Categorias: Coronavírus, Notícias

5 dicas para estimular as crianças a estudar em casa e não perder o ritmo de aprendizado

Não são férias! Essa é uma das frases que mais temos ouvido nos noticiários. Em tempos de coronavírus precisamos encontrar maneiras de nos adaptarmos a uma nova realidade. Na minha casa, confesso que ainda não consegui estabelecer uma rotina de estudos com a Lulu. Mas me dei esse tempo de adaptação. A escola tem mandado conteúdo diariamente via aplicativo e nessa primeira semana não fiz todas as atividades, mas já criei um cronograma diário para conseguir trabalhar, cuidar da casa, estudar, ter um momento para mim e, claro, brincar com ela nas próximas semanas.

Não sei como está na sua casa, mas aqui Lulu sente muita falta da escola (ela ama estudar) e dos amigos, por isso a decisão de pegar mais leve nestes primeiros dias.

As maravilhosas Tais Bento e Roberta Bento, do SOS Educação, dão 5 dicas para estimular as crianças a estudar em casa:

– Mantenha uma rotina de horários o mais próxima possível do dia a dia normal. Tudo bem se a criança acordar um pouquinho mais tarde, mas no horário em que começaria as atividades na escola, é preciso que esteja em pé e dando início ao dia. Caso seu filho estude de manhã, depois do café ele deve fazer uma atividade relacionada com a escola. Caso tenha recebido conteúdo para fazer em casa, é este o momento.

– Inclua na rotina ler, desenhar, pintar e refazer atividades do que já foi estudado na escola. Essa é a forma de manter seu filho cognitivamente saudável até que as aulas retornem.

– Junto com outras mães, você pode formar um grupo de no máximo 4 amigos da classe que vão dividir algumas responsabilidades, caso a escola não tenha enviado atividades. Combine que cada um prepara uma folha com atividades de uma matéria da escola. Pode ser até copiada de atividades que fizeram no caderno ou apostila. Eles mandam para os outros três colegas. Todos combinam de responder os exercícios e marcam um horário para se encontrarem online, usando aplicativos de chamada de vídeo. Nesse momento corrigem juntos as respostas. E depois disso, estão liberados para atividades como brincar, assistir a TV, jogar.

– Não deixe de elogiar e reconhecer o esforço. 

– E, por último, mas não menos importante. Lembre-se de que seu papel é ser mãe, pai ou responsável. Você não é o professor. E não se trata de uma competição de qual pai/mãe sabe ensinar melhor os conteúdos da escola.

Importante: Elas têm feito lives diárias com dicas de estudos super úteis no seu Instagram. Vale muito a pena acompanhar. Acesse aqui: https://www.instagram.com/soseducacao

Publicidade

Família no Parque