Categorias: Em casa, Para fazer em casa

Festival Campo do Brincar terá música, brincadeiras, vídeos, lives e histórias para crianças

Festival Campo do Brincar oferece visita ao MAM, apresentações musicais com o grupo Tiquequê e muito mais

Nestes tempos de distanciamento físico é um alento que conteúdos e atividades culturais de qualidade e dirigidas ao publico infantil estejam acontecendo, ainda que em ambiente online.  Mesmo impedidos de ir pessoalmente ao Parque do Ibirapuera para fazer uma exploração presencial no universo das artes visuais, os pequenos poderão aproveitar a Visita ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) de forma virtual, assistir a apresentações do grupo Tiquequê e da cantora Vanessa Bumagny e curtir outras atrações da programação do FESTIVAL CAMPO DO BRINCAR 2021 – Edição Online no Youtube.

Voltado a crianças até 6 anos e adultos que convivem com crianças nesta fase da primeira infância, o evento acontece dias 10 e 11 de julho, sábado e domingo, entre 16 e 18h30 e reúne 8 atividades em 5 horas entre lives, shows e vídeos, tudo de graça. O conteúdo para crianças inclui contação de histórias, artes visuais, brincadeiras da cultura popular e apresentações musicais.

O conteúdo para adultos apresenta lives com temas relevantes: o brincar na infância, o brinquedo e o estímulo à imaginação, a tecnologia no universo infantil, habilidades socioemocionais e a relação das crianças com as regras e o convívio social.

Programação – FESTIVAL CAMPO DO BRINCAR

Dia 10 de julho (sábado)

16h – 17h – Live com Chico dos Bonecos (atividade para adultos)

17h – 18h30 – três atividades para as crianças

– Cia Truks – Contação de história – vídeo

– Haydeezita Arte e Poesia – Brincadeiras em  vídeo

– Visita ao Museu – vídeo

Dia 11 de julho (domingo)

16 – 17h – Live sobre Habilidades Socioemocionais (atividade para adultos)

17h – 18h30 – três atividades para as crianças

– Atauara – Contação de História – filme

– Vanessa Bumagny  – Canções Que Guardam Poemas

– Tiquequê – pocket show com o grupo

Lives para adultos abrem os dias 10 e 11/7 – com Chico dos Bonecos e Camila Tarif

Às 16h, tanto no sábado (dia 10) como no domingo (dia 11), será dedicada aos adultos. No primeiro dia uma live do poeta, contista, arte-educador e “desenrolador de brincadeiras” Chico dos Bonecos (Francisco Marquese) discorre sobre a importância do ato de brincar e da brincadeira em si, partindo do ponto que é por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo.

No segundo dia, na hora reservada aos adultos, das 16 às 17h, a psicóloga e mestre em psicologia escolar Camila Tarif fala sobre Habilidades Sócio-Emocionais. No desenvolvimento infantil, um aspecto fundamental, e às vezes pouco reconhecido, é a maneira como as crianças podem reconhecer e compreender emoções, em si mesmas e nas relações com os outros.

No dia 10 tem Cia Trucks, brincadeiras e Visita ao Museu entre das 17 e 18h30

Entre 17 e 18h30, também nos dois dias, a programação é dirigidas às crianças. No dia 10 de julho tem Cia Trucks, vídeos com brincadeiras musicais e a Visita ao Museu. Será exibido um trecho do espetáculo Sonhatório, da Cia Truks, utilizando a técnica de Teatro de Objetos, onde se muda o uso cotidiano do objeto para construir criaturas ou simbolizar personagens.

Em seguida, a programação apresenta Brincadeiras com Haydeezita – Arte e Poesia. A proposta aqui é mergulhar nas brincadeiras e manifestações tradicionais da cultura popular do Brasil, de maneira lúdica e divertida. Um passeio pelos ritmos do cacuriá, do coco, do carimbó e das congadas.

Visitar um museu de arte é uma boa oportunidade para descobrir uma infinidade de novos significados e estimular a imaginação. Colocar em conjunção a curiosidade, a capacidade de análise, reflexão e criatividade. Tanto as crianças como adultos aprendem muito e descobrem novas perspectivas quando visitam um museu. Ponto de visita obrigatório no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo é a obra sem título, criada pelos grafiteiros OS GÊMEOS, em 2010, Fica na entrada do MAM e integra a coleção do museu. Você e seu filho serão recepcionados pelas cenas coloridas e inusitadas de autoria da dupla, instalada na parede entre a porta de acesso e a Aranha de Louise Bourgeois.

O mundo mágico de Atauara, Vanessa Bumagny e Tiquequê no domingo

No domingo, 11 de julho, as atrações infantis, entre 17 e 18h30, incluem o projeto Atauara, formado por contação de histórias a partir de filme de curta-metragem para aproximar as crianças, de forma lúdica, poética e sensível, das montanhas, dos rios, dos lagos, das árvores, das cavernas, dos oceanos, dos animais, dos ventos, das chuvas.

No mesmo dia há a atividade musical Canções que guardam Poemas, com a cantora e compositora Vanessa Bumagny. A artista convida o público a se expressar e se aproximar de um poema através de uma brincadeira com desenho, mostrando que o conteúdo dos livros traz infinitas possibilidades além da leitura.

Encerra o evento no domingo o pocket show do Tiquequê, grupo musical com 20 anos de trajetória. Com Diana Tatit e Wem, o Tiquequê cria espetáculos que estimulam a capacidade visual, de movimento e de interação das crianças, integrando música, teatro, narração de histórias, dança e brincadeiras, com canções simples e divertidas.

Confira mais atividades para fazer em casa e outras dicas CLICANDO AQUI

Publicidade

Família no Parque