Nos dias 27 e 28 de setembro, das 9h30 às 18h, o Museu da Imigração – localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás – abre suas portas para a 29ª edição da Festa do Imigrante, tradicional evento que celebra a diversidade cultural e reúne comunidades migrantes, refugiados e descendentes de diferentes nacionalidades. A entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento (exceto sal), que será destinado ao Arsenal da Esperança, maior centro de acolhida da cidade.
A festa oferece um verdadeiro mergulho nas culturas do mundo com música, dança, gastronomia e artesanato. No jardim do Museu, 33 apresentações de grupos de mais de 22 localidades, como Grécia, Chile, República Tcheca, Bolívia, Espanha, Letônia, Paraguai e Hungria, prometem encantar o público. Entre os destaques de 2025, Sumaq Peru Brasil Dança Folclórica Peruana estreia trazendo danças típicas do país andino, e a Banda Volare apresenta clássicos e músicas contemporâneas italianas.
Na área gastronômica, mais de 40 expositores oferecem pratos típicos de países como México, Itália, Síria, Dinamarca, Portugal, Bulgária, Líbano, Iraque, Camarões, Áustria e Congo. Já o pavilhão de artesanato contará com 20 expositores de países como Costa do Marfim, Japão, Rússia, Sudão, Ucrânia, Iraque e Bélgica.

O público também poderá participar de oficinas e vivências que exploram aspectos culturais de mais de 15 países. Entre as atividades de dança estão K-Pop (Coreia do Sul), dança afegã e da Guiné-Conacri. Na gastronomia, os visitantes podem colocar a mão na massa em oficinas de Chicken Tikka (Índia), Arepas (Venezuela) e até pizza para crianças. Já o artesanato traz oficinas de Turbante (Costa do Marfim), Ovos decorados (Lituânia), Caligrafia (Armênia) e Bordado (Palestina).
Outra experiência exclusiva é a visita guiada à antiga Hospedaria de Imigrantes, conduzida pelo Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu, com acesso a espaços normalmente fechados ao público. A programação aborda a história do local, a migração em São Paulo e projetos sociais, como o Arsenal da Esperança, que acolhe diariamente 1.200 homens em situação de vulnerabilidade.
O evento ainda traz atividades inéditas, como a oficina Festa em Foco, uma caminhada fotográfica que permitirá aos participantes registrar diferentes perspectivas do festival. As imagens serão publicadas no blog do Museu da Imigração, criando um espaço de reflexão coletiva sobre memórias e narrativas visuais.
Para completar a programação, o público pode aproveitar o passeio de maria-fumaça, fotografias de época e a cafeteria do Museu (com valores a consultar no site). O evento contará com tradução em Libras nas apresentações e algumas oficinas, além de equipe especializada para pessoas cegas ou com baixa visão.
Serviço Passeios Kids
Evento: 29ª Festa do Imigrante
Dias e horários: 27 e 28 de setembro, das 9h30 às 18h
Local: Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Ingresso solidário: Gratuito, mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal). Distribuição de ingressos sujeita à lotação do espaço.
Recursos de acessibilidade: monitores para pessoas cegas ou com baixa visão nas visitas guiadas e intérprete de Libras nas atrações de palco e algumas oficinas e atividades
A entrada está sujeita à lotação do espaço, e a programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.

