Categorias: Adaptado, Cinema, Eventos, Gratuito, Passeios

Festival de Cinema Acessível Kids traz sessões inclusivas gratuitas para crianças em SP

Festival de Cinema Acessível Kids vai exibir filme “Malévola” nos dias 23 e 24 de agosto

O “Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional” volta a São Paulo em agosto para duas sessões com entrada gratuita e para todas as idades.

O projeto foi aprovado para a 36ª e 37ª edições do “Criança Esperança” e conta com a chancela da Unesco. Além disso, o Festival de Cinema Acessível Kids aproxima da sétima arte crianças com deficiências visual, auditiva e intelectual. E mostra também como educação, cultura, tecnologia e solidariedade podem ser agentes de transformação e inclusão social desde a infância.

O filme em cartaz será “Malévola”, que será exibido com audiodescrição, libras e legendas descritivas. Dirigido por Robert Stromberg, o “Malévola” tem a presença de Angelina Jolie, Elle Fanning, Sam Riley, Sharlto Copley, Brenton Thwaites, Juno Temple, Ella Purnell e Imelda Staunton. 

O Festival

Recentemente, o Festival de Cinema Acessível Kids esteve em São Paulo no clube “A Hebraica” e em dois CEUs (São Rafael e Meninos). Antes de voltar à capital paulista, o Festival esteve em Natal, entre 8 e 10 de agosto. Após São Paulo, vai a Brasília (dias 28 e 29 de setembro) e Campo Grande (em datas ainda indefinidas). Até hoje, em suas versões adulto e infantil, o Festival de Cinema Acessível foi assistido por cerca de 18,2 mil pessoas, em 36 cidades – 32 no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina, uma vez em São Paulo e uma em Natal -, em 96 apresentações presenciais, além de quatro online, em 2021.

O Festival de Cinema Acessível Kids traz como diferencial a adaptação de obras cinematográficas infanto-juvenis, mas que fazem sucesso com a família toda. Oferece conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população privada do direito de ter acesso à magia do cinema. As ações de inclusão cultural para o público das pessoas com deficiência são raras e, quando existem, invariavelmente assistencialistas.

Nascido em 2015, no Rio Grande do Sul, como Festival de Cinema Acessível e, a partir de 2017, também com a versão kids, tem sido expandido em 2022 por meio do projeto proposto pela OSC Mais Criança. A previsão inicial é que neste ano inclua um total de 3.600 crianças, adolescentes e jovens nas cidades de São Paulo, Natal, Brasília e Campo Grande. Igualmente importante será a presença de familiares, crianças, adolescentes e jovens não PCDs, para que possam vivenciar a mesma realidade e favorecer o exercício da empatia e a oportunidade de repartir momentos de lazer e cultura.

Recursos usados no Festival de Cinema Acessível Kids

As obras do Festival contam com os recursos de audiodescrição, legendas descritivas e Língua Brasileira de Sinais. A audiodescrição permite ao público com deficiência visual ter acesso aos filmes através da descrição dos elementos visuais da obra. Pesquisas demonstram que esse recurso beneficia, ainda, espectadores com autismo, Síndrome de Down, déficit intelectual e dificuldade de concentração.

As legendas e a janela de Libras trazem acessibilidade ao público com deficiência auditiva. Além dos filmes acessíveis, o Festival promove uma recepção acolhedora do público, para que todos se sintam bem e possam aprender uns com os outros a partir das sessões de cinema. 

E olha que bacana: também há o uso de outros recursos como vendas para os olhos e personagens em forma de bonecos, para uma experiência táctil. A ideia do uso de máscaras é propor um exercício de colocar-se no lugar do outro, com vistas à inclusão.

Educadores do Festival de Cinema Acessível Kids

No Criança Esperança deste ano e de 2023, no âmbito educacional do projeto, está incluída a formação de educadores inclusivos. O projeto tem como foco desencadear um processo de inclusão educacional e social das crianças, adolescentes e jovens com deficiência; LGBTs e com HIV/AIDS, tendo em vista a grande evasão causada pela pandemia. O projeto busca atuar de forma mobilizadora e fortalecer os vínculos de alunos e professores.

Sobre a OSC Mais Criança

A OSC atua na defesa e promoção dos direitos humanos para a inclusão social.

Ela desenvolve e adota tecnologias e abordagens inovadoras com a acessibilidade universal.

Tem como referência os ODSs, em especial aqueles voltados para o desenvolvimento socioambiental, a educação, a cultura e a saúde, em busca de uma sociedade democrática equitativa e com acesso e participação de todos.

Festival de Cinema Acessível Kids

Descrição do cartaz do Festival de Cinema Acessível Kids:

O cartaz é colorido e quadrado. No alto, os logos do Criança Esperança e OSC Mais Criança. Abaixo, em um retângulo de fundo azul claro, que ocupa quase metade do cartaz, à esquerda, o desenho de uma câmera com o nome Som da Luz. Ela destaca com um facho de luz o logotipo do Festival de Cinema Acessível, à direita, em letras maiúsculas amarelas e cor de laranja.

A palavra Kids está dentro do desenho de uma claquete, um pequeno quadro preto com uma barra móvel na parte de cima.  Em uma linha branca abaixo, a frase “A Serviço da Inclusão Educacional”, escrita com letras maiúsculas de cor preta. Segue abaixo em fundo amarelo ocupando a metade do cartaz, à esquerda, a cena do filme Malévola retratada em um pedaço preto de rolo de filme, com furinhos nas bordas de baixo e de cima.

O título do filme está à direita, juntamente com datas e horários. Mais abaixo, as informações sobre os locais das sessões. No rodapé, sobre um fundo branco, a logo do produtor Som da Luz e os logos dos apoiadores em uma linha horizontal. (fim da descrição).

Serviço Passeios Kids

 

Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional

Filme: Malévola

Datas: 23 e 24 de agosto

Horário: 14h

Endereços:

23 de agosto: Unibes Cultural, à rua Oscar Freire, 2.500, no Sumaré, na Zona Oeste da cidade

24 de agosto: CEU Perus, à rua Bernardo José de Lorena, S/N, na Vila Fanton, na Zona Norte

Valor: Entrada franca

Classificação: Livre

Site: http://somdaluz.com.br/

Procurando por mais passeios para fazer com as crianças? Clique aqui e confira!⁶

Publicidade

Família no Parque