Após o sucesso de Mary e os Monstros Marinhos, chega a segunda peça da trilogia Mulheres e Ciência: Maria e os Insetos no Sesc Santo Amaro.
O espetáculo conta a história de Maria Sybilla Merian, ilustradora e entomóloga alemã, que no início do século XVII decide explorar as enigmáticas florestas tropicais do Suriname. Lá ela encontra calor, umidade, plantas exóticas e… insetos! O que para alguns era motivo de repulsa, para ela era material de pesquisa. Seu olhar e paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. A vida de Maria nos fala sobre determinação, coragem e persistência.
Considerada uma mulher à frente do seu tempo, levando em conta que nasceu em 1647, na Alemanha, Maria foi além do que se esperava de uma mulher no século XVII, algo muito perigoso na alta de queima às bruxas. Por conta de seu espírito curioso, inquieto e observador, “…uma mulher e seus olhos que olham para a floresta”, conforme trecho do espetáculo, registrou inúmeras espécies de insetos por meio da ilustração científica e fez uma descoberta que mudaria os rumos da ciência: a metamorfose da lagarta em borboleta.
A história do espetáculo é sobre Maria e sobre os insetos. E é, portanto, sobre a história invisível, as histórias não contadas, subterrâneas e esquecidas, mas que muitas vezes mudam o rumo dos acontecimentos.
“O espetáculo nos dá a oportunidade de tocar em temas de extrema importância. Em primeiro lugar, a dificuldade da comunidade científica em reconhecer a contribuição feminina para a ciência. Além disso, o material de estudo de Merian, os insetos, são hoje, tema central na discussão da preservação do ecossistema em que vivemos”, explica Thaís Medeiros, diretora da peça.Para ela, conhecer o legado de mulheres destemidas pode nos fortalecer: “Fizemos este espetáculo na esperança de que garotas e garotos de mente aberta fiquem mais familiarizados com a história de uma mulher notável, que devotou sua vida para levantar questões e buscar respostas.”
Maria e os Insetos no Sesc Santo Amaro, é carregada de sutilezas e com reproduções das pinturas originais da pesquisadora que instigam os olhos do público para a ambientação da cena – como quando viajou para o Suriname para desvendar insetos e plantas antes desconhecidos, por exemplo –, as atrizes Julia Ianina, Fernanda Castello Branco e Paula Weinfeld se revezam, de forma dinâmica, na interpretação de Maria e de outros personagens de seu núcleo familiar em saltos cronológicos não lineares, com recordações de lembranças da vida da protagonista.
Serviço Passeios Kids:
Espetáculo: Maria e os Insetos no Sesc Santo Amaro
Local: Sesc Santo Amaro – R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro – São Paulo
Data: 03 de abril a 08 de maio
Dias e horários: domingos, às 16h
Valores: R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia)
Gratuito para crianças com até 12 anos acompanhadas do responsável
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos