @maresiastur para fazer um Rapel por lá. A brincadeira é possível para maiores de 9 anos e garante uma experiência incrível e fotos lindas.


Restaurantes Kids Friendly

Maresias apresenta uma ampla gastronomia, com mais de 30 restaurantes, entre mexicanos, japoneses, italianos, argentinos, creperias, pizzarias e os tradicionais triviais (comida típica brasileira). Com variedade de cardápio e preços, a praia é garantia de boa comida, independentemente do tipo de bolso e gosto.

Alguns dos restaurantes possuem pratos e/ou espaço kids, como o Restaurante da Praça, Restaurante Ravena (conhecemos e indicamos), Mergellina, La Trattoria, e Mahalo, que não é restaurante, mas vende porções.

Programe-se também para uma parada na Sorveteria Rochinha.


Esportes de aventura

Rapel, trilhas e tirolesa são alguns dos passeios disponíveis

Para os amantes de aventura, o CIT – Centro de Informações Turísticas de Maresias, localizado na Praça do Surfe, oferece opções diversas de passeios e atrativos, realizados através das empresas de receptivo turístico da praia.

Com a maresiastur o turista pode contratar o serviço de trilhas com rapel – em cachoeira ou em um mirante no meio do oceano- além de vôo livre sobre a praia de Maresias e percurso de arvorismo, escalada e tirolesa, sempre com equipamento incluso. Os passeios podem ser realizados em família, visto que as atrações são possíveis de serem realizadas por crianças.


Beco da mulher maravilha

Maresias tem agora sua própria versão do “beco do batman”, rua tomada de grafites e famoso cartão postal paulistano. A versão maresiense está sendo implantada na viela da entrada oito da Praia de Maresias, que liga a avenida à Sebastião Romão César, que está sendo apelidada de “beco da mulher maravilha”, em referência a versão da capital.

O espaço é um museu a céu aberto que pode, e deve, ser visitado por todos gratuitamente. Frases criativas e grafites fantásticos fazem do beco um local ótimo para tirar fotos e refletir.


Esportes na Praia

Beach Tennis, Yoga e Futevôlei são alguns dos esportes comumente praticados na praia

Maresias é a praia ideal para quem gosta de se movimentar. Além dos esportes aquáticos como SUP e surfe, ideais no mar de Maresias, e da possibilidade de bater uma bolinha no canto esquerdo, a praia possui cerca de dez quadras de futevôlei ao longo de sua extensão, além de quadras de beach tennis, pontos de slackline, e aulas de Yoga, meditação e capoeira em diversos pontos da areia ao longo de todo o dia.

Com serras em seus dois extemos, a prática de corridas de montanha tem ganhado cada vez mais adeptos, estimulando quem gosta de correr com o visual estonteante da praia e de suas matas.


Bike Tour na Mata Atlântica

Estruturado pela APHM – Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias, os amantes das pedaladas podem realizar um bike tour pelo bairro. O passeio, que pode ser contratado no CIT – Centro de Informações Turísticas, inclui guia e locação de bicicletas, e leva os turistas por trechos de paralelepípedo e terra batida, em meio à vasta vegetação, passando pelo rio Maresias e afluentes.

É possível avistar uma grande diversidade de pássaros e árvores e, com sorte, outros animais como capivaras, gambás, lagartos e bugios, comumente encontrados na mata. O passeio termina em uma trilha de nível leve que presenteia os visitantes com uma cachoeira e suas piscinas naturais, conhecida como Fosso do Caetano.

Nós fizemos um passeio de bike diferente, onde o final era o Canto do Moreira. Vale a pena também.


Praça do Surfe

Com playground, feirinha de artesanato, Centro de Informações Turísticas (CIT) e pista de skate, o local é o ponto de encontro da molecada. É na frente da praça, também, que se reúnem as escolas de surfe (municipal e particulares), com oferta de aulas individuais ou em grupo.


Hotéis e Pousadas

Ficamos surpresos com a quantidade de Hotéis e Pousadas Kids Friendly em Maresias. Há diversas opções pé na areia, com piscinas aquecidas, brinquedotecas e até arvorismo.

Difícil com certeza será decidir qual escolher.

Nós ficamos em um que amamos, mas estamos com muita vontade de conhecer diversos outros que já descobrimos por lá.

Para conhecer todas as opções de Hotéis e Pousadas em Maresias acesse www.praiademaresias.com.br

Viagem com crianças em São Paulo: Santa Clara Eco Resorts

Leia também

Faça este blog ser ainda melhor, escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter!

Faça sua festa com a Anima Brasil Ballet para pais e crianças

Tags