Categorias: Em casa, Gratuito, Live, Oficina, Para fazer em casa

Festival Brincando na Praça acontece em versão online com atrações para toda a família

Festival Brincando na Praça tem em seu line-up diversas companhias e grupos, que somarão mais de 30 apresentações em 16 horas de atividades artísticas nos 8 dias de evento

Nos dias 11, 12, 13, 18, 19, 20, 26 e 27 de dezembro, acontece a edição online do Festival Brincando na Praça. Transmitido gratuitamente pelo Facebook e YouTube da Muda Cultural, o projeto conecta por meio da arte temas importantes; como diversidade, sustentabilidade, alimentação saudável, questões sobre equidade racial e de gênero, entre outros.

A programação reunirá, sob o comando da mestre Palhaça Rubra, oito encontros; que proporcionarão de forma lúdica e diversificada, ensinamentos e entretenimento para as crianças e seus familiares.

As apresentações foram previamente gravadas em estúdio, respeitando todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades.

Confira a programação do Festival Brincando na Praça:

11 de dezembro (sexta) – às 15h

Pipo e Fifi – Cia Truks: Pipo e Fifi é um espetáculo baseado no premiado livro infantil. A peça explica às crianças, a partir de 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo e sentimentos; ensinando a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.

Criança que Canta também Dança – Núcleo Caboclinhas: O show interativo tem como tema de suas composições os mitos folclóricos brasileiros. Apresenta ritmos e danças brasileiras, como: samba de roda, ciranda, baião, carimbó, entre outros.

Ixi, Bateu uma Tristeza – Cia Tá na Boca do Conto: A Cia apresenta 4 histórias que apresentam de maneira leve, sentimentos de luto e tristeza. Animais de uma floresta que precisam lidar com a perda de uma amiga muito querida.

Oficina Emocionário – Cia Tá na Boca do Conto: Cada criança confeccionará um “Emocionário”, que é um dicionário das emoções.

12 de dezembro (sábado) – às 15h

Fim? – Grupo Esparrama: O espetáculo, que trata sobre o fim do mundo, estimula uma reflexão sobre o momento em que estamos vivendo; e sobre a forma como tratamos o nosso planeta.

Terra de Gigante – Dani Boni e Mavutsinim San: Contação de história baseado no conto popular Terra de Gigante.

Expedição Pacífico – Cia Truks: Dois criativos catadores de lixo recolhem o lixo da grande cidade e o transformam em verdadeira poesia visual; criando incríveis cenários para onde são capazes de viajar.

Oficina de Plantação de Mudinhas – Dani Boni e Mavutsinim San: Nessa oficina, um boneco irá ensinar a plantar uma sementinha.

Festival Brincando na Praça acontece dias 11, 12, 13, 18, 19, 20, 26 e 27 de dezembro

13 de dezembro (domingo) – às 15h

Contação de Histórias Boneca Abayomi – Cia Contarinhos: Conto do folclore africano que resgata o simbolismo da resistência dos escravos que vieram da África para o Brasil; e, encontraram na imagem da boneca Abayomi a herança da luta pela vida e a representatividade de suas culturas.

Oficina de Confecção de Boneca Abayomi – Material: Retalhos coloridos e estampados; Fitas coloridas para as amarrações ; 30 cm de tecido preto (qualquer tecido); 1 tesoura 

Entre Elas – Cia Armárias: O espetáculo retrata o universo feminino e seus aprisionamentos estruturais.

Histórias no Quintal de Eleguá – Cia Clã do Jabuti: O espetáculo nasce do desejo de investigar histórias relacionadas à nossa ancestralidade, e manifestações ritualísticas de música, canto e dança afro-brasileiras e afro-caribenhas.

18 de dezembro (sexta-feira) – às 15h

Poetas da Cor – Cia Druw de Dança Contemporânea: O espetáculo proporciona uma experiência lúdica criada a partir de partituras imaginárias e poéticas.

Pés no chão: Dança para Crianças – Érico Santos: A oficina tem objetivo de aproximar as crianças ao contato com as danças nordestinas e contemporâneas.

Intervenção de Mágica – Mágico Granado

Como montar seu Varal? – Trupe DuNavô: Duas palhaças com uma pilha de roupas não encontram o varal. A partir do ocorrido, elas tentarão desfazer uma grande confusão e precisarão se descobrir em meio a esse tanto imenso de roupas.

19 de dezembro (sábado) – às 15h

Tempero de Histórias – Cia do Liquidificador: Dois atores e um músico trajados de cozinheiros contam histórias que se relacionam com o tempero escolhido. São abordados temas como ter uma alimentação saudável e curiosidades sobre alimentos de todo o mundo.

Conforto Gourmet – Conforto e Cia: Palhaço Conforto, ao lado do seu filho Confortinho, compartilham uma série de receitas fáceis, e saudáveis.

Conhecendo as Frutas do Nordeste – Jacke Carvalho: Jacke Carvalho, falará a respeito da mudança do clima do Nordeste, e as características das frutas dessa região.

Chá Comigo  – Cia Caravana Tapioca: A excêntrica cozinheira Nina cozinha batatas e faz malabarismos com os alimentos e conchas de sopa. Enquanto o alimento não fica pronto, convida alguém para tomar um chá em suas xícaras musicais.

20 de dezembro (domingo) – às 15h

Sambada de Terreiro – Antônio Meira e Alisson Lima: Antônio Meira e Alisson Lima performam o Frevo, os Maracatus, o Caboclinho, o Cavalo Marinho, entre outras.

Mundo Aflora: A apresentação é um convite para acompanhar uma jornada fantástica de dois músicos viajantes.

Batuque Pé na Estrada – Regina Santos: Oficinas abordam brincadeiras e danças da cultura popular afro-brasileira.

Pra Todo Mundo Dançar – Cia Babado de Chita: Espetáculo traz as manifestações populares do Brasil com repertório de ritmos característicos das regiões norte, nordeste e sudeste.

26 de dezembro (sábado) – A partir das 15h

As Maravilhosas Palhaças…E os Palhaços também! – Cia Asfalto de Poesia: As contadoras de histórias Clowndete Maria e Mussarella contam a história de algumas artistas inesquecíveis do picadeiro.

Era uma vez… Joana Princesa – Cia Três Lunas: Era uma vez uma princesa que, ao nascer, recebeu o nome de João. Algum tempo depois, a criança pediu para que seus pais a chamassem de Joana. O rei e a rainha não sabiam o que fazer e até consultaram a bruxa do reino. Enquanto isso, Joana parte em uma grande aventura em busca do Arco-Íris Mágico; que, segundo a lenda, pode ser a fonte de grandes transformações.

A Princesa e a costureira – Teatro da conspiração: A partir do livro homônimo de Janaína Leslão, este projeto recebeu o “PROAC /2015; – Apoio a projetos de promoção das manifestações culturais com temática LGBT”; e é voltada para o público infanto-juvenil.

Musicalização Infantil – Renata Espoz: Encontro musical

27 de dezembro (domingo) – às 15h

Fábrica de brinquedo – Cia LaMala: Cia LaMala cria o ambiente de um laboratório, onde são criados brinquedos e mecanismos que os animam.

Oficina de Bonecos de Meia – Cia Truks

Os Coloridos – Cia Os Crespos: O espetáculo traz personagens baseados em mitos e contos africanos, afrobrasileiros e indígenas.

Tecendo Histórias – Cia 4 Ventos: A Cia apresenta o universo encantado da mitologia e dos contos africanos com base na literatura infanto-juvenil.

 

Procurando um passeio seguro para fazer neste momento? Clique aqui para saber mais.

Publicidade