Categorias: Gratuito, Passeios

“Confiar na força do Brincar” é tema da Semana Mundial do Brincar com atrações gratuitas para os pequenos

Todos os anos, acontece a Semana Mundial do Brincar. Uma iniciativa criada para celebrar o brincar livre como um meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite vivenciar sua criatividade e imaginação. O evento é realizado pela Aliança pela Infância e todos seus núcleos espalhados pelo Brasil. Tem atividades gratuitas em São Paulo e em várias regiões do Brasil, com o objetivo de acolher as crianças e também todos que convivem com elas.

Em 2022 acontece de 21 a 29 de maio e tem como tema “Confiar na Força do Brincar”. A programação inclui contação de histórias, oficinais atividades esportivas, da natureza, de circo e de teatro. É voltada para bebês e crianças de diferentes faixas etárias.

Um lugar que amamos e recomendamos que leve as crianças é o SESC. O evento acontece nas 34 unidades com dezenas de atividades gratuitas, entre vivências, oficinas, debates, intervenções, recreações, apresentações. Além de bate-papos nos quais adultos podem refletir sobre o tema e junto com as crianças explorar as possibilidades do brincar.

Você acessa a programação completa da Semana Mundial do Brincar aqui.


A seguir, confira alguns  destaques da programação: 

Oficina Circense

Os pequenos e suas famílias participarão de uma Oficina Circense, aprendendo técnicas de malabares e tecidos. Será comandada pelo Grupo Ares, núcleo artístico de pesquisa e criação em dança, teatro físico e circo contemporâneo. Espaço Alana – Rua Erva do Sereno, 642, Jardim Pantanal. 24/05, das 14h às 17h

Na terra, no céu e no mar.. tem histórias pra viajar!

Drika Nunes convida a todos para juntos viajarem por terra, céu e um mar de aventuras. Encontros e desencontros com animais e seres mágicos, desejos inusitados, amigos incertos e segredos bem guardados. Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 354 – Parque São Rafael.
25/05, às 10h.

O Auto do Queijo Divino

Com muita música e humor, o espetáculo é inspirado nas obras do grande folclorista Luís da Câmara Cascudo e levará o público a momentos de riso e reflexão. O Auto do Queijo divino é uma grande imersão na cultura popular Brasileira. Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490 – Itaim Paulista.
28/05, às 17h.

Espaço Sensorial e Lúdico ‘Brincando com os Sentidos’

As crianças poderão vivenciar e explorar os quatros sentidos: audição, tato, visão e o olfato. Em um espaço lúdico e sensorial, com objetos coloridos com texturas diferentes, instrumentos de  percussão com materiais recicláveis, intervenções musicais e artísticas. A atividade será mediada pela Tribo Recreativa, grupo cultural e de entretenimento infantil. Ainda nesta data, acontece também a Oficina Artística com Tintas Naturais, um espaço livre para desenhos e criações com a utilização de tintas naturais, comandado pelo Edmilson Bento da brinquedoteca do Espaço Alana. Além disso, o projeto Urbanizar, do Instituto Alana, promoverá algumas dinâmicas especiais para estimular o contato com o meio ambiente. Os pequenos participarão de jogos de adivinhação do animal, morcego e mariposa e aprenderão a usar uma máquina fotográfica para conhecer mais sobre os seres vivos que vivem na natureza.
25/05, das 14h às 17h

Vivência Brincante: Semana Mundial do Brincar com Educadoras do Espaço de Brincar e Brincantes convidados

Mancala, ciranda, contação de histórias, pula corda! Na Semana Mundial do Brincar, crianças e seus adultos responsáveis são convidados a descobrir e redescobrir suas brincadeiras de infância. Sesc Santo André
28 e 29/05, das 13h às 14h

Vivência no SESC Avenida Paulista

Sempre respeitando o tempo de concentração e disponibilidade das crianças, a vivência inclui canto, escuta auditiva, exploração de ações e formas, danças de roda, interação com objetos que favorecem a percepção de diferentes qualidades de som e movimento, relaxamento e roda de conversa. Realizar a prática que envolve corpo e movimento em um espaço livre, aberto e adequado é um compromisso com a saúde e bem estar de todas as pessoas. Faixa etária: 2 a 8 anos. Sesc Paulista – Convivência (2º Andar)
28 e 29/05, das 10h30 às 11h30

Espaço de Brincar do SESC Itaquera

Crianças e seus acompanhantes são convidados pelos mediadores de leitura do coletivo,  a celebrar a cultura popular, por meio de cantigas, brincadeiras com tecidos de chita e livros-brinquedos selecionados. 28/05, às 10h

Oficinas e atividades no Pé no chão – Espaço de brincar, em Guarulhos

O espaço realizará uma série de oficinas e atividades durante a Semana do Brincar, utilizando a brincadeira como ferramenta pedagógica.
Pé no Chão- Avenida Torres Tibagy, 690, V. Aprazível – Guarulhos. Todos os dias até 26/05, das 17h às 19h

Atividades no SESC Belenzinho

Tem um parque composto por estações de brincar, criadas com elementos naturais e que buscam estimular sensorialmente bebês e crianças. O Parque de Bambu para vivenciar experiências construtivas, lúdicas e sensoriais com esse material. Além de mediação de leitura e pequenas histórias.
Até 29/05, das 11h às 16h

Publicidade

Delivery School