Categorias: Notícias

Brincar com bonecas permite que crianças desenvolvam empatia e outras habilidades revela estudo

Barbie® e neurocientistas da Cardiff University trabalharam juntos em um estudo que usa neuroimagem como evidência para explorar os efeitos da brincadeira de boneca

A Barbie® e uma equipe de neurocientistas da Universidade de Cardiff anunciam as descobertas do novo estudo que explora o impacto positivo que a brincadeira de boneca tem nas crianças. Ele traz novas evidências de que: brincar de boneca ativa regiões cerebrais que permitem às crianças desenvolverem empatia e habilidades de processamento de informações sociais; mesmo quando brincam sozinhas.

Nos últimos 18 meses, a professora Dra. Sarah Gerson; e colegas do Centro de Ciências do Desenvolvimento Humano da Universidade de Cardiff; usaram a tecnologia de neuroimagem para fornecer as primeiras indicações dos benefícios da brincadeira de boneca no nível cerebral. Por meio do monitoramento da atividade cerebral de 33 crianças; com idades entre 4 e 8 anos; enquanto brincavam com uma série de bonecas Barbie; a equipe descobriu que o sulco temporal superior posterior PSTS (região do cérebro associada ao processamento de informações sociais como a empatia); era ativada mesmo quando a criança estava brincando sozinha.

Esses benefícios mostraram-se iguais para meninos e meninas

A Dra. Gerson explica: “Esta é uma descoberta completamente nova. Usamos essa área do cérebro quando pensamos em outras pessoas. E especialmente sobre seus sentimentos. As bonecas estimulam as crianças a criarem seus próprios mundos imaginários. Elas são incentivadas a pensar sobre outras pessoas; e como elas podem interagir umas com as outras”.

Para reunir dados para o estudo, a brincadeira das crianças foi dividida em diferentes sessões: brincar com as bonecas por conta própria; brincar com as bonecas junto com outra pessoa (assistente de pesquisa); jogar no tablet sozinho e jogar no tablet junto com outra pessoa. Os brinquedos usados incluíam uma gama diversificada de bonecas Barbie e seus acessórios. A brincadeira com o tablet foi realizada usando jogos e brincadeiras abertas e criativas; para fornecer uma experiência de jogo semelhante à brincadeira de boneca.

Os resultados do estudo mostram que: quando as crianças brincavam sozinhas com as bonecas, apresentavam os mesmos níveis de ativação do PSTS que quando brincavam com outras pessoas

Quando as crianças jogavam sozinhas nos tablets, havia muito menos ativação do pSTS; embora os jogos envolvessem um elemento criativo considerável.

Para entender a relevância dessas descobertas da neurociência, Barbie encomendou uma pesquisa global que ouviu mais de 15.000 pais em 22 países. Os resultados mostraram que 91% deles classificaram a empatia como uma habilidade social chave que gostariam que seus filhos desenvolvessem. Mas apenas 26% estavam cientes de que a brincadeira de boneca pode ajudá-los a desenvolver essas habilidades. Da mesma forma, 74% dos pais são mais propensos a encorajar as crianças a brincar com um brinquedo se eles soubessem que ele ajuda a desenvolver habilidades sociais e emocionais.
Dra. Michele Borba, especialista em empatia, escritora e psicóloga educacional; afirma: “As descobertas são extraordinárias e muito relevantes para o tempo que estamos vivendo. Foi demonstrado que: as crianças que desenvolveram empatia e habilidades sociais cedo na vida podem ter notas melhores; permanecer na escola por mais tempo e fazer escolhas mais saudáveis em geral. As crianças empáticas também podem ser mais propensas a defender uma criança que está sendo intimidada e tentar resolver o conflito. Entender que as crianças podem desenvolver essas habilidades brincando com bonecas como a Barbie é notável e uma ferramenta útil para os pais”.

Procurando um passeio seguro para fazer neste momento? Clique aqui para saber mais.

Publicidade

Família no Parque