Categorias: Exposição, Gratuito, Passeios, Sesc

Diversão gratuita no Sesc Interlagos: exposição Pasteur, escorregador jacaré, piscina e muito verde

A exposição Pasteur, o Cientista convida as famílias a conhecer e celebrar vida e obra de Pasteur por meio de vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos

Figura emblemática da ciência, o francês Louis Pasteur é agora homenageado na exposição Pasteur, o Cientista; em cartaz até 29 de novembro no Sesc Interlagos. A mostra exibe as descobertas do cientista por meio de obras organizadas em ordem cronológica. E traz ao público desde a solução de um enigma químico até a vitória de Pasteur contra a raiva; doença que, no século XIX, era tida como incurável.

A exposição pode ser visitada gratuitamente pelo público de quarta a sexta-feira, das 10h30 às 15h; mediante agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/interlagos. As visitas à exposição de Pasteur têm capacidade reduzida para 10 pessoas a cada 30 minutos. E o uso de máscara facial é obrigatório durante todo o período. Ao final de cada circuito é realizada higienização do espaço, das obras e de equipamentos.

Sobre a exposição Pasteur, o Cientista

Os núcleos da exposição foram estruturados em seis atos. Os visitantes são recebidos pelos educadores do Sesc e conduzidos por um percurso lúdico e interativo que remonta a trajetória e os feitos do célebre inventor.

No Prólogo, o espectador se depara com um busto de Pasteur; escultura na qual é projetada um videomapping que traz áudio de Marie Pasteur, que narra a trajetória do marido.

Ato 1 – Cristais e Dissimetria

O visitante assiste às descobertas que Pasteur realizou entre os anos de 1847-1857. É o início de tudo: aos 21 anos, ele decide – e consegue – resolver um mistério da ciência. Aqui, um filme, uma experiência ótica e um jogo de classificação ajudam a entender o processo.

Ato 2 – Fermentações

Por meio de microscópios e jogos interativos, o visitante aprende como o cientista inventou a pasteurização e resolveu impasses de indústrias como a da cerveja e do vinho. No mesmo núcleo, começam as relações com descobertas sobre contaminação por microorganismos e doenças. De 1859 a 1864, Pasteur viveu a polêmica do surgimento dos microorganismos. O cientista enfrenta outros cientistas e prova sua teoria.

Ato 3 – Gerações espontâneas?

O visitante descobre como foi, passo a passo, esse processo por meio de uma multimídia instalada em vitrine mágica.

Ato 4 – Doenças dos bichos-da-seda

Reúne maquetes, equipamentos de época e dioramas que ilustram o método e as descobertas de Pasteur sobre as doenças dos insetos produtores.

Ato 5 – Doenças infecciosas e vacinas

O auge da carreira de Pasteur acontece de 1876 a 1895, época em que se debruça sobre doenças infecciosas. O cientista ganha fama mundial com a invenção da vacina contra a raiva. O visitante percorre um cenário lúdico de fazenda e é convidado a interagir com jogos sobre as vacinas, filmes e maquetes que contam como Pasteur chegou até as vacinas contra doenças dos animais.

O ato final, Epílogo – Pasteur e o Brasil

Enquanto o célebre cientista fazia a ciência avançar na Europa, os reflexos de suas pesquisas chegavam ao Brasil. D. Pedro II era um grande admirador de Pasteur, trocou correspondência com ele e até tentou trazê-lo para o Brasil; fazendo uma generosa contribuição para a criação do Instituto Pasteur.

Muita diversão gratuita no Sesc Interlagos

O Sesc Interlagos reserva muita diversão para a criança e toda a família. O famoso escorregador em formato de jacaré é um dos principais atrativos. Tem muito espaço verde, redes para descansar, área de churrasqueira e ainda a área da piscina. Vale muito à pena programar o passeio pela unidade, localizada na Zona Sul de São Paulo. Antes, entre em contato no (11) 5662-9500 para saber quais atrações exigem a carteirinha de sócio.

IMPORTANTE: por enquanto o jacaré, a piscina e outros espaços permanecem fechados para garantir a segurança de todos contra o novo coronavírus. 

Serviço Passeios Kids:
Exposição Pasteur, o Cientista
Endereço: Sesc Interlagos – Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial
Até 29 de novembro
Funcionamento: quarta a sexta-feira, das 10h30 às 15h.
Tempo de visitação: permitida 10 pessoas a cada 30 minutos.
Agendamento de visitas: https://www.sescsp.org.br/interlagos
Procurando um passeio seguro para fazer neste momento? Clique aqui para saber mais.

Publicidade

Família no Parque