Categorias: Gratuito, Museu, Passeios

GRATUITA! Incrível exposição “A Tensão” chega ao CCBB São Paulo

Formada por 16 obras de grandes proporções, a mostra desloca objetos de seus locais comuns para interferir na capacidade de percepção do público. A principal atração é a Swimming Pool

A exposição A Tensão, do artista argentino Leandro Erlich, está prevista para chegar no CCBB São Paulo a partir de 13 de abril após temporada de sucesso no CCBB do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em uma das mais aclamadas exposições da atualidade, objetos e ambientes cotidianos são deslocados de seus lugares usuais. Cria-se então uma alteração na percepção de crianças e adultos e, como consequência, uma inevitável sensação de estranhamento. Você já pode reservar seus ingressos clicando aqui. Os lotes de ingressos serão disponibilizados semanalmente, sempre às sextas, ao meio-dia.

Exposição A tensão

São ao todo 16 obras e uma das mais aclamadas é a escultura “Swimming pool“. Ela reproduz uma piscina onde os visitantes podem se ver dos dois lados do espelho d’água.

“O estranhamento já ocorre quando vemos uma piscina montada no centro do CCBB. A estrutura mostra o quanto temos vivido em bolhas, separados, divididos em espaços fechados. Uma situação que se acentuou após a chegada da pandemia de Covid-19. Essa é outra característica das obras de Erlich: elas sempre conseguem falar sobre o tempo presente, sobre o o momento que vivemos agora”.

Algumas das obras da exposição A Tensão

Clouds – nesta obra são reproduzidas nuvens dentro do ambiente fechado da exposição. A ideia é que o espectador perceba que um fenômeno natural distante esteja ao alcance das mãos. No entanto, reduzido a uma série de placas de vidro.

Classroom – os visitantes veem seus reflexos projetados em uma sala de aula sombria e abandonada, como fantasmas em uma escola esquecida.

Salão de beleza –  crianças e adultos entram na obra e têm uma surpresa ao olharem para os espelhos.

Lifted lift – ao observar pela porta de um elevador, o visitante vai descobrir o quanto um poço pode se estender.

Neighbors – ao olhar pelo olho mágico de uma porta, os visitantes da exposição têm uma visão inesperada.

Traffic jam – na obra, da mesma forma como os seres humanos, veículos nascem do pó e voltam ao pó.

O artista

As obras de Leandro Erlich já passaram por algumas das principais exposições no Brasil. Em 1997, ele fez parte do grupo de artistas que estiveram na 1ª Bienal do Mercosul. Já em 2004, ele esteve entre os principais nomes da 26ª Bienal de São Paulo. Em 2001, Erlich representou a Argentina na 49ª Bienal de Veneza, onde voltou a exibir em 2005. Além disso, ele já participou de exposições exposições coletivas e individuais em Nova York, Barcelona, Londres, Seul, Paris e em Buenos Aires.

Serviço Passeios Kids:

Exposição A tensão

Artista: Leandro Erlich | Curador: Marcello Dantas

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

Período: 13 de abril a 20 de junho

Ingressos: Agendamento no site bb.com.br/cultura 

Classificação indicativa: Livre

Valor: entrada gratuita

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

Publicidade

Família no Parque