Categorias: Para fazer em casa

7 ideias de Caça aos Ovos divertidas e práticas divididas por faixa etária

Conheça 7 ideias de Caça aos Ovos divertidas e práticas divididas por faixa etária para fazer em casa ou no apartamento.


1) Pegadas do coelhinho

Faixa etária: a partir de 2 anos

As pistas são as pegadas do coelhinho espalhadas pela casa. Para fazê-las, recorte papéis no formato das pegadas ou utilize um pouco de farinha nas pontas dos dedos para desenhá-las no chão.

O caminho deve ter obstáculos, como o sofá ou a mesa de centro, e neles podem ser colocados ovos de chocolate em miniatura ou bombons, para deixar a brincadeira mais alegre ainda.

Incremente a trilha com algumas cenouras “mordidas” e diga que o coelhinho as deixou ali. No final, a criança encontra seu sonhado ovo de Páscoa.

2) Caça aos ovos tradicional

Faixa etária: a partir de 3 anos

Antes de as crianças acordarem, esconda os ovos pelo ambiente. Ao chamá-las pela manhã, avise que viu o coelhinho indo embora, mas não sabe onde ele deixou os ovos. A partir daí, os pequenos devem procurá-los em todos os lugares.

Espalhe, em locais estratégicos (que não seja tão difícil de encontrar) pequenos papeis com setas (feitas com o que tiver em casa) indicando em que direção elas devem ir. Se for mais de uma criança, determine uma cor para cada uma e explique que as pistas devem ser seguidas de acordo com esse código, ou seja, a criança azul só chegará ao seu ovo seguindo as setas desenhadas em azul.

Ovos de chocolate em miniatura ou bombons podem ser deixados com algumas das pistas, para alegrar ainda mais o jogo. No final, as crianças encontram o prêmio maior: o ovo de Páscoa.

3) Quente e frio

Faixa etária: a partir de 3 anos

É uma variação da caça aos ovos tradicional. Em vez de espalhar setas indicando a direção que as crianças devem seguir, coloque-as em um ponto de partida e deixe que comecem a andar em busca dos ovos de Páscoa.

Os adultos devem informar se estão próximas (dizendo “quente”) ou distantes (dizendo “frio”) do prêmio. Se forem muitas crianças, não esqueça de dar as instruções de “quente” ou “frio” falando o nome de cada uma antes.

Quando estiverem prestes a pegar o ovo de Páscoa, diga “fervendo” e comemore com elas.

4) Cestinha cheia

Faixa etária: a partir de 3 anos

Espalhe dezenas de miniovos de chocolate pelo ambientw. Entregue um cestinho para cada criança, coloque-as em um ponto de partida e dê a largada dizendo “Valendo!” ou apitando. Elas deverão correr para todos os lados e pegar o maior número possível de ovinhos, que serão seus prêmios.

5) Perguntas e respostas

Faixa etária: de 3 a 9 anos

Em uma cartolina, desenhe um caminho numerado e o enfeite com símbolos da Páscoa, como ovinhos e coelhinhos. Prepare uma pergunta para cada um dos números do jogo.

A criança deverá jogar um dado e responder a pergunta da casa em que caiu. Caso erre, volta para a casa em que estava anteriormente e joga o dado de novo. Chegando ao fim do tabuleiro, ela ganha o tão esperado ovo de Páscoa!

6) Rabo do coelho

Faixa etária: a partir de 4 anos

Desenhe um coelho gigante em uma cartolina e fixe-a em uma parede. No lugar do rabo, coloque uma fita adesiva dupla-face. Deixe a criança ver bem o desenho, entregue a ela uma bolinha de algodão e vende seus olhos com um lenço. Seguindo dicas dos adultos, ela deverá colar o algodão no lugar do rabo do coelho. Assim que conseguir, ganhará o ovo de Páscoa.

7) Gincana maluca

Faixa etária: a partir de 4 anos

Prepare um caminho bem maluco para as crianças percorrerem até chegarem aos ovos (pode ser desenhando o chão com giz de quadro-negro ou fixando papeis nele com durex). Elas conseguirão ver os ovos, mas só poderão pegá-los quando chegarem ao final da trilha.

De acordo com a idade e a habilidade dos pequenos, eleja uma forma divertida de passar pelo caminho: corrida de sacos, equilibrando um ovinho de chocolate em uma colher, pulando corda. O ovo de Páscoa é entregue na linha de chegada.

Publicidade

Família no Parque