Categorias: Contação de História, Educativo, Exposição, Gratuito, Museu, Oficina, Passeios

Muita diversão esperam as crianças na programação gratuita do CCBB Educativo

A programação do CCBB Educativo, para maio e junho, é inspirada no universo extraordinário da exposição “A Tensão”, do artista argentino Leandro Erlich

 

As semanas e finais de semana de maio e junho serão ainda mais divertidas com a programação especial do CCBB Educativo! O programa do Centro Cultural Banco do Brasil oferecerá uma série de atividades criativas e lúdicas, tendo como base o universo extraordinário da exposição “A Tensão”, do artista argentino Leandro Erlich. A programação é gratuita e voltada para a toda família.

Dentre as atividades, o público poderá participar de contações de histórias, Laboratórios de artes, oficinas que trabalham a ilusão óptica, além de visitas mediadas à exposição.

Vale ressaltar que Escolas, ONGs, entidades e grupos particulares podem agendar visitas em grupo pelo e-mail agendamento.sp@programaccbbeducativo.com.brPara o público geral que deseja participar das atividades do Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site da Eventim ou na bilheteria do CCBB.

 

 

Confira a programação completa do CCBB Educativo em maio e junho:

 

Laboratórios de artes

Espaço de experimentações estéticas, onde visitantes de todas as idades colocam a “mão na massa” para desenvolver atividades práticas de artes visuais.

Imagem e Movimento

Durante a atividade, serão trabalhados artifícios de ilusão óptica, criando imagens que transformam o comum em extraordinário. Neste laboratório os visitantes terão a experiência de construir um BRUSSPUPP – um objeto que produz imagens a partir da ilusão óptica. A atividade discute algumas das questões visuais e sensoriais levantadas pelo artista Leandro Erlich na exposição “A Tensão”.

Horários:

Segundas, quartas e sextas: 11h às 11h30 e 16h às 16h30

Sábados: 11h às 12h e 16h30 às 17h30

Domingos: 15h às 17h

Às sextas-feiras e sábados a atividade terá foco em libras.

Vagas: 10 vagas

 

Hora do conto

Quando o visitante se transporta para o papel de ouvinte de uma história, ele está compactuando com a ficção. Existe melhor forma de viver experiências? A Hora do Conto traz histórias da cultura popular e histórias da literatura universal acompanhadas de instrumentos musicais, bonecos e teatro de sombra.

Programação de Histórias:

Luas e Luas, de James Thurbeer, traz a história da princesa Letícia, que pede a lua de presente. Os sábios tentam encontrar uma solução para esse pedido inusitado. Dentre idas e vindas, o bobo da corte, junto com a garotinha, mostram diversas perspectivas, explicando que a verdade está nos olhos de quem vê.

A casa de Espelhos, conto popular japonês é uma história de uma aldeia onde vivem um menino feliz e um menino mal-humorado. Ao visitarem essa casa, os meninos levam o público a pensar como o mundo nos olha a partir do jeito que olhamos para ele.

Horários: Sábados, 14h e Domingos, 11h

 

Pequenas mãos

Giro maravilhoso

A equipe do programa Educativo convida o público a dar movimento ao seu desenho a construir um dos jogos ópticos que antecederam o cinema – o Taumatrópio. As crianças se colocarão em movimento e mergulharão nesse universo fantástico.

Horário: Domingo, 11h30 às 12h

Vagas: 10 Vagas

 

Livro vivo

A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. Os Educadores do Centro Cultural Banco do Brasil realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz. Atividade voltada para crianças e suas famílias.

Vizinho, Vizinha: Um livro que promove muitos encontros

De Graça Lima e Mariana Massarani

Com participação de Roger Mello

Sinopse: Quantos vizinhos você realmente conhece? Já parou para pensar em tudo o que acontece bem pertinho de você, na vida de outras pessoas? Pode parecer difícil ou até impensável quebrar barreiras e protocolos e, ao invés de só bater na porta do vizinho para pedir aquela “xícara de açúcar”, o convidar para um café e uma boa conversa. Pode parecer difícil também romper com o que já nos é familiar e ir ao encontro do diferente. No entanto, para os pequenos estas barreiras simplesmente não existem, porque onde há curiosidade e interesse, não tem espaço para meros protocolos ou preconceitos.

Horários: Sábados, 15h e Domingos, 12h

Vagas: 20 Vagas

 

Encontro com professores

A Arte como Experiência e a Cidade como Plataforma de Criação

Convidada: Fabiana Monsalú – Doutoranda em Estudos Artísticos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra – PT

Coordenadora Pedagógica do Programa CCBB Educativo

Sinopse: Para estreitar os laços entre o CCBB e as escolas, uma vez por mês o Programa Educativo se reúne com professores de escolas públicas e privadas para um encontro que explora as possibilidades pedagógicas das exposições em cartaz. Para escolas públicas é a possibilidade de participar do sorteio de ônibus gratuito, que amplia o acesso ao CCBB.

Dia: 28 de Maio, sábado

Horário: 10h30

Serviço Passeios Kids:

 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Valor do estacionamento: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

Site: https://ccbb.com.br/sao-paulo/ccbb-educativo/

Publicidade

Acampamento de férias