Categorias: Para fazer em casa

Férias antecipadas: como aproveitar este período mesmo em quarentena?

A professora Fernanda Morais do Colégio Mater Amabilis dá algumas dicas para controlar a ansiedade e saber lidar com a rotina e a passagem do tempo

 

No mês de abril algumas escolas optaram por antecipar as férias de julho a fim de criar a possibilidade de, no futuro, haver mais aulas presenciais. Este foi o caso do Colégio Mater Amabilis, de Guarulhos (SP).

Apesar do Colégio possuir ampla estrutura tecnológica e, assim, ter se adaptado rapidamente às demandas do ensino a distância – vídeoaulas, chats, plantão de dúvidas, atendimento personalizado de orientação pedagógica e outros – a escolha foi amparada no bem-estar do estudante.

“O contato em sala de aula é insubstituível. Ele possibilita a dúvida, a troca de experiência, o debate, a resposta imediata.” explica Fernanda Morais, professora da disciplina de Ensino Socioemocional da escola. “O aluno sozinho em casa fica à mercê da própria disciplina e organização. E estimular o aprendizado também faz parte do papel do professor”.

A educadora diz ainda que não é possível captar o estado emocional dos alunos por meio de uma tela. E saber se alguém está triste, desmotivado ou alegre é importante para apoiar a criança ou adolescente de forma completa.

A professora Fernanda dá alguns conselhos aos estudantes que, excepcionalmente, terão de passar as férias dentro de casa:

 

  1. Aceitar a situação

Alguns alunos podem se sentir frustrados com planos de viagens indo por água abaixo ou por não poderem passar uma temporada na casa de um primo no interior.

No entanto, é preciso reconhecer a situação de emergência que exige a colaboração de todos e priorizar o bem coletivo e não os interesses individuais.

 

  1. Desenvolver o autocontrole

“Todos as pessoas estão, de alguma forma, frustradas. Mas é preciso lidar com a situação de uma forma madura. Não adianta alimentar a raiva e descontar esse sentimento nos outros”. aponta Fernanda.

 

  1. Praticar o autoconhecimento

“Já que o mundo externo está longe, é importante olhar para o mundo interno, para si mesmo” explica a professora.

Descobrir um novo hobby, e organizar os pensamentos em um diário são alguns exemplos práticos.

 

  1. Saber lidar com o tempo

“É preciso olhar para o tempo de uma outra forma”, diz Fernanda. Se por exemplo, neste ano não foi possível reunir a família na Páscoa é importante lembrar que não será sempre assim – este é um momento excepcional.

E, uma dica de como gerenciar o tempo em quarentena para estruturar uma rotina, é marcar compromissos consigo mesmo ou com integrantes da família que vivem com você. Por exemplo, todo sábado assistir um filme antigo, as terças serem reservadas para jogos de tabuleiro em grupo, entre outros. Dessa forma, de acordo com Fernanda, há mais leveza no dia a dia e as pessoas não ficam apenas esperando a quarentena acabar.

 

  1. Ser produtivo se necessário – e com equilíbrio

A educadora explica que a saúde mental vem em primeiro lugar, depois a produtividade. Para aqueles que não querem interromper totalmente os estudos, em especial os vestibulandos, a orientação é aproveitar para ler os livros obrigatórios para os exames. Ouvir música também pode ser uma opção, como é o caso do álbum do Racionais, exigido pela Unicamp.

 

Publicidade

Família no Parque