Categorias: Gratuito, Passeios

Bibliotecas de São Paulo oferecem programação gratuita e diversificada em agosto

A Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) apresentam uma série de atividades culturais gratuitas em agosto

Duas das principais bibliotecas de São Paulo, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e a Biblioteca de São Paulo (BSP) realizam em agosto uma série de atividades gratuitas para crianças, adolescentes e adultos.

Vale destacar que, independente da programação a seguir, as bibliotecas tem espaços infantis e outras atividades para a criançada. As também ficam dentro de parques que, por si só, oferecem opções de diversão. No caso da BSP, o Mundo do Circo, que também é gratuito, tem uma exposição permanente e espetáculos itinerantes aos finais de semana. Saiba mais aqui  

Já a BVL está localizada no Parque Villa-Lobos com playgrounds, eventos itinerante, a maior roda-gigante da América Latina, carrossel, entre outros. Saiba mais aqui.

Programação Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Curso Amazônias Poéticas: Culturas, Heterogeneidades, Hibridismos 

Com Fadul Moura examinará como autores dos séculos 20 e 21 transformaram suas experiências na Amazônia em arte verbal e visual. O curso destacará as técnicas de composição desses autores, revelando a Amazônia como um espaço de diversidade cultural e hibridismo, desafiando a visão monolítica da região. Na BVL, dias 13, 15, 20 e 22 de agosto, das 10h às 13h. Evento online, ao vivo. Inscrições gratuitas pelo link: bvl.org.br/agenda.

Palestra A Diversidade dos Povos Indígenas 

Com Geni Núñez, os participantes aprenderão sobre a diversidade dos povos indígenas no Brasil, abordando o histórico de violências e resistências. Além disso, a literatura indígena será utilizada para compartilhar histórias que ajudam a compreender as diferentes perspectivas indígenas sobre o meio ambiente. No diaL, 27 de agosto, das 14h às 15h30. Atividade online, ao vivo. Indicação: +14 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bvl.org.br/agenda.

A oficina de Ilustração de Personagens e Cenários com Talita Hoffmann explorará diferentes técnicas de criação pelo desenho. Serão propostos exercícios de ilustração para o desenvolvimento de personagens a partir da junção inusitada de objetos inanimados. O aluno também irá explorar possibilidades de inserção desses personagens em cenários ilustrados próprios para o desenvolvimento de histórias. NNos dias 27 e 28 de agosto, das 10h às 12h30. Indicação: +14 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bvl.org.br/agenda.

Biblioteca de São Paulo (BSP)

Encontros da Palhaçaria e Comicidade Feminista

Com Circo di Sóladies | Nem SóLadies abrirão espaço para o diálogo entre os jogos de palhaçaria e os estudos feministas. O objetivo é descobrir que nossas fraquezas e inseguranças são pérolas preciosas para a cura pessoal e a transformação. Nos dias 14, 16, 21 e 23 de agosto, das 14h às 17h. Indicação: +18 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

Oficina Dialogando com a Literatura Negra e Periférica 

Com Elizandra Souza apresentará autores/as negros/as e periféricos/as de diversas gerações. A ideia é promover identificação de gênero, raça e classe social, sensibilizando para a construção de identidade, pertencimento, ludicidade e memória afetiva dos/as participantes. Ao final da atividade será proposta a criação de textos autorais. Nos dias  20 de agosto, das 14h às 15h30,. Atividade online, ao vivo. Indicação: +12 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

Xadrez com MN Douglas Jen

Os enxadristas que buscam aperfeiçoar sua técnica podem se inscrever nos encontros virtuais. Todos podem ter a oportunidade de aprender os conceitos intermediários sobre estratégia e tática, a teoria das aberturas e finais, além de análises de partidas modelo. No dia 20 de agosto, das 16h30 às 17h30. Atividade online ao vivo. Indicação: +7 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

Oficina Antes do Princípio, O Risco

Com Paulo Crumbim oferecerá ferramentas para a produção de histórias em quadrinhos, abordando roteiro, traço, layout e o tempo narrativo. Além disso, o conceito de “transbordamento” será explorado, ampliando as possibilidades criativas ao conectar as HQs com saberes de outras áreas. Nos dias 24 e 25 de agosto, das 10h às 13h. Indicação: +15 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

Oficina Poema, da Negritude a Amefricanidade

Com Eliane Marques propõe uma apresentação deste movimento da escrita poética, tensionando suas aproximações com a poesia negra e seus diálogos com a imaginação africana e amefricana. A partir de considerações de nomes como Francis Abiola Irele e textos de autoras e autores americanos contemporâneos, os participantes realizarão ainda exercícios de escrita poética. No dia 28 de agosto, das 13h às 17h. Indicação: +18 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

Encontro com o Processo Criativo

A proposta é com Ademir Assunção é continuar a ser um local de iniciação e desenvolvimento para escritores, oferecendo módulos semanais de prática literária e encontros com autores que compartilham seus processos criativos. A curadoria é de Olyveira Daemon, e ao final, os melhores textos serão selecionados para uma nova publicação coletiva. No dia 29 de agosto, das 14h às 16h. Indicação: +18 anos. Não é necessário fazer inscrição.

Público +60

Tem seu espaço garantido com a oficina Tecnologia Dia a Dia – Smartphone +60, que se dedica a ensinar todos os truques e segredos para a utilização dos recursos oferecidos pelos smartphones. Para participar é necessário ter 60 anos ou mais e possuir smartphone. Inscrições gratuitas pelos links: bvl.org.br/agenda e bsp.org.br/agenda, pelo telefone (11) 3024-2500 ou no balcão de atendimento das bibliotecas.

Serviço Passeios Kids:

Férias nas bibliotecas! Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos promovem contações de histórias

Biblioteca de São Paulo

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP).

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP).
A BSP e a BVL são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela Organização Social SP Leituras – eleita pelo terceiro ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Publicidade

Família no Parque