Categorias: Passeios

Começa pré-cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Tem início nesta quarta-feira (12/01) o pré-cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em São Paulo. O governo de São Paulo estima vacinar aproximadamente 4,3 milhões de crianças nessa faixa etária.

A data de início da imunização com a vacina da Pfizer ainda é incerto. Porém o governo paulista espera receber entre 14 e 15 de janeiro cerca de 20% das vacinas desse primeiro lote, com cerca de 248 mil doses, para início da campanha estadual de imunização infantil.

Como fazer o pré-cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos?

Você acessa o site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) e insere os dados da criança, como CPF, data de nascimento, endereço, nome da mãe, entre outros. Eu fiz da Lulu em menos de 3 minutos. O objetivo do pré-cadastro é agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.

“O pré-cadastro agiliza o atendimento na hora da vacinação. Nós já imprimimos 4,5 milhões e já distribuímos da carteirinha de vacinação para crianças, devidamente caracterizada para essa finalizada. Compramos também 4,5 milhões de seringas e agulhas especialmente para essa vacinação das crianças, e preparamos toda a logística. Treinamos aqueles que farão a imunização em 5,2 mil pontos de vacinação. Além de 268 escolas públicas estaduais que já estão preparados para essa vacinação de crianças de 5 a 11 anos”, explicou João Doria.

A capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia. Porém esse número pode ser  superior segundo a demanda das famílias paulistas.

Qual é a prioridade de vacinação?

A vacinação de crianças contra a Covid-19 será feita de forma decrescente. Vai priorizar grupos com deficiência permanente ou comorbidades. Além  de crianças que vivem com pessoas com alto risco de evolução grave de Covid-19.

Veja a tabela de comorbidades abaixo:

Lista de comorbidades para crianças que terão prioridade de vacinação em São Paulo. — Foto: Divulgação/Governo de SP

Já nas crianças sem comorbidades a imunização acontece por faixa etária, na seguinte ordem:

  • De 10 a 11 anos
  • De 8 a 9 anos
  • De 6 a 7 anos
  • De 5 anos

O intervalo entre a primeira e segunda dose será de dois meses (oito semanas). Para a imunização das crianças de 5 a 11 anos será necessária a autorização dos pais. “No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação haverá dispensa do termo por escrito”, explica documento divulgado.

Vacinação de crianças contra a Covid-19: o que muda?

Publicidade