Categorias: Maternidade, Passeios

Licença-maternidade ampliada! Mães podem conquistar mais 2 meses de licença e pais outros benefícios

Proposta de licença-maternidade ampliada segue para votação na Câmara dos Deputados.

 

 

A licença-maternidade ampliada de 180 dias (seis meses) está mais perto de ser conquistada por todas as mulheres. Isso porque foi aprovado projeto de lei PLS 72/2017 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) hoje (04/04/18). O projeto vai agora para análise da Câmara dos Deputados. Porém essa já é uma grande conquista para todas as famílias brasileiras.

A outra boa notícia é que o projeto prevê que o pai também ganhe mais benefícios como poder acompanhar a mãe bebês em exames e consultas durante a gravidez. O texto é de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES). 🙂

São muitos os benefícios para as famílias, como o estímulo à paternidade responsável, já que o pai passa a estar mais próximo da mãe e do bebê, o que hoje é negado por muitas empresas privadas.

Já para as mães essa notícia soa ainda mais positiva. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que as mães tenham a chance de amamentar exclusivamente por mais tempo e estarem mais próximas de seus filhos, reduzindo assim as chances de os bebês contraírem pneumonia, desenvolverem anemia ou sofrerem com crises de diarreia.

Mas tem um porém

A proposta recebeu duras críticas do senador Cidinho Santos (PR-MT). Segundo o senadora medida pode prejudicar as mulheres no mercado de trabalho. “Aqui na CAS o negócio é jogar a conta paras as empresas pagarem, é jogar para a plateia. Avaliam que estão ajudando, e podem é estar criando mais dificuldades”, disse.

Já a presidente da CAS, Marta Suplicy (PMDB-SP), reconheceu os méritos do projeto, mas lembrou que a situação econômica do País ainda é difícil.

Agora é torcer para que a licença-maternidade ampliada seja aprovada! 🙂

Saiba mais em: http://bit.ly/2uWfk9A

Publicidade

Central Plaza Shopping