Categorias: Amazonas, viagem

Manaus com crianças: Juma Lodge oferece experiências únicas na região

Juma Lodge oferece visita a mais alta e mais larga árvore amazônica, plantio de muda, piquenique, observação de animais e muito mais

Experiência de preservação e respeito à natureza na Amazônia o Hotel de selva Juma Lodge proporciona aos hóspedes imersão na floresta, com emprego de práticas sustentáveis e funcionários das comunidades locais.

Com cerca de 300 espécies diferentes de árvores por hectare e grande variedade de pássaros, aves, sapos, peixes e insetos, a Amazônia representa um dos mais importantes patrimônios naturais da humanidade.

Em esforço contínuo para manter o equilíbrio ecológico da região, o Juma Amazon Lodge enxerga a floresta como prioridade dentro da experiência imersiva oferecida a seus hóspedes. Além de ter vista panorâmica, cada um de seus 19 bangalôs proporciona o conforto necessário, sem excessos. Cerca de 40 painéis solares e 72 baterias garantem a energia elétrica e o aquecimento da água, reduzindo assim o uso de geradores convencionais. Parte dos artigos de higiene pessoal disponíveis são biodegradáveis, o que contribui para a política de tratamento de resíduos do hotel.

O conjunto de eco-práticas se estende às atividades propostas pelo hotel, que estimula o visitante a ter atitude positiva e de interação respeitosa com a natureza. Quase todos os guias e funcionários do Juma Lodge são nascidos nas comunidades locais. É o saber desses personagens que orienta os passeios mata adentro. Em verdadeiras aulas de biologia a céu aberto, descobre-se como é possível extrair de plantas remédio e alimento.

Como forma de contribuir com o ecossistema amazônico, os hóspedes do Juma Lodge Amazon são convidados a plantar uma árvore, gesto que encerra o ciclo de atividades propostas com base nos princípios de sustentabilidade e de redução do impacto ambiental.

Para crianças

Para fugir do óbvio, por que não optar por um destino que permite observar animais silvestres, realizar atividades em meio à natureza e, ainda, conhecer mais sobre o ecossistema brasileiro? Na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, a criançada tem contato com uma biodiversidade riquíssima, que ensina a importância de preservar o meio ambiente.

Os seis bangalôs com vista para a floresta, localizados entre a recepção e o restaurante, são indicados para famílias com crianças pequenas, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Há os 12 com vista para o Rio Juma que ficam na copa das árvores, em uma área exclusiva do hotel, oferecendo mais privacidade. E há também o bangalô panorâmico, único com varanda 360º, onde ficam duas redes para contemplação da paisagem.

A diversão já começa na travessia entre o porto de Manaus e o hotel. Por estar localizado a 100 km da capital do Amazonas, é preciso fazer dois trechos de barco, um deles passando pelo famoso encontro dos Rios Negro e Solimões, uma atração à parte para as crianças. Chegando ao Juma Lodge, são inúmeras as opções de atividades disponíveis, sendo que todas propõem máxima interação com a floresta e com as comunidades indígenas e ribeinhas.

Pode-se iniciar a viagem com uma visita à Sumaúma, a mais alta e mais larga árvore amazônica, com aproximadamente 100 anos. Em seguida, participar do plantio de uma muda e visitar a casa de um caboclo, finalizando com um piquenique. Mesmo durante uma simples caminhada ao redor do hotel, que fica em uma área preservada de sete mil hectares, é possível avistar, e até mesmo chegar perto, dos simpáticos macacos barrigudos.

Nos dias mais quentes, os pequenos podem se refrescar na piscina do Juma, que utiliza a água do próprio rio, enquanto os pais descansam no redário ou saboreiam um drinque no pequeno bar. À noite, quando o céu estrelado ganha destaque, os funcionários convidam os hóspedes a apreciá-lo no deck, através de um telescópio profissional.

Nativos, os monitores do Juma Amazon Lodge ensinam a ter contato com os bichos sem oferecer riscos às espécies, seja na observação de pássaros ou botos. A riqueza de sua fauna e flora faz da Amazônia uma espécie de farmácia à qual as populações indígenas recorrem com sabedoria.

Os dias no Juma Lodge são norteados pelo espírito de aventura e pela curiosidade, principalmente das crianças. Elas costumam ficar animadas com as visitas dos simpáticos e espertos macacos barrigudos. Diariamente, eles trocam o alto das árvores pelas passarelas que conectam todas as dependências do hotel, momento em que é possível ficar mais perto dos animais e registrar o inusitado encontro em fotos.

Se apaixonou?

Publicidade