Categorias: Educativo, Eventos, Experiências

Inédito em São Paulo, Green Nation ensina crianças sobre Sustentabilidade

Pela primeira vez em São Paulo, o Green Nation – um um dos principais eventos sobre sustentabilidade do país, – ocupará, até 31 de Março, os 10 mil m² do Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque do Ibirapuera. Fomos conferir para contar se ele realmente vale para as famílias com crianças. E aí, será que vale?

A 5ª edição do evento tem como objetivo proporcionar aos visitantes experiências interativas, sensoriais e emocionais para pensar, viver, sentir e aplicar a sustentabilidade. A programação, totalmente gratuita, conta ainda com festival multimídia, sessões de cinema. Além de oficinas maker e de cocriaçãoapresentações de teatro e palestras de especialistas internacionais.

No total, são mais de 56 horas de atrações tendo como foco a cidadania planetária em experiências interativas, sensoriais, emocionais e imersivas para todas as idades. Em que cada espaço surpreende à sua maneira com o convite de experimentar um novo jeito de pensar, viver e sentir a sustentabilidade.

Experiências

VERDEJANDO

Em todos os dias do evento, o Verdejando vai oferecer uma experiência sensorial de conexão com a natureza, passando por uma vivência dos ciclos naturais das plantas em três estações que representam a germinação, o cultivo e a compostagem. As crianças (e adultos) podem colocar a mão na terra, plantar e ter contato real com o verde. Toda essa experiência servirá de inspiração para o público criar uma obra coletiva. Além da experiência, o projeto vai deixar também um legado para a cidade: todas as mudas plantadas, de hortaliças e leguminosas, serão doadas para hortas urbanas comunitárias, e as 120 árvores que farão parte da cenografia do espaço serão plantadas em espaços públicos.

Atividade livre para todas as idades.


ASA DELTA 

Uma viagem em realidade virtual tendo como foco de abordagem o protagonismo das águas brasileiras. Os visitantes “voam” em uma asa delta sobre águas do mar, dos rios, das lagoas e das cachoeiras. Numa viagem emocionante a lugares em que a água é transporte, alimento e energia.

Atividade para maiores de 9 anos.

Vá de calça ou shorts para participar desta atividade.


CAMINHO DO LIXO 

Um cano gigantesco simula uma rua de uma cidade que descarta lixo de forma inadequada, percorrendo tubulações e canais até chegar aos rios. Nesta experiência, os visitantes descobrem os impactos do descarte de resíduos incorreto e as consequências devastadoras. Quando chegam ao “fundo do rio” já sujo e sem peixes, são estimulados a coletar o lixo. A água turva aos poucos se limpa, a vida retorna e o ecossistema se refaz.

Atividade para todas as idades. Juju amou recolher o lixo e perceber que a água ficou limpa e com peixes. Nos emocionamos com a interação dela.

Atividade livre para todas as idades.


CANTO DA SEREIA 

Nesta experiência, com foco em crianças até seis anos, os visitantes terão a oportunidade de compreender mais sobre as belezas do fundo do mar e a importância da preservação constante. Na ambientação, ao nadar com tartarugas, encontrar arraias e se encantar com águas vivas, as crianças poderão entender que cada vida nos ecossistemas marinhos tem importante papel no futuro do planeta.

As crianças também participam do resgate de um tubarão que está preso a uma rede de pesca. É emocionante ver a concentração dos pequenos nesta atividade.

Atividade para crianças de até seis anos.


ESTAÇÃO AMA 

A seca extrema já é realidade em várias partes do Brasil e do mundo. Nessa instalação, o visitante é convidado a imaginar sua vida sem água. Por meio de um jogo, serão propostos desafios que reforçam a importância da mudança de hábitos em relação à água que chega a nossas torneiras.

A estação conta com um game onde os participantes devem ir ao açude buscar água e voltar sem derruba-la. Os monitores contam que em São Paulo gastamos em média 130 litros de água por pessoa em uma única manhã, já no Semiárido a média é de 20 litros por dia.

Atividade livre para todas as idades.


ESTAÇÃO ANTÁRTICA 

Depois de atravessar uma fenda de gelo, o visitante encontrará a Estação Comandante Ferraz, um pedaço do Brasil na Antártica. Esta ambientação mostrará como é viver no frio extremo, sentir a neve e compreender a importância da Antártica para o planeta, com reprodução do laboratório e da moradia dos cientistas. Cada visitante poderá entender os impactos do aquecimento global na vida marinha. Além de conhecer a realidade dos pesquisadores brasileiros e a vida na Antártica.

Atividade livre para todas as idades.

Dica: Vale a pena levar uma malha quente para não passar frio, mas dá para aguentar mesmo sem a malha.

 

NAVE ESPACIAL DO FUTURO 

No ano de 2.200, a Nave Espacial conduzirá os visitantes para uma viagem no tempo, com o auxílio de óculos de realidade virtual. Os tripulantes viajarão até 2018 pousando na floresta do Cantareira (Mata Atlântica). Lá auxiliarão o Cientista Comandante a buscar dados essenciais para reconstruir geneticamente espécies como a onça pintada, maior felino brasileiro, extinta em 2050. E o Jequitibá, uma das árvores mais famosas e importantes da nossa história, extinta em 2048.

Atividade para maiores de 9 anos.


PET VIRA PET 

Instalação que mostra a importância da logística reversa e sua relação com a economia de água e a redução do lixo no planeta, de um jeito descomplicado a partir de uma máquina de reciclagem de PET. Comprar uma garrafinha é prático, mas qual é o caminho que ela faz depois que hidrata nosso corpo? Este ambiente reforçará a importância do cuidado com o descarte. O público conhecerá os caminhos da reciclagem e as oportunidades para o reaproveitamento do plástico.

Atividade livre para todas as idades.


NOSSAS ÁRVORES 

Nesta experiência, o visitante tem a oportunidade de apadrinhar uma muda plantada pela Sabesp por meio do Programa Nascentes, na área do Sistema Cantareira, na represa Cachoeira, em área de reflorestamento. Pelo site do Green Nation, o padrinho/madrinha pode conhecer mais dados sobre a espécie e a região reflorestada. Além de compartilhar as informações com os amigos ou realizar atividades em sala de aula.

Atividade livre para todas as idades.


SABORES E SENTIDOS 

Numa cenografia que imita um caixote gigante de frutas e legumes, os visitantes descobrem que o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo e como acontece o processo de compostagem. Em seguida, o público é convidado a, de olhos vendados, experimentar pratos feitos por ecochefs com aproveitamento integral de alimentos. Mostrando o benefício para a saúde e a redução de resíduos para os aterros sanitários.

Atividade livre para todas as idades.


SINGULARIDADE

O Green Nation terá uma quadra multiuso, onde serão apresentadas modalidades paraolímpicas, como futebol de cinco, vôlei sentado, bocha, rugby, entre outras. Com a participação de atletas paraolímpicos e o público visitante.


SUBMARINO

Ambiente audiovisual que simula a imersão em um mar com fauna e flora exuberantes formadas por baleias, tartarugas e muitos peixes. O ambiente, porém, também estará afetado por lixo, pesca predatória, redes de arrasto e poluição. Os “tripulantes” navegam conhecendo o fundo do oceano e compreendendo sua importância para os diversos ecossistemas.

Atividade para maiores de 9 anos.


Nosso ponto de vista: Ficamos emocionados com o Green Nation e saímos transbordando de alegria. É um tema que sempre nos atraiu e aprendemos demais com os profissionais envolvidos e super dispostos a passar seus conhecimentos.
Juju ficou encantada com as atividades e amou o passeio.

O Green Nation é um passeio obrigatório para as famílias com crianças, pois ele as prepara para um futuro muito melhor. Talvez nossa geração não sinta tanto o impacto que nossos hábitos ruins podem ocasionar ao planeta, mas nossas crianças com certeza verão se não mudarmos desde agora e ensina-las sobre CIDADANIA AMBIENTAL.

Um ponto que nos chamou a atenção foi a fato de não citarem em momento algum o excesso do consumo de carne, que gerá um impacto ambiental gigantesco para o nosso planeta.

Falar de sustentabilidade sem falar de vegetarianismo não faz sentido, mas a estação “sabores e sentidos” deixa no ar a mensagem. Como dizem, “entendedores entenderão”.


Dicas Gerais:

  • Vá de calça ou shorts;
  • Leve agasalho;
  • Não há onde comer (exceto as opções que o Parque do Ibirapuera oferece, como lanchonete e ambulantes);
  • Não há fraldário;
  • Local adaptado para cadeirantes;
  • Apenas 3 atividades são para maiores de 9 anos, as demais são livres para todas as idades. Uma delas é para menores de 6 anos;
  • Evento sujeito a filas, vá preparado para enfrentá-las.
  • Aproveite para ficar até de noite e conferir o Ovo de Páscoa da Lacta.

Serviço Passeios Kids:

Green Nation 2019 – São Paulo

Dias: de 25 a 31 de Março público em geral.

Dia 24 Março (domingo), a partir das 16h: abertura especial para convidados, patrocinadores, autoridades e imprensa.

Horários de funcionamento:

– segunda, terça, quinta e sexta-feira: 9h às 17h (fechamento dos portões às 15h)

– quarta-feira: 14h às 17h (fechamento dos portões às 15h)

– sábado e domingo: 10h às 18h (fechamento dos portões às 16h)

Local: Parque Ibirapuera – Pavilhão das Culturas Brasileiras (próximo ao lago).

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP.

Acessos: Portões 1 e 2 para pedestres. Portão 10 para veículos.

Entrada Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Site: www.greennation.com.br

Publicidade

Família no Parque