Categorias: Camping, Experiências, viagem

Acampamento com bebê: saiba como foi a nossa experiência

Acampamento com bebê: levamos o Pedro para curtir o fim de semana na natureza

O primeiro acampamento do Pedro (3 meses) aconteceu em janeiro de 2021, no Happy Campers da Aluga Trip com o camping Fazenda das Pedras e foi uma grande aventura.

Primeiramente escolhemos apenas passar uma noite para sentir como seria a experiência e foi ótimo começar aos poucos. Outras escolhas importantes para quem pensa em acampar com bebês é ir em um fim de semana de calor e sem chuva. Nós acabamos pegando chuva em alguns períodos, mas nada que estragasse o passeio.

Eu já havia acampado com a Ju quando ela tinha por volta de 9 meses, então já tinha uma boa noção de como seria, mas cada bebê é único e vem com novos desafios, não é mesmo?

A ideia de levar o Pedro e a Juju para acampar desde cedo vem da importância que eu sempre dei da criança ter contato com a natureza o máximo possível. Acampar é uma atividade de hospedagem ao ar livre que ensina a convivência do indivíduo e o compartilhamento de espaços comuns. É um refúgio de contato com a natureza sem a necessidade de barreiras físicas de separação. Neste ambiente a criança faz amigos, se diverte, aprende a lidar e respeitar a natureza e pode gozar de experiências sensacionais com seus pais.

Alimentação

Como o Pedro mama exclusivamente no peito a minha única preocupação foi levar a almofada de amamentação e cadeira de praia. A maioria das vezes amamentei dentro da barraca, sentada em indiozinho, mas pode doer a coluna.

Para bebês que não mamam no peito minha sugestão é levar uma garrafa térmica e solicitar água quente ao camping. Acredito que todos os espaços prestem esse serviço, mas é importante consultar antes de ir. Já para quem tem fogareiro ou vai pela Happy Campers (que inclui este item no kit) é necessário apenas lembrar de levar uma panela.

Para bebês que já comem papinha existem alguns pontos importantes. Praticamente todos os campings tem pia para lavar louça, então seria necessário levar apenas a fruta, prato, talheres e um kit para lavar louça (bucha e sabão) para a papinha doce. Já para a papinha salgada é importante consultar o espaço e ver se a comida do restaurante é natural e o que é servido. Se houver, é necessário apenas amassar com o garfo.

Existe ainda a opção de levar papinha artificial, mas vai do gosto da família, ou fazer a comida no próprio camping, mas para quem esta começando a se aventurar no mundo do campismo eu não indico esta  segunda opção.

Trocas de Fraldas

As trocas foram feitas na própria barraca. Eu deixei um espaço separado com tudo que sempre uso e foi tranquilo. Levei lenço umedecido ao invés do algodão para facilitar.

O Pedro costuma usar fraldas ecológicas, mas levei descartável para facilitar a vida.

As barracas normalmente tem bolsos internos. Manter a organização deixando os produtos do bebê neles me facilitou a vida. Já que o espaço não tem móveis, deixar os produtos espalhados pode ser estressante na hora que precisamos usar.

Banho

O Fazenda das Pedras possui banheira e trocador no banheiro feminino. Como o Pedro ama tomar banho de chuveiro com o papai nós optamos por dar o banho assim e depois peguei ele enrolado na toalha e o troquei usando o trocador. Para fazer desta forma o dia não pode estar frio. Eu deixei também o trocador do banheiro feminino totalmente montado, com tudo o que preciso ao lado.

Outros itens importantes foram o carrinho de passear e uma toalha/canga para que o bebê possa passar parte do tempo no chão. O ideal é ficar o tempo todo de olho por conta dos insetos, mas a grande brincadeira é relaxar e deixar ele aproveitar o ambiente, pisar na grama, explorar as diferentes texturas e sensações.

A noite com o Pedro na barraca foi super tranquila. Ele acordou por volta das 3h querendo mamar, eu dei o peito e ele voltou a dormir rapidamente.

Já tive relato de amigas que acamparam em dias de chuva e o bebê chorou muito a noite e elas tiveram que ficar balançando dentro da barraca até dormir. Por este motivo é muito importante alugar/comprar uma barraca em que você consiga ficar em pé dentro dela.

Outro detalhe importante é não ficar muito próximo a outras barracas, a não ser que seja de amigos, pois barraca não tem parede e se o bebê chorar todos ao redor irão ouvir. É claro que não tem muito o que fazer, mas o ideal é evitar conflitos com vizinhos, não é mesmo?

E os insetos? E as picadas? Eu usei SBP Baby e funcionou muito bem para o Pedro.

É importante dizer que camping é sempre em meio a natureza, então não tem como evitar insetos. Mas nunca tive experiências traumatizantes com eles em minhas viagens. Eu sempre levo repelente e pomada para picadas. Se você quiser investir ainda mais pode levar um inseticida e passar na barraca de manhã, depois é só deixar ela arejar durante o dia com a tela de proteção fechada e pronto.

Para mim acampar com bebês e crianças é uma experiência fantástica para toda a família, mas é importante dizer que não é um tipo de viagem que todos irão gostar. Se você topar se aventurar também não esqueça de nos contar como foi nas nossas redes sociais.

Confira alguns locais com estrutura para acampar:

  • Itamambuca Eco Resort;
  • Casarão;
  • VerdePerto (projeto itinerante que realiza algumas experiências com acampamento);
  • Porangaba, Boycucanga;
  • Lyrimar, Joanopolis;
  • Camping Fazenda das Pedras, em Itu;
  • Camping Paineiras, em Itu;
  • Itagua Camping, Ubatuba;
  • Camping do Sino, Ilhabela;
  • Camping Canarinho, Capitólio – MG;
  • Camping Saltão, Brotas.
  • Camping do Cacau, São Sebastião.

Sobre o Happy Campers

O Happy Campers é um pacote vendido pela Aluga Trip em parceria com o Camping Fazenda das Pedras. Nesta opção o campista aluga um Kit Completo de acampamento. Ao chegar no camping a família encontrará o espaço montado e pronto para uso.

Alem disso é oferecido monitoria para as crianças curtirem ainda mais os dias em meio a natureza

O pacote Happy Campers é vendido no site da Aluga Trip. CLIQUE AQUI para saber mais

Clique aqui para ver a matéria que fizemos sobre o Happy Campers

Referência: 10 Campings Para Acampar Com as Crianças – MACAMP

Publicidade

Delivery School