Categorias: Coronavírus, Notícias, Passeios

Escolas de São Paulo serão fechadas gradualmente por conta do coronavírus partir de segunda-feira (16/03)

Escolas de São Paulo serão fechadas gradualmente! O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na última sexta-feira que que as escolas públicas e privadas devem fechar gradualmente a partir de segunda-feira e até o dia 23 devido a pandemia imposta pelo coronavírus. Porém, ao longo da semana algumas escolas já se adiantaram e cancelaram suas aulas, conforme anunciaram várias mães em grupos de WhatsApp e Facebook. A escola da Juju e Lulu anunciou apenas no sábado (14) que vai encerrar as aulas a partir do dia 23 até o dia 27 de março.

Já as universidades públicas e privadas já devem encerrar as aulas no dia 16 sem esse anúncio gradual.

Atualmente, a rede estadual de ensino tem 3,5 milhões de alunos e a rede municipal, 3 milhões. São Paulo possui a maior rede pública do Brasil. Já nas escolas particulares hoje estão mais 2 milhões de crianças e jovens.

Por que fechar gradualmente?

A ideia é de não fazer um fechamento abrupto das escolas é para informar aos alunos e pais sobre os procedimentos e como se prepararem para esse tempo seu aula.

“A interrupção imediata acarretaria um problema porque as crianças têm que ficar com avós, de acordo com Bruno Caetano, secretário municipal de educação.

Por que adiantar o fechamento das escolas?

O governo do Estado de São Paulo não pretendia cancelar as aulas agora, pensava nessa possibilidade apenas daqui a cerca de duas semanas, quando os casos da doença devem chegar ao seu ápice.

No entanto, o Ministério da Saúde recomendou que locais onde já existam transmissões comunitárias, ou seja, quando não é possível identificar nenhum vínculo da transmissão (como alguém que viajou para outro país, por exemplo), adiante as férias escolares. O documento diz que instituições de ensino planejem “a antecipação de férias, visando reduzir o prejuízo do calendário escolar ou uso de ferramentas de ensino a distância”.

É importante compartilhar que ainda não há casos de coronavírus na rede pública de educação paulista, mas alguns foram identificados nas escolas particulares.

Leia outros conteúdos que vão te ajudar a passar por essa fase:

Coronavírus: informações, dicas e cuidados por Dra Aline Piedade

Escolas de São Paulo serão fechadas gradualmente por conta do coronavírus partir de segunda-feira (16/03)

Pânico aumenta casos de coronavírus, alerta neurocirurgião do Hospital da Clínicas

Dicas de brincadeiras para fazer em casa e em festas infantis por Débora Necchi

Lista de filmes infantis e para a família na Netflix para os dias em casa

Publicidade

Família no Parque