Categorias: Dia das Mães, Dia dos Pais, Notícias

Dia da Família: Uma reflexão necessária para o acolhimento de todas as crianças

Dia da Família como forma de preservação das crianças

Muitas instituições de ensino vêm abordando a questão familiar de formas diferentes, em um ato de empatia com as crianças que não possuem uma mãe ou um pai, ou apenas têm uma estrutura familiar diferente da tradicional, uma dessas é a troca do Dia das Mães e Dia dos Pais pelo Dia da Família. Tornando assim uma comemoração para todas as crianças e famílias.

Reflexão sobre a preservação das crianças e famílias

O Dia da Família é um tema debatido cada vez mais nos últimos anos. Por diversos fatores sociais e econômicos. Um dos motivos mais comentados são o número de crianças que não tem figuras paternas presentes.

Atualmente Brasil temos cerca de 500 crianças registradas sem o nome do pai por dia. E mesmo que em menor quantidade também temos aquelas crianças que a figura materna é ausente, as que perderam os pais muito cedo. E até mesmo as que nunca chegaram a conhecer os pais biológicos. Entre outras situações que podemos observar na sociedade.

Reforçando que, além da ausência do pai e da mãe, seja por morte ou abandono, existe também a diversidade de arranjos familiares.

Estes eventos escolares podem provocar uma série de sentimentos ruins nessas crianças. Como por exemplo a exclusão, ao realizar atividades, ensaios de musicas e danças, ou até mesmo na simples confecção de um cartão.

Algumas escolas vêm também levantando questões de que essas comemorações podem expor ainda mais a vida familiar da criança. Resultando em bullying ou até mesmo complicações na saúde emocional da criança.

Partindo desta linha de raciocino e buscando proteger nossos pequenos que muitas escolas têm optado em promover o Dia da Família.

Exemplos próximos de nós

Dentro do Passeios Kids temos o caso da Tatê. Ela não teve a presença paterna e a materna. Como sua mãe morava em outra cidade, não conseguia estar presente na maioria das festas escolares. Estes eventos sempre foram motivo de angústia e tristeza. Já que a comemoração a fazia se sentir excluída dos colegas e aumentava ainda mais a dor de algo que sempre tentava superar.

Relato de uma seguidora

Uma seguidora nossa relatou, que a escola de sua filha não deixa de comemorar o Dia das Mães ou Dia dos Pais. Entretanto deixa em aberto para que as famílias que não se sintam confortáveis não participem. A festa acontece fora do horário escolar sem expor as crianças.

E a seguidora afirma que durante o período de aula não existe nenhuma dinâmica voltada aos dias comemorativos. Sem ensaios para apresentações e nem confecção de lembranças ou cartões. Para assim preservar a saúde emocional da criança e sua configuração familiar.

Lembrando que o Dia da Família não quer dizer que as instituições que estejam desmerecendo os papeis de pais e mães. Eles continuam fundamentais no processo de escolarização dos filhos, independentemente do dia. Olhar para essa reconfiguração da família é uma discussão necessária.

Para dicas de passeios com crianças em SP Clique aqui!

Publicidade

Família no Parque