Passeios Kids

Quarentena estende licença-maternidade e traz impactos positivos na primeira infância

licença-maternidade

licença-maternidade

Quarentena estende licença-maternidade e traz impactos positivos na primeira infância, afirmam especialistas do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo

Especialistas do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo acreditam que a amamentação e a licença-maternidade estendida, serão decisivos para o bom desenvolvimento cognitivo dos bebês nascidos durante a quarentena.

Luciana Gutierres, psicóloga do HSPE comenta: “O isolamento social trouxe desafios e mudou a rotina da sociedade; mas também possibilitou que mães e pais tivessem mais tempo para cuidar dos filhos recém-nascidos”.

Para a Dra. Kátia Antunes, médica neonatologista e diretora técnica do HSPE; a permanência da mulher em casa  e a licença-maternidade estendida potencializou o aleitamento materno em livre demanda. “Mesmo que esteja em home office, não é mais necessário armazenar o leite materno para ser oferecido ao bebê por outra pessoa. Isso também evita o risco de contaminação pela manipulação do leite ordenhado”; destaca.

O aleitamento na primeira infância é extremamente importante. Os primeiros meses de vida são caracterizados por um crescimento acelerado com amplo desenvolvimento do organismo. O leite materno é a principal e mais completa fonte de alimento para o bebê. E os benefícios para a saúde da criança são inúmeros; destaca o Dr. Walter Nelson Cardo Jr., médico do Serviço de Neonatologia do HSPE.

Muitas dúvidas surgiram desde o início da pandemia. Como se é seguro amamentar apresentando sintomas de doença respiratória. Ou com diagnóstico positivo da Covid-19. De acordo com Dr. Walter, as mães que estiverem em condições clínicas adequadas podem amamentar; desde que usem máscara e façam higienização constante das mãos. O neonatologista ressalta que em caso de dúvidas a mãe deve procurar especialistas habilitados em amamentação.

A legislação e a importância do pai na amamentação:

A licença-paternidade prevista em lei é de cinco dias. Em alguns casos pode ser estendida por até 20 dias; quando a empresa estiver cadastrada no programa Empresa Cidadã.

Segundo Luciana, o pai tem papel fundamental na primeira infância. “O fato de o pai poder estar junto à família em licença-paternidade estendida pode trazer benefícios. O pai deve ser um modelo de referências diferente da mãe para a criança; contribuindo para um desenvolvimento mais rico de possibilidades. É muito importante que a mãe permita a participação do marido nos cuidados com o bebê”, destaca a psicóloga.

Benefícios da amamentação para a mãe

De acordo com Flávia Nakamoto, enfermeira especializada do Setor de Obstetrícia do HSPE; a amamentação acelera a recuperação da mulher no pós-parto.

“Durante a amamentação é comum a mulher sentir cólicas, pois a sucção do bebê estimula a liberação de ocitocina; hormônio responsável pela contração uterina e ejeção do leite; fazendo o útero voltar ao tamanho normal. A mãe poderá sentir desconforto mais intenso durante os primeiros dias, mas a tendência é ir amenizando espontaneamente”; explica Flávia.

Procurando um passeio seguro para fazer neste momento? Clique aqui para saber mais.

Sair da versão mobile