Categorias: Passeios

Planetários do Carmo e Ibirapuera realizam observação do eclipse lunar

Já imaginou assistir a um Eclipse Lunar nos planetários do Carmo e Ibirapuera? Se a resposta foi não, saiba que no domingo (15/05) isso será possível. Uma oportunidade única para crianças e adultos.

O fenômeno do eclipse consiste no alinhamento do astro-rei, Sol, a mãe-Terra e a deusa prateada, Lua. O “encaixe” proporcionado pela posição dos astros permitirá que a sombra da Terra cubra totalmente a face lunar, transformando (aparentemente) suas cores.

O que você verá na observação⁉️

Todos vão observar a mudança de tonalidade da superfície lunar conforme esta entra, permanece e sai da região da sombra da Terra.

Qual horário/ duração do eclipse lunar⁉️

O evento começa por volta das 22h32 do dia 15/05 e a saída da penumbra (fim do eclipse) acontece às 3h50.

Como observar um eclipse lunar⁉️

O Eclipse Lunar nos planetários do Carmo e Ibirapuera é seguro, diferente do eclipse solar que requer o uso de um óculos de eclipse certificado. Além disso, a fase de totalidade de um eclipse lunar é maior do que a do eclipse solar.

Os eventos podem não acontecer⁉️

Sim. As atividades podem ser canceladas na data do evento de acordo com as condições meteorológicas.

Eclipse Lunar nos planetários do Carmo e Ibirapuera: como será realizado

Planetário Ibirapuera

Das 19h do dia 15 de maio às 3h do dia 16 de maio, o Parque Ibirapuera será palco de diversas atividades e sessões mais que especiais.

Às 19h e às 21h, haverá duas sessões ao vivo, para iniciar a imersão nesse fenômeno astronômico.

Durante o evento, a partir das 22h, os visitantes podem experimentar diversas sessões de cúpula, que duram aproximadamente 15 minutos, preparadas especialmente para a ocasião. Esses espetáculos acontecem de meia em meia hora.

Os ingressos para todas as sessões já podem ser adquiridos no link da nossa bio.

Em paralelo, os visitantes podem desfrutar de uma observação da Lua com telescópios na Rosa dos Ventos, próximo ao lago, das 22h até às 3h, de maneira totalmente gratuita.

O Planetário Ibirapuera vai realizar outras atividades, incluindo algumas focadas nas crianças. Clique aqui para conhecer a programação.

Planetário do Carmo

No dia 15/05 (domingo), os telescópios do Planetário do Carmo apontarão para a Lua que logo se banhará de tons vermelhos.

Será a observação pública do eclipse lunar total, aberta a todos os terráqueos, lunáticos e apaixonados pelo satélite natural mais famoso do Sistema Solar.

Para participar da observação basta comparecer ao Planetário do Carmo, das 22h30 às 3h. Não é necessário reservar ingressos e a atividade é totalmente gratuita.

O Planetário do Carmo vai realizar outras atividades, como o show da Luna. Clique aqui para conhecer a agenda.

Serviço Passeios Kids:

Evento: Eclipse Lunar nos planetários do Carmo e Ibirapuera

Endereços:

Planetário Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Ibirapuera, São Paulo – SP.                                           IMPORTANTE: apenas os portões 3 e 10 ficarão abertos durante o evento.

Parque do Carmo – R. John Speers, 137 – Itaquera, São Paulo – SP                   Importante: a recomendação é entrar pela portaria do estacionamento do planetário, pois há caminhos sem iluminação no parque.

Dica:

Não esqueça de levar as crianças bem agasalhadas, com calçados confortáveis, touca, água e lanchinho. No Ibirapuera, leve também cangas para espalhar no gramado.

Publicidade

Acampamento de férias