O projeto “Brincando na Praça” realiza mais uma edição gratuita nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Museu da Imigração, na Mooca. A programação reúne oficinas, música, circo, teatro, dança e experiências interativas voltadas para crianças e famílias.

A iniciativa faz parte da Semana Mundial do Brincar e acontece na semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando propostas ligadas à infância, natureza e sustentabilidade. O festival é realizado pela Muda Cultural e terá atividades espalhadas pelos jardins do museu, que conta com cerca de 2.900 m² de área verde.

Oficinas, música, teatro e experiências ao ar livre

A programação inclui oficinas criativas, apresentações culturais e intervenções para diferentes idades. Entre os destaques estão as oficinas “Do Rio à Rua: Criando seu Código Marajoara”, com Lenise Oliveira, “Minha Casa, Meu Museu”, com Maya de Paiva, e “Cores da Terra”, com Taynã Oliveira, que utiliza pigmentos naturais em atividades artísticas.

Na parte musical, o evento recebe apresentações de DJ Igonna, DJ Tati Laser e do projeto Sal das Drags. Já nas artes cênicas, haverá espetáculos de circo, teatro e dança, como “Bora Brincar”, da Trupé Cia de Artes, “A Máquina de Músicas Sem Fim”, da Trupe Arlequinos & Colombinas, e “O Circo Tá na Área”, da Cia Popular de Circo e Teatro.

As crianças também poderão participar de experiências interativas como os “Jogos do Mundo”, com brincadeiras tradicionais de diferentes países feitas com materiais recicláveis, além da Bike Ybá, bicicleta com liquidificador acoplado em que os pequenos pedalam para preparar o próprio suco.

Outro destaque será a ativação “Os Viajantes de Papel no Reino Mágico do Cacau”, experiência de contação de histórias inspirada no universo do chocolate.

Evento valoriza diversidade cultural e artistas migrantes

O tema desta edição será a valorização de artistas migrantes, trazendo reflexões sobre pertencimento, memória e diversidade cultural. A curadoria reúne artistas de diferentes regiões do Brasil, incluindo Pará, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Minas Gerais.

Além das atrações culturais, o espaço contará com feira de artesanato e gastronomia com curadoria de migrantes e imigrantes.

Programação Completa Sexta, 29 de maio

  • 10h30 Andarilho | Palhaço Calabreza Mussarela Picles de Oliveira
  • 11h00 Cabaças – Memórias Umzimba | Cia Förè
  • 1200 Oficina do Rio à Rua: Criando seu Código Marajoara – com Lenise Oliveira
  • 13h30 Os Viajantes de Papel no Reino Mágico do Cacau
  • 15h30 A Cavaleira | Grupo Bota Fulô
  • 16h00 Caça ao Tesouro

+ Jogos do Mundo com a Caravana Lúdica
+ Ativação Bike Ybá
+ DJs Sal das Drags

Sábado, 30 de maio

  • 10h30 Gina e Durval
  • 11h00 Bora Brincar | Trupé Cia de Artes
  • 12h00 Oficina Minha Casa, Meu Museu – com Maya de Paiva 13h30 Os Viajantes de Papel no Reino Mágico do Cacau 15h30 O Circo Tá Na Área | Cia Popular de Teatro

+ Jogos do Mundo com a Caravana Lúdica
+ Ativação Bike Ybá
+ DJ Igonna

Domingo, 31 de maio 10h30 

  • 11h00 Amálgama
  • 12h00 Oficina Cores da Terra – com Taynã Azevedo
  • 13h00 Cortejo Murundu | Coletivo Fanfarrosas
  • 13h30 Os Viajantes de Papel no Reino Mágico do Cacau
  • 15h30 A Máquina de Músicas Sem Fim | Trupe Arlequinos & Colombinas

Serviço Passeios Kids

Brincando na Praça 2026

Local: Museu da Imigração
Datas: 29, 30 e 31 de maio de 2026
Entrada gratuita
Programação voltada para crianças e famílias

Confira mais dicas de passeios com crianças em SP aqui!