O projeto Sessão Azul realiza sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias
Um projeto muito especial, que ajuda os autistas a desfrutarem do cinema de uma forma mais confortável e acessível, é a Sessão Azul. É um projeto do qual temos muito orgulho. Já fomos voluntárias e vimos de perto o carinho com que é planejado e o envolvimento de todos.
Vale contar que o projeto cresceu e hoje oferece sessões especiais também em teatros, aquários, entre outros locais. Indicamos acompanhar o site www.sessaoazul.com.br para acompanhar a programação.
Como funciona a Sessão Azul?
Durante a exibição do filme, as luzes permanecem parcialmente acesas, o volume do som é reduzido, a circulação da plateia é livre. Além disso, trailers comerciais não são veiculados. E uma equipe de profissionais especializados fica à disposição para acompanhar e orientar as famílias.
Todos os ingressos da sessão custam metade do preço, facilitando o acesso de todas as famílias.
Como surgiu a Sessão Azul?
Após anos escutando, observando e vivenciando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), os idealizadores Bruna Manta (pscicóloga), Carolina Salviano de Figueiredo (psicóloga) e Leonardo Bittencourt Cardoso (gerente de projetos) viram muitas deixar de lado o convívio social por receio da reação das pessoas e do próprio autista em passeios como esse.
Diante desse cenário e tendo como inspiração o Cinematerna, decidiram organizar sessões de cinema voltadas especialmente para pessoas com TEA e seus familiares. A ideia é oferecer um ambiente customizado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema.
Serviço Passeios Kids:
As sessões acontecem em diferentes cinemas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, entre outros locais.
Os filmes exibidos são infantis, em versão dublada e escolhidos pelo público na semana anterior à data de exibição, por meio de enquetes no site www.sessaoazul.com.br.